Linux: sonho ou realidade:

13. Eita...

Michele Oliveira Soares
pink

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/01/2009 - 13:46h

Então eu vivo a realidade, acho que se você encontrar uma distribuição em que você adapte, fica tranqüilo, Linux é um sistema complexo, mas não é difícil. A realidade é que Linux está mais amigável, esse é um motivo que não é preciso nem comentar, basta comprovar você mesmo :).
[]'s


  


14. Me desculpe!!!

Pedro Paulo Saldanha Rocha
peparocha

(usa Slackware)

Enviado em 15/01/2009 - 14:26h

Caro Josesvaldo, quando destaquei o "domador de jegues", não quis de forma alguma diminuir a sua profissão, pois também já trabalhei num circo domando pôneys e cavalos, somente quis acentuar a comparação das profissões, não tem um domador de bit's que saiba a importância de se domar um jegue, porém, os domadores de bit´s, sabem a importância de se fazer um sistema ou programa para se ter o controle da mesma, tais como quantas ferraduras se tem em estoque, a quantia de ração e etc...; Quando fiz a brincadeira de lhe indicar o kurumin, porque é bonitinho, descarreguei um pouquinho da mesma intolerância que você teve quando disse que melhor do que o mac não é com "certeza", seria como se eu chegasse com o meu manga-larga todo incrementado e você dissesse que não passava de um pangaré, mas, mais uma vez me desculpe e repito, quando você se inteirar mais do nosso LinuxSO, verá que com "certeza" ele é bem melhor do que todos que você mensionou.
Qualquer dúvida, a comunidade tem um vasto conhecimento na menção e estaremos aqui para ajudá-lo com certeza

[]´s


15. Re: Linux: sonho ou realidade:

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 15/01/2009 - 15:14h

Devo dizer que quando o autor do tópico referiu-se a si mesmo como "domador de jegues", não entendi o a relação aplicada a ele como profissão ou limitações de determinada máquina antiga, e sim como pessoa com conhecimentos limitados, ou seja, nas palavras de peparocha, um não expert em SO´s, um leigo. Portanto se cometi alguma falha peço aqui as devidas desculpas.

Quanto ao resto, mantenho o que disse.


16. Realidade

Douglas Cristian de Lima Silva
dougc

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/01/2009 - 15:50h

olha velho,
Leia mais sobre o linux, estude.
Se não fizer isto nunca deixará de usar seu Windows Pirata Edition.
O linux não é a 8ª maravilha do mundo, mas é muito melhor que o Windows.
Abra a cabeça e deixe de ser bitolado


17. Re: Linux: sonho ou realidade:

Rogério Cassimiro
cassimirinho

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/01/2009 - 16:17h

Quanta perca de tempo de todos.

Use o que quiser, aprenda se quiser, faça o que quiser.


18. Re: Linux: sonho ou realidade:

Eduardo Pelizzari de Andrade
edupersoft

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 15/01/2009 - 16:38h

Vamos olhar por outra perspectiva.

Os aspectos que te encomodaram na migração do sistema, não encomodaram outros usuários linux. A esmagadora maioria dos usuários linux, fizeram sua opção por escolha própria, sem nenhuma obrigação. Muitos não ganham dinheiro diretamente com linux, apenas "administram seus jegues" e escolheram linux para isso. Outros que ganham de alguma forma, mas podiam ter optado por outra alternativa. Poucos são obrigados a viver com linux, por força de terceiros como imposição do chefe, ou porque conhece apenas linux e não sabe nada de mac ou microsoft.

Evidente que seria bom o linux ter uma fatia maior do mercado, a ponto que alguns produtores de software, hardware e prestadores de serviço, ter mais respeito com os usuários linux, mas o software livre é uma alternativa e enquanto existir usuários que pode ser eu, que escrevo este posts, você que lê, a IBM que coloca o linux em seus mainframes, ou algumas produtoras de celular que vem desenvolvendo versões móveis, a google que vem desenvolvendo sua versão, empresas espalhadas pelo mundo, como as brasileiras rener, casas bahia, droga raia, metrô de são paulo, que adotaram linux, só para citar alguns, ele vai continuar existindo.

O ms, o mac e linux podem até concorrer, isso realmente acontece, porque a microsoft melhorou muito o seus produtos, conforme o linux tornou-se **realidade**, basta você comparar o windows 95/xp o nt/200 e ver o que o linux já oferecia na época para saber do que eu estou falando. E do lado do linux, também houve alterações no sentido de fazer o que a microsoft já fazia bem.

Quanto a sua experiência com linux, se tiver paciência tente distribuições como ubuntu ou kurumim, estão mais próximas do que o windows oferece. Uma das grandes vantagens do linux é suas opções, dependendo do que você quer, vai haver um linux para você, no mais a ms continua ai, se te resolve melhor os problemas manda brasa. Só não perca tempo. Se você acha que o windows faz muito bem o que você precisa e você está adaptado, para que mudar?


19. Re: Linux: sonho ou realidade:

Elder Marco
eldermarco

(usa Fedora)

Enviado em 15/01/2009 - 16:44h

Caro Josesvaldo, eu sou estudante de Física da USP (e pobre!), mas te digo que o aprendizado de Linux não é uma coisa simples. E acho que você tem a mais total razão quando diz que ele deveria ser mais simples, que não deveria pedir a todos os usuários conhecimentos para poder conseguir algo. Devo concordar com você que ele não é um sistema realmente preparado para o desktop e isso eu digo não sem sentir um pouco porque é um sistema que realmente gosto muito. Digo-lhe que o conheci no Instituto do Física da USP, a então distribuição chamada Debian que até hoje é mantida lá. A verdade é que nem gostei muito do Debian no início e somente depois de cerca de um ano usando o Windows lá (tem dual boot) é que resolvi fuçar no nele e hoje uso o Fedora na minha casa ( foi amor a primeira vista.. rsrs). Bom, fui aprendendo, lendo, participando de listas de discussão, passando raiva ( ainda passo, de vez em quando. hehe ) e a verdade é que acredito que por enquanto, esse seja o único caminho para você utilizar o Linux: participando de tudo o que vier no "pacote". Esse é um sério problema porque muitas pessoas não possuem muito tempo para fazer isso ou outras porque não querem se dar a esse luxo, uma vez que existem outros sistemas operacionais que fazem isso. É nesse ponto que eu acho que a comunidade não raciocina e pensa que uma forma de popularizar o Linux é fazer com que ele seja simples para quem quer que ele seja simples e para quem precisa que ele seja simples! Mas os usuários sempre teimam que o cara que mexe com isso tem de aprender um monte de coisas, porque é personalizado, é a sua cara.. é totalmente seu, é coisa de "cabra macho"!!Algumas vezes, não queremos ficar personalizando nada, nem ficar configurando, queremos apenas que funcione. É nesse ponto que acho que o Windows ganha porque ele não te pedem isso, ele te dá as configurações default e geralmente elas servem para muitos. A questão é que a microsoft precisava/precisa ganhar dinheiro, então ela precisa agir de modo esperto para conseguir isso. O modo mais esperto e fazer o máximo possível para que o usuário não tenha de mexer no sistema e em configurações. Por outro lado, a comunidade que lida com softwares livres não lida diretamente com a grana. A maioria dos usuários são usuários apenas e não empregados, não é dinheiro que está em jogo e por isso não existem perdas a se pensar. Acho que é por isso que eles insistem tanto nisso: eles gostam de fazer dessa maneira, eles gostam de customizar, deixar com a cara deles. Se não gostassem, não estariam numa comunidade e participando dela de maneira tão ativa (e os fanáticos falando um monte de bobagens).

Admiro sua postura de vir e pedir uma opinião, ser suficientemente humilde para repensar, considerar por um outro lado e tudo mais. Além do que, percebi que você é bem inteligente pela maneira como escreve. Acho que seria uma grande perda para a comunidade se você deixasse o Linux porque poderia contribuir com muitas coisas ainda para a comunidade. Ela precisa pessoas assim, que sejam críticas, que partipem, que estejam dispostas a pensar e tudo mais.

Gostaria então te encorajar a não desistir do Linux. No começo você poderá ter algumas dificuldades sim, mas depois você as supera e no final, você verá que vale a pena sim continuar com ele. O aprendizado é prazeroso se você quiser, os recursos são muitos e a filosofia por trás de tudo isso é realmente emocionante e nobre.

Abraços amigo. Espero te ver ainda contribuindo conosco. :-)

Elder Marco


20. concordo com o colega acima

Leandro Correa dos Santos
nukelinux

(usa Ubuntu)

Enviado em 15/01/2009 - 18:02h

gostaria de acrescentar o seguinte:

1. No mundo GNU/Linux existem 'sistemas' e 'Sistemas'. Em virtude do poder de customização que o Linux possui, surgiram diversas versões (chamadas de distros) com as mais diversas finalidades. A questão é encontrar a distro que melhor atende às suas necessidades. Não se preocupe, com certeza existe uma (ou várias)...
Entre as mais fáceis de usar (e tbm mais famosas) estão Kurumin e Ubuntu.

2. Existem 'usuários' e 'Usuários'. A maioria dos usuários Linux (confira isso na enquete do VOL) trabalha ou tem interesse direto na informática (principalmente servidores), portanto, a grande fatia de usuários Linux existentes é de técnicos. Esses gostam de fazer tudo do jeito "mais difícil". Ex: Muitos (como eu ) preferem realizar uma tarefa digitando um comando do que clicando em um botão. Acho q esse é o maior problema a ser enfrentado por qualquer comunidade como o VOL. A maioria dos usuários são técnicos, portanto, é mais difícil encontrar ajuda para tarefas simples do que pra tarefas mais complexas. Na minha opinião, o que falta para o Linux é, definitivamente, suporte ao usuário comum.


21. ???

Juliao Junior
juliaojunior

(usa Debian)

Enviado em 15/01/2009 - 19:00h

Antes de tudo, não compreendo como você pode entrar em um site sobre certo assunto, e já entrar atirando pedras. Sei que já falaram isso, vc já se desculpou, eu sei disso. Mas é extremamente absurdo, e imagino se vc faz isso em outras ocasiões. Sou de Alagoas, e pelo menos por aqui esse comportamento não é muito tolerado, se é q vc me entende.

Quanto às questões q indiretamente vc colocou, compreendo q seja difícil inicialmente, pois como quase todos os outros também passei por tais dificuldades. Até hoje enfrento muitas delas, mas não chego ao cúmulo de dizer q o Windows não trava há anos. Isso é impossível, todos os q minimamente usam computadores ou máquinas de escrever sabem do absurdo dessa afirmação... a não ser q vc não ligue o computador também há anos.

Portanto, se a frustação da dificuldade for insuportável, acho normal voltar para o ambiente tosco e sem futuro do Windows. Como vc se deu ao trabalho de vir ao VOL, provavelmente não é sua pretenção.

Assim, minha sugestão para vc é simples: adquira o Ubuntu ou Kubuntu, dependendo de sua máquina. Se vc tem acesso à internet, tudo será bem simples. O Ubuntu é tão eficiente, que chega a facilidades absurdas. Por exemplo, minha impressora Samsung ML-2010 foi reconhecida imediatamente pelo Ubuntu, sem instalação de drive nenhum. Quando vc vê isso no Windows????


22. Re: Linux: sonho ou realidade:

albert guedes
albertguedes

(usa Gentoo)

Enviado em 15/01/2009 - 19:02h

Também,, o cara deve ter pego Gentoo em vez Ubuntu.

Mas uma coisa ele tem razão,tem gente falando que o Linux é mais fácuil, mais bonito, etc. sendo que isso não é totalmente verdade.

O Linux é complicado quando não vem num "sabor" digerível como o Ubuntu ou Mandriva, mas é absolutamente amargo quando você pega outras distros sem ter experiência.

Se querm dizer que o Linux é melhor que Windo$, que digam pelo que realmente é: estável, seguro, gratuito, etc.

Window$ é bonito e fácil de usar sim, o XP é o melhor Window$ feito até agora, reconheço que tem dado poucos problemas pra mim como easy-user.

Não usei ele em plataformas de produção como servidor ou outra coisa, mas só pode falar mal do windows nesse ponto quem REALMENTE usou o windows nessas funções E usou Linux também para poder ter o julgamento mais justo, ainda que não garanta a parcialidade.

Mas o amigo deveria ter consultado mais sobre Linux em vez de usar primeiro e ver que não era o que queria.



23. minha opnião

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 15/01/2009 - 19:38h

travamento: O linux pode até travar mais que o windows... mas é questão de escolher uma distro "mais estavel", um hardware compativel e uma boa configuração final... após isto, dificilmente um linux trava... tenho servidores linux que estão ligados a anos sem travar... sem precisar de um reboot (para a finalidade deles) e só desligam quando há queda de energia (pq são de desenvolvimento/homologação) e não possuem nem mesmo nobreak.
Posso falar a mesma coisa de server de produção que ja cuidei... qdo o linux trava... é pq tem alguma coisa errada.
Hoje o windows tbem esta assim (diferente da epoca do nt/98/me)... a partir do windows 2000 as coisas melhoraram e muito, agora se acontecer do sistema travar e não for problema de hardware... é mto dificil resolver sem ter de formatar a máquina... meu desktop linux faz mto tempo que não trava e nunca precisei formatar minha maquina por causa disso, sempre consegui resolver os problemas...
Em termos de aparência, o linux tem um defeito grande... a falta de padrões (afinal somos livres para escolhermos o nosso e isso é mto importante na evolução do software livre)... faz você ter aplicativos com aparência de tudo quanto é tipo rodando no mesmo ambiente grafico... é preciso enxergar as coisas por outro lado... no quesito "desktop basico" uma boa otimização deixa o desktop bem mais bonito que qualquer windows e mac e volto a falar, basta olhar os screenshots do vol como ja foi falado!
Em questão de aplicativos, a discussão é longa pois envolve muitas coisas como fabricantes, legado, software livre é feito para ser usado por programadores e melhorado por estes, é dificil algum SL (são poucos hoje em dia) que se preocupam em deixar tudo 100% para o usuário final... é normal em SL encontrar mensagens como (Not implemented) ou Função ainda não implementada... mas linux é só o kernel... se pensarmos por este lado, temos diversas opções e sabores de aplicativos diferentes... No windows tbem temos estes sabores, mas alguns sempre estarão por la... No Mac os sabores são diferentes, para outro publico principalmente da area multimidia.
A facilidade de instalação/configuração do linux depende de cada distribuição. Hoje nenhuma distribuição ajusta o software para o usuário final tanto quanto o Ubuntu e mesmo assim ta longe do Mac/Windows... Resumo: O usuário linux ainda precisa de algo mais que o usuário comum a não ser que compre uma maquina com linux toda configurada, pronta para uso e que use uma distro de qualidade.

No final, para administrar seus jegues, em questão de office, acho o da Microsoft imbativel, mas o Open Office da conta do recado muito bem quando não precisamos de nenhum recurso a mais do que ele oferece! É questão de gosto e adaptação. E vale a pena, pois o Office é o produto mais caro da Microsoft e convenhamos... não usar software pirata é muito bom!


24. minha opnião

João Marcos Menezes
stremer

(usa Arch Linux)

Enviado em 15/01/2009 - 19:38h

travamento: O linux pode até travar mais que o windows... mas é questão de escolher uma distro "mais estavel", um hardware compativel e uma boa configuração final... após isto, dificilmente um linux trava... tenho servidores linux que estão ligados a anos sem travar... sem precisar de um reboot (para a finalidade deles) e só desligam quando há queda de energia (pq são de desenvolvimento/homologação) e não possuem nem mesmo nobreak.
Posso falar a mesma coisa de server de produção que ja cuidei... qdo o linux trava... é pq tem alguma coisa errada.
Hoje o windows tbem esta assim (diferente da epoca do nt/98/me)... a partir do windows 2000 as coisas melhoraram e muito, agora se acontecer do sistema travar e não for problema de hardware... é mto dificil resolver sem ter de formatar a máquina... meu desktop linux faz mto tempo que não trava e nunca precisei formatar minha maquina por causa disso, sempre consegui resolver os problemas...
Em termos de aparência, o linux tem um defeito grande... a falta de padrões (afinal somos livres para escolhermos o nosso e isso é mto importante na evolução do software livre)... faz você ter aplicativos com aparência de tudo quanto é tipo rodando no mesmo ambiente grafico... é preciso enxergar as coisas por outro lado... no quesito "desktop basico" uma boa otimização deixa o desktop bem mais bonito que qualquer windows e mac e volto a falar, basta olhar os screenshots do vol como ja foi falado!




01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts