Lembranças de um Passado Rwindows !!!

1. Lembranças de um Passado Rwindows !!!

Danilo
SuperMax

(usa Arch Linux)

Enviado em 31/03/2015 - 14:06h


Sou um usuário recém chegado ao Linux depois de décadas usando o Windows, já postei um tópico aqui que testei várias dezenas de distribuições para escolher a que mais me agrada, foi bom também pra entender melhor o Linux. Contudo ainda me considero um novato, e pretendo migrar em definitivo para o Linux. Para isso preciso ver se conto com a ajuda de vocês para fazer no Linux pequenos detalhes que eu estou acostumado a anos.

Evidentemente não precisam responder tudo cada um responde o que puder, se souber, por isso deixo enumeradas.

Vamos ao itens:

1.Ambiente gráfico - usabilidade
apesar da grande variedade de ambiente gráficos no Linux, algumas funcionalidades simples do win 7 eu não vi no Linux, mas acredito poder ser configurável.
1.a) A tecla Super (win) para abrir e fechar o menu iniciar, no cinnamon (que é o ambiente q mais gostei até agora) sei quem vem por padrão, inclusive funciona bem, a combinação Super+setas para ajustar as janelas, algo que uso muito, Mas seria possível configurar isso no mate e no OpenBox (no openbox eu nem consegui criar ainda um botão para colocar menu iniciar num painel sem usar o menu tradicional dele com o clique direito).?

1.b) no menu iniciar do Windows para programas q salvam arquivos, como excel, photoshop, etc. Além de ter o acesso ao programa no menu, ele abre uma lista de opções com os últimos arquivos usados, podendo até fixar alguns mais usados. É possível fazer isso no Linux?

1.c) parecido com o item anterior, na barra de tarefas (painel) cada programa também apresenta a mesma facilidade dos últimos arquivos usados bastando clicar com o botão direito do mouse sobre ele.

2.Gerenciador de Arquivos
Apesar de ter visto vários, eu ainda não decidi qual é melhor; uns prometem ser leves, outros funcionais, rápido, etc. Meu interesse é mais na funcionalidade, mas não achei nenhum com todas as facilidades do explorer.
2.a) buscas, não consegui por exemplo buscar fotos com marcas=paisagem , por exemplo, ou com classificação=5, também não sei como pode buscar pelo conteúdo interno do arquivo. Vi que dá para fazer pelo terminal, mas não é muito produtivo e prático.

2.b) a propósito, eu tenho um costume muito grande de editar tag de arquivos no próprio explorer, definindo marcas, classificação e comentários pras fotos e vídeos, e vários itens para músicas; titulo, gênero, classificação, etc. É muito pratico alterar sem se quer precisar abrir propriedades ou algum outro programa. No Linux eu não consegui editar nem clicando em propriedades. Tem algum jeito de poder fazer isso diretamente no gerenciador de arquivo com algum plugin ou outra forma?

2.c) no Linux, como faço para ordenar os arquivos pela classificação (notas) do arquivos?

2.d) como faço para listagem com detalhes além de tamanho e data também incluir outros item como tempo da musica, classificação , etc?
2.e) renomear dois ou mais arquivos ao mesmo tempo. Não tem como fazer isso direto no gerenciador de arquivo no Linux? É tão pratico escolher filme e legenda e escolher um nome e já mudar o nome dos dois arquivos, ou escolher varias fotos e escolher um nome e todas ficarem com o mesmo nome adicionadas de um numero sequencial.
2.f) como faço para editar as opções do botão direito do mouse para pastas e arquivos? Principalmente “abrir como root” q nem todas as distros tem essa opção mas q é muito prático.


3.Acesso remoto
Como faço para acessar remotamente o meu desktop-PC usando meu netbook, ambos com Linux? E se possível também com netbook Linux e o PC desktop com win7?



ps.: atualmente no netbook estou usando Linux mint 17.1 mate (com cinnamon também instalado) como principal. E no PC estou com Antergos (Arch) cinnamon e OpenBox, e Debian testing OpenBox e Gnome, alem de uma partição pra testes.

Desde já agradeço pela atenção de vocês.



  


2. Re: Lembranças de um Passado Rwindows !!!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 31/03/2015 - 15:26h

Boa tarde,

Danilo, tudo bem? Uma coisa aqui no Linux é aprender a ter paciência. Essas facilidades do Windows algumas vezes não são encontradas. E é justamente por isso que muitos acabam por abandonar e voltar a MS. Muitas coisas você precisará fazer à "unha" e como dizia um colega e colaborador daqui do VOL, precisa ter "culhão", sentar o r.a.b.o. na cadeira e fuçar. Algumas coisas(maioria delas) você pode fazer nas centrais de atualização, outras, no terminal. Botões aqui e ali, dependem das plataformas e etc... Há várias coisas que podem ser encontradas na internet que te ajudarão a responder sua(s) pergunta(s). Alguns de nós aqui escrevemos artigos, dicas entre outras coisas, só que mais específicas para ajudar ao usuário a ter um SO "redondo". Isso que pede vai achar mais por ai como mencionei.

Veja estes artigos. O Blog do Edivaldo Brito, um dos maiores no Brasil com diversas orientações para isso e aquilo na maioria das distros, como o VOL(específica), Diolinux(específica) entre outros:

http://www.edivaldobrito.com.br/

http://augustocampos.net/revista-do-linux/011/gerenciadores.html

http://www.ibm.com/developerworks/br/library/l-linuxuniversal/

http://www.vivaolinux.com.br/artigo/Principais-Ambientes-Graficos

Bem vindo ao GNU/Linux !! Bem vindo ao VOL !!

Att,
Jbaf_2015
Ubuntu LTS, Fedora, Mageia


3. Re: Lembranças de um Passado Rwindows !!!

Danilo
SuperMax

(usa Arch Linux)

Enviado em 31/03/2015 - 17:22h

olá Jesse, obrigado por sua resposta.

Eu não sou o tipo de pessoa preguiçosa, já li bastante sobre o assunto. Inclusive já instalei mais de 80 distros, inclusive, slackware, arch e outras, não ão recomendadas para iniciantes.
O linux atualmente me parece bem melhor do que qdo testei a distro Conectiva em 2000, melhorou e mto, realmente agora está em linha com S.O. como o Windows. O problema atual q eu acho, é q tem mta coisa desatualizada, o basico, acha-se facil no google, mas qdo precisa-se de algo um pouco especifico, ou está em ingles, que infelizmente não domino bem, ou simplesmente não tem informação, ou tem mas não está atualizada não sendo mto util.
Esses pequenos itens são bem específicos, mas que estou mto habituados com eles.
O que eu li mto sobre o linux é que apesar de ser bem menos usado do que o windows a comunidade linux é mto mais amigável, com ajuda e orientação em foruns. Esse é meu segundo post em um foruns linux, não perguntei sobre coisas basicas como mtos perguntas, pq o que é basico eu já resolvi e aprendi lendo duvidas respondidas de outros.

O que me chamou mto a atenção em varios artigos e foruns q li, é q o linux é possivel personalizar tudo, e é isso que estou procurando aprender, deixar um Linux atendendo as minhas necessidades e perfil.

Aos poucos estou indo, creio q 90% do que citei seja possivel, estou ficando bem satisfeito com 3 distros q estou usando: Antergos (Arth) com cinnamon, Arch Linux com openbox personalizado e Debian com mate e openbox.


4. Re: Lembranças de um Passado Rwindows !!!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 31/03/2015 - 18:01h

Cara, se vc aceitar um conselho talvez vc tenha mais sucesso em obter as respostas à todas as suas dúvidas.

Faça tópicos mais específicos com uma única dúvida por vez. Tipo assim, em vez de criar um tópico com 10 perguntas, faça 10 tópicos com uma pergunta só de cada vez, ok! Desta forma, fica mais fácil de responder, sem confusões, e não dar tanta preguiça de ler um tópico muito extenso... hehehe!!!

Para algumas de suas perguntas em tenho as respostas aqui, mas vou editá-las primeiro e depois posto aqui, ok!!!



5. Re: Lembranças de um Passado Rwindows !!!

Danilo
SuperMax

(usa Arch Linux)

Enviado em 31/03/2015 - 18:54h

ok, Paulo,

vou aguardar pelas repostas que vc tem e o que faltar vou abrir topicos separados como sugeriu, tb achei q acabou ficando grande :)
obrigado pela dica,


6. Re: Lembranças de um Passado Rwindows !!!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 31/03/2015 - 19:58h

SuperMax escreveu:

1.Ambiente gráfico - usabilidade

1.a) A tecla Super (win) para abrir e fechar o menu iniciar, no cinnamon (que é o ambiente q mais gostei até agora) sei quem vem por padrão, inclusive funciona bem, a combinação Super+setas para ajustar as janelas, algo que uso muito, Mas seria possível configurar isso no mate e no OpenBox (no openbox eu nem consegui criar ainda um botão para colocar menu iniciar num painel sem usar o menu tradicional dele com o clique direito).?


No Mint Xfce a tecla Super abre o menu da seguinte forma (Super_L), tente editar o arquivo de configuração equivalente nos outros ambientes, talvez funcione (creio que no Openbox não vai rolar!):

/usr/share/mint-configuration-xfce/xfce4/xfconf/xfce-perchannel-xml/xfce4-keyboard-shortcuts.xml
<property name="Super_L" type="string" value="xfce4-popup-whiskermenu"/>


No Openbox, vc pode adicionar um botão de menu usando um painel de outro ambiente, por exemplo, o Xfce4-panel. Caso queira especificamente o menu do Openbox no painel e/ou esteja usando o painel Tint2 (que não possui menu nativo) faça assim:

Primeiro, instale o pacote xdotool (caso já não esteja instalado) e crie um lançador .desktop:
[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=Tint2 Openbox Menu
Comment=Tint2 Openbox Menu Hack
X-GNOME-FullName=Openbox Menu
Exec=xdotool key super+space (No meu caso o atalho para abrir menu é Super+Space, troque se o seu atalho for outro)
Terminal=false
X-MultipleArgs=false
Type=Application
Icon=start-here
Categories=Menu;
StartupNotify=true

Salve como menu-openbox.desktop (ou outro nome de sua preferência) na pasta "/usr/share/applications/"

Para adicionar lançadores no painel Tint2, edite o arquivo de configuração em ~/.config/tint2/tint2rc e coloque as opções:
panel_items = LTSC
launcher_item_app = /usr/share/applications/menu-openbox.desktop






7. Re: Lembranças de um Passado Rwindows !!!

Gustavo Valério
gustavovalerio

(usa Debian)

Enviado em 31/03/2015 - 20:56h

Olá SuperMax, não sou usuário avançado, mas dentro do que conheço vou tentar te ajudar.

1.Ambiente gráfico - usabilidade

1.a) É possível usando o KDE. ( http://www.diolinux.com.br/2013/03/como-fazer-o-menu-do-kde-abrir-com-a-tecla-super.html )

1.b) No KDE é possível fazer algo parecido, quanto aos itens mais usados, ele faz automaticamente, mas você pode marcar o item como favorito e funciona também (Posso não ter entendido corretamente o que você quis dizer).

1.c) Isso ainda não vi no Linux, mas posso estar errado.


2.Gerenciador de Arquivos

2. a ~ f) No Dolphin (padrão nas distros com KDE) você tem tudo isso.
Ele realiza a busca semântica até dentro dos arquivos, graças ao Baloo e Nepomuk.
Você pode editar/acrescentar/apagar tags de áudio, vídeo e fotos utilizando o Dolphin.
Para visualizar a lista com detalhes, o Dolphin tem, embora os outros provavelmente também possuem (Nautilus,Thunar,Files)
O Dolphin renomeia vários arquivos, classifica na ordem escolhida (Data, nome, acesse, tags, tipo), é possível editar as opções do "botão direito" ou "ações", tanto no Dolphin, quanto no Nautilus...
Veja alguns prints dessas funções no Dolphin (Utilizo o Kubuntu 14.04)
http://1drv.ms/1xx026c


3. Acesso Remoto

Uso o TeamViewer para Linux... Criei uma conta no site e acesso meu PC de qualquer lugar, via Internet...
Também uso o LogMein Hamachi no meu Linux + KRDC + KRFB e pronto!
( http://www.diolinux.com.br/2013/08/como-instalar-o--hamachi-2-no-Ubuntu-com-interface-grafica-haguic... )
É possível até acessar arquivos de outros pc (dentro da mesma rede do Hamachi) como se estivessem dentro do seu HD, inclusive acessar arquivos do Windows, usando o Hamachi e o Samba... Uso isso há uns 6 meses e é top!

O ideal é você criar vários tópicos para facilitar as respostas...
Espero que isso te ajude!


8. Re: Lembranças de um Passado Rwindows !!!

Danilo
SuperMax

(usa Arch Linux)

Enviado em 01/04/2015 - 14:56h

PauloHAC escreveu:
Caso queira especificamente o menu do Openbox no painel e/ou esteja usando o painel Tint2 (que não possui menu nativo) faça assim:

Primeiro, instale o pacote xdotool (caso já não esteja instalado) e crie um lançador .desktop:
[Desktop Entry]
Encoding=UTF-8
Name=Tint2 Openbox Menu
Comment=Tint2 Openbox Menu Hack
X-GNOME-FullName=Openbox Menu
Exec=xdotool key super+space (No meu caso o atalho para abrir menu é Super+Space, troque se o seu atalho for outro)
Terminal=false
X-MultipleArgs=false
Type=Application
Icon=start-here
Categories=Menu;
StartupNotify=true

Salve como menu-openbox.desktop (ou outro nome de sua preferência) na pasta "/usr/share/applications/"

Para adicionar lançadores no painel Tint2, edite o arquivo de configuração em ~/.config/tint2/tint2rc e coloque as opções:
panel_items = LTSC
launcher_item_app = /usr/share/applications/menu-openbox.desktop





Olá Paulo obrigado pela dica, no arch não deu certo
tint2 : invalid option "panel_items",
upgrade tint2 or correct your config file
tint2 : invalid option "launcher_padding",
upgrade tint2 or correct your config file

procurei na wiki do tint2 e diz q essas duas opções são apenas para SVN, não sei bem ao certo o que é isso, mas tem no aur do arch mas não consegui instalar.

não deu pra colocar o lançador, mas funcionou manual com as teclas super+space. Teria como ser só a super como é no cinnamon?

A combinação Arch + openbox está me surpreendendo, é mto leve e rápido.


9. Re: Lembranças de um Passado Rwindows !!!

Danilo
SuperMax

(usa Arch Linux)

Enviado em 01/04/2015 - 15:09h

gustavovalerio escreveu:

Olá SuperMax, não sou usuário avançado, mas dentro do que conheço vou tentar te ajudar.

1.Ambiente gráfico - usabilidade

1.a) É possível usando o KDE. ( http://www.diolinux.com.br/2013/03/como-fazer-o-menu-do-kde-abrir-com-a-tecla-super.html )

1.b) No KDE é possível fazer algo parecido, quanto aos itens mais usados, ele faz automaticamente, mas você pode marcar o item como favorito e funciona também (Posso não ter entendido corretamente o que você quis dizer).

1.c) Isso ainda não vi no Linux, mas posso estar errado.


2.Gerenciador de Arquivos

2. a ~ f) No Dolphin (padrão nas distros com KDE) você tem tudo isso.
Ele realiza a busca semântica até dentro dos arquivos, graças ao Baloo e Nepomuk.
Você pode editar/acrescentar/apagar tags de áudio, vídeo e fotos utilizando o Dolphin.
Para visualizar a lista com detalhes, o Dolphin tem, embora os outros provavelmente também possuem (Nautilus,Thunar,Files)
O Dolphin renomeia vários arquivos, classifica na ordem escolhida (Data, nome, acesse, tags, tipo), é possível editar as opções do "botão direito" ou "ações", tanto no Dolphin, quanto no Nautilus...
Veja alguns prints dessas funções no Dolphin (Utilizo o Kubuntu 14.04)
http://1drv.ms/1xx026c


3. Acesso Remoto

Uso o TeamViewer para Linux... Criei uma conta no site e acesso meu PC de qualquer lugar, via Internet...
Também uso o LogMein Hamachi no meu Linux + KRDC + KRFB e pronto!
( http://www.diolinux.com.br/2013/08/como-instalar-o--hamachi-2-no-Ubuntu-com-interface-grafica-haguic... )
É possível até acessar arquivos de outros pc (dentro da mesma rede do Hamachi) como se estivessem dentro do seu HD, inclusive acessar arquivos do Windows, usando o Hamachi e o Samba... Uso isso há uns 6 meses e é top!

O ideal é você criar vários tópicos para facilitar as respostas...
Espero que isso te ajude!


Olá gustavovalerio, obrigado pelas suas dicas, com imagens é sempre mais facil :)
esse artigo do diolinux eu li, foi ele q me fez imaginar que seria possivel em outros ambientes tb.

seu desktop está mto legal, eu não coloquei o KDE como meu preferido, mas já teste a versão 5 e melhorou bastante. Os itens recente é bem parecido com o que me mostrou, só que no win7 q citei, não é apenas um unico bloco com Arquivos recentes, cada programa abre uma nova aba como essa que me mostrou, Tipo, uma listagem pros ultimos arquivos do gimp, uma pros ultimos do libreoffice calc, outro pro writer, etc.
Qto o Dolphin como eu não foquei tanto no kde não reparei q ele parece ser mais completo nesse aspecto, vou pesquisar melhor. Será que posso instalar ele sem problemas no openbox ou no cinnamon?

obrigado mesmo.


10. Re: Lembranças de um Passado Rwindows !!!

Gustavo Valério
gustavovalerio

(usa Debian)

Enviado em 01/04/2015 - 15:35h

Cara, uma vez instalei o Kubuntu, depois instalei o Openbox nele!
o Bicho voou!
O artigo que usei como referência foi aqui do VOL ( http://www.vivaolinux.com.br/artigo/KDE-4-dentro-do-Openbox )

Ah, o Dolphin é bem completo, lógico que essa função que você quer, que já vi no Win7/8 nunca vi no Dolphin, mas acredito que ele seja o melhor gerenciador de arquivos da atualidade, deve haver algum plugin que faça isso, mas posso estar errado!

Sim, ele pode ser instalado no Lubuntu/Xubuntu ou outro ambiente, mas creio que deva existir muitas dependências...

Talvez estes artigos te ajudem:
1. http://www.vivaolinux.com.br/topico/KDE-4/instalar-dolphin-no-ubuntu-10.10
2. http://ubuntuforum-br.org/index.php?topic=84520.0
3. http://tutorfreebr.blogspot.com.br/2012/09/dolphin-pre-visualizacao-de-arquivos.html

Supondo que estejas utilizando o Ubuntu ou derivado (nem que seja em máquina virtual ou dual boot)
Você pode verificar as dependências simulando a instalação:

sudo apt-get install dolphin -s

Caso não haja muitas dependências, você instala!
Mas vou logo avisando que ele é um pouco lento quando comparado com o Pcmanfm, Thunar ou Nautilus, mas no KDE ele é bastante rápido e compensa pelas funcionalidades!
Eis um vídeo meu, que nada tem a ver com o assunto mas você poderá averiguar o desempenho do Dolphin no KDE...
https://www.youtube.com/watch?v=sbA-08VeeTM


11. Re: Lembranças de um Passado Rwindows !!!

Gustavo Valério
gustavovalerio

(usa Debian)

Enviado em 03/04/2015 - 02:47h

Querendo conhecer mais o poder do Dolphin, segue o manual:
https://docs.kde.org/stable/pt/applications/dolphin/dolphin.pdf
======================================================================

Ninguém é sábio o suficiente que não possa aprender,
nem ignorante o suficiente que não possa ensinar.
===== Gandi


12. Re: Lembranças de um Passado Rwindows !!!

Danilo
SuperMax

(usa Arch Linux)

Enviado em 03/04/2015 - 14:55h


Olá gustavovalerio, obrigado por suas considerações. Demorei um pouco pra responder pois estava testando essa combinação. Realmente fica mais leve.
Naquele video vc esta usando essa combinação? se sim, 1. qual lançador vc está usando e 2. qual composite vc esta usando para substituir o Kwin? xcompmgr, cairo-composite, compton...?

Agora uma dica sobre o assunto do seu video, tanto o chrome qto o firefox tem uma extensão para vc baixar o video (ou so o audio) diretamente da pagina do youtube (aparece um menu de opções pra baixar logo abaixo do video, ao lado de compartilhar) com a vantagem de baixar a versãp original sem converter o video (tem opções pra converter direto se quiser tb). No chrome chama Youtube Series Downloader e no firefox Download YouTube Videos as MP4 (tem outros tb).
o do chrome o google vira e mexe tira do ar da loja, mas vc acha numa busca no google. se nao achar posso te enviar por emal.

obrigado tb pelo manual em portugues do dolphin. eu nao estava pensando em usar o kde, mas por causa do gerenciador de arquivos, NESSA configuração de repente pode ser, vou fazer mais testes ainda.
será q eu consigo deixar a opção de logar openbox/kde ou apenas openbox no gerenciador de sessão?

abraço e boa páscoa



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts