Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

1. Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Josuéliton
josueliton

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/10/2010 - 08:53h

Olá, baixei um livro sobre Ubuntu no Baixaki, e nele fala algo sobre instalar o ambiente KDE no Ubuntu. Bem, tenho o Ubuntu 10.10 no meu note e nesse livro diz que o KDE é bem bonito, tendo sido supostamente a base para o Windows 7, que é meu outro SO, pois no Ubuntu a net num funciona muito bem e DVD original nem pensar. Já tentei uns codecs, mas nada. Então tenho sempre que usar o Win7, p internet e DVD :-(. Postei aqui perguntas, mas nada de resolver.. Enfim.. sobre KDE... O livro diz que posso intalar esse kubuntu, minha pergunta: o que isso de fato muda no meu ubuntu? Li, mas não entendi bem esse negócio GNOME e KDE, pq os programas são diferentes? Se puser o Kubuntu perco as configurações e programas do GNOME?

Outra coisa, com WINE posso teoricamente instalar programas para Windows no Linux? Tipo o Skype 5.0, por exemplo? Pq o Skype p Linux é horrendo... 2.1 beta, péssimo.


  


2. MELHOR RESPOSTA

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 21/10/2010 - 09:32h

Kde e Gnome são interfaces gráficas usadas pelo Linux. Diferente do Windows que tem "uma cara só" o Linux tem várias opções de interfaces gráficas de uso. Kde e Gnome são as mais usadas, mas tem também Xfce. Lxde e outras.

Você pode usar sim o Kde no Ubuntu (embora eu não recomende). Basta instalar ele e no login, escolher qual interface gráfica usar: Gnome (instalado por padrão ou Kde instalado pelo usuário.

O Kubuntu nada mais é do que o Ubuntu com o Kde por padrão. Se quer usar os "*buntu" com Kde é mais recomendado usar o Kubuntu direto. A seleção de pacotes muda porque existem programas que "casam" melhor com uma ou outra interface gráfica. Vamos dar um exemplo:

O K3B é um programa para gravar CD/DVD no Linux. Foi feito para a interface gráfica Kde (usa bilbliotecas próprias do KDe). Você pode perfeitamente instalar ele no Gnome e ele vai funcionar normalmente no Gnome. A questão é que junto com o K3B serão instaladas bibliotecas do Kde (para que ele possa funcioanr) no Gnome. Em geral procura-se programas próprios (nativos) de cada interface.
Um exemplo disso para programas de gravação de CD/DVD seria mais ou menos assim:

Kde: K3B
Gnome: Brasero
Xfce: Xfburn

Quanto ao Wine: sim ele é usado para que se possa instalar programas do Windows no Linux. Nem todos funcionam mas ajuda quando não se tem outra alternativa.

Abraços!

3. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Josuéliton
josueliton

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/10/2010 - 10:47h

Ahh.. ok, muito obrigado... No caso, seria melhor instalar um Kubuntu? Tipo, tirar o Ubuntu e pôr ele, na sua opnião? É isso que não entendo, bibliotecas, etc... KDE, Gnome, etc... Se eu puser o KDE "em cima" do Ubuntu teria de reconfigurar vídeo, por exemplo? (tenho placa SiS, tive de pesquisar mto p poder achar um jeito de arrumar a tela, que tava horrível, num sei se qro ter de repetir todo d novo não).

Qual a que você usa e qual vc acha melhor (funcionalidade e segurança principalmente)? Todos que quiserem responder sejam bem vindos tb.


4. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 21/10/2010 - 11:08h

por ex,Seven vc liga e tem o mesmo jeito. Linux GNOME é um tipo de ambiente KDE é outro.

o Kubuntu é o Ubuntu com KDE. mas vc não está acostumado com linux ainda,
pq linux reproduz DVD, tem codecs etc...

acho que não está acostumado, pq Skype de Linux é identico ao de windows, inclusive
a qualidade sonora é até melhor.

não instale ainda, use o Kubuntu no boot,para pegar o jeito, no live DVD, o novo o 10.10.
quando decidir instale o kubuntu ou o ubuntu.
se vc quiser teste o Mint, ele é mais fácil.





5. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Rodrigo Chaves
stilldre

(usa Funtoo)

Enviado em 21/10/2010 - 11:22h

nesse caso seriam 3 coisas...


6. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 21/10/2010 - 11:31h

Josué

Você mencionou um detalhe importante sobre seu computador. Ele tem um chipset de vídeo SIS. E esse chipset costuma ser uma dor de cabeça em Linux. Penso que, se você conseguiu fazê-lo funcionar satisfatoriamente no Ubuntu,que deva pensar duas vezes antes de mexer com o que está funcionando. Você pode ter que repetir todo o trabalho e o esforço que teve antes para configurar seu vídeo novamente no caso de instalar uma outra distro Linux, no caso o Kubuntu. Nesse caso, talvez a melhor solução seria mesmo instalar o Kde a partir do Ubuntu e escolher ele no login. Embora, como disse acima, "EU" não gosto de fazer isso.

Quanto ao Linux que uso é o openSUSE que usa o Kde por padrão mas vem com Gnome, Xfce e Lxde no DVD de instalação e pode ser selcionado qualquer uma delas durante a instalação.

Abraços!


7. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 21/10/2010 - 11:44h

Faltou ainda responder uma coisa:

Qual distro acho melhor? Aquela que uso é claro. Mas isso é de cada usuário. Quem usa Ubuntu, usa-o por ser melhor para ele. Eu uso openSUSE porque o openSUSE é melhor para mim. Que usa BigLinux, Debian, Fedora é porque essas distros atendem as necessidades de seus usuários e "são melhores" para eles.

Todas as distros Linux tem um excelente nível de segurança e funcionalidade.

Outra coisa: não se preocupe ainda com termos técnicos como "bibliotecas". Isso você aprende naturalmente com o tempo.

Abraços!


8. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Josuéliton
josueliton

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/10/2010 - 12:09h

Obrigado a todos. E albfneto, diz uma coisa: como assim o skype para Linux ser idêntico ao para o Windows? Então diz onde vc baixou esse, pq fui no site do skype e baixei a versão para Linux, é a 2.1 beta, horrenda mesmo, péssima, em termos de vizualização.


9. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 21/10/2010 - 13:26h

Josué

Você baixou um skype que está em versão beta. Versões beta são experimentais podendo conter muitas falhas (bugs). Experimente usar uma versão estável do skype que certamente existe em algum repositório do Ubuntu.

Abraços!


10. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 21/10/2010 - 14:17h

Josué

Para complementar,apenas algumas outras pequenas dicas:

Linux não é Windows e você não sai por ai pela internet a baixar qualquer porcaria e instalar com um clique.
Linux é coisa séria, onde você não precisa nem se preocupar em sair a garimpar e baixar programas que não sabe a procedência e qualidade.
Se você procurar usar sempre os repositórios (algo como um deposito de programas) oficiais de sua distribuição (distro), com certeza os mesmos vão funcionar e além disto se por acaso algum deles depender da instalação de outros programas (aplicativos) ou bibliotecas (libraries), o próprio sistema se encarregará de fazer a instalação.

Não deixe de ler o material disponível no link abaixo para poder começar a entender melhor o Linux:

O que é GNU/Linux - http://www.vivaolinux.com.br/linux/

O wine não vai resolver todos os seus "pobremas" até porque não foi desenvolvido pelas Organizações Tabajara. Ele funciona com uma grande quantidade de programas do windows, permitindo rodar os mesmos direto de dentro do Linux. Nem todos entretanto vão funcionar ou mesmo funcionar bem, afinal ele é um quebra galho. Se existem programas que só funcionam em windows, use o windows em boot multiplo. Este é o caso especifico de muito jogos para windows. Não espere milagres. Isto é só com a turma do "Seus pobremas acabaru"!!



11. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Josuéliton
josueliton

(usa Ubuntu)

Enviado em 21/10/2010 - 15:27h

Não uso o meu computador para jogos, pra mim isso não é o tipo de diversão que curto. O meu caso seria poder usar o Skype de forma descente, pois a versão p Linux, que é sim a 2.1 beta, a única que tem no site skype.com e única da Central de Programas do Ubuntu, mas essa versão é horrível, péssima mesmo. Num entendo pq os programas p Linux têm de ser tão ruins, assim, esses tipo Skype, aMSN, etc... se é uma comunidade livre e tem milhões de desenvolvedores, num é possível que num deem um jeito. Mas isso num vem ao caso.

Sobre KDE... pois é, baixei o tal kubuntu-desktop via o gerenciador de aplicações do ubuntu, é simplesmente lindo, mas.......... super lento. Num sei pq.. Tem 2gb de ram e core 2 duo, num é o mais atual, mas tb num é uma lesma q nem os celeron ou outros não, e no Win7 com todos os efeitos e transparências funciona mto bem. Enfim.. mais um abacaxi p descascar nesse linux.

Pois é, eu num gosto de baixar nada de fora não, mas nem tudo e compatível no Linux. Tipo, minha SiS de vídeo, nada resolveu, tive de baixar pacotes de terceiros, foi o único jeito. Não gosto disso também, mas infelizmente esse sistema tão 'livre' nos força a viver visitando o windows, pois eu num qro baixar softwares desconhecidos, p isso mtos problemas não foram resolvidos. E não, a comunidade Linux não resolve tudo - ou eu não achei a solução ainda.

Pois, meinhardt jgbr, como vc vê meus problemas NÃO são para jogos. Mas coisas simples, como resolução de tela, softwares descentes (num precisa ser tipo Windows, mas tem uns que parecem tipo anos 90, assim num dá... é 2010 já...). Se você conhece soluções, diga onde acho, buscarei com prazer, pois qro mto poder usar o Linux.


12. Re: Duas coisas: kde/gnome e wine [RESOLVIDO]

Fábio Farias
Fabio_Farias

(usa openSUSE)

Enviado em 21/10/2010 - 15:53h

Josuéliton

Vamos com calma amigo. O início no Linux é assim mesmo.
Quanto aos programas para Linux serem tão ruins eu discordo. Temos softwares muito bons. O caso do MSN é que ele é um programa e um serviço da Microsoft. Assim, recursos como audio e vídeo ficam comprometidos.

É o Kde é bonito mesmo mas essa lentidão não é normal. Também tenho um Core2Duo com 2GB de memória e no openSUSE com Kde o sistema roda sossegado, sem engasgo ou lentidão. Suave, suave. Talvez (e estou dizendo talvez porque nunca testei) isso de deva ao fato de você ter instalado o pacote do Kde no Ubuntu. Por isso sugeri usar o Kubuntu direto. Porém volta o caso da sua placa de vídeo com chipset SIS. Você terá certamente todo o trabalho de configurá-la novamente.

O problema não é o Linux e sim a SIS que não desenvolve driver para Linux (somente para Windows). E também não colabora (não libera código) para que os programadores e desenvolvedores do Linux possam criar drivers decentes para esse chipset. O sistema é livre sim, mas quem fabrica o hardware que você usa pensa diferente. Aí não podemos fazer muita coisa.

Abraços!



01 02 03