Geoclue, Systemd e onde mais mora o perigo (softwares malditos)?

25. Re: Geoclue, Systemd e onde mais mora o perigo (softwares malditos)?

Gabriel Henrique da Silva Ferreira
MrBlackWolf

(usa Arch Linux)

Enviado em 07/06/2017 - 07:53h

Eu me contento com que as informações de cunho estritamente pessoal estejam protegidas. Me desculpe quem discorda mas infelizmente é impossível conseguir esse anonimato desejado, ou alguém aqui está disposto a utilizar somente os softwares que escreve?


  


26. Re: Geoclue, Systemd e onde mais mora o perigo (softwares malditos)?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/06/2017 - 08:31h

listeiro_037 escreveu:

Já compilei kernel cortando um monte de coisas.
Às vezes dá panic, noutras deu certo.
O que se nota de principal é redução de memória.

Algumas coisas, se possíveis, podem ser compiladas integradas ao invés de modulares.



pekman escreveu:

Se usar um sistema todo compilado condicionado ao seu hardwere vai ter um desempenho muito melhor. Pode tentar o Gentoo, Funtoo, GoboLinux (brasileira), Exherbo, Crux, Lunar ou Source Mage.

Mas sinceramente, hoje o ganho, pelo menos nos meus testes, não compensa o Trabalho. Para se ter uma idéia tenho uma instalação do Funtoo, porém o Void é mais rápido. Mas eu recomendo a tentativa, principalmente pelo aprendizado. Usei Gentoo por mais de 5 anos, a mesma instalação, foi muito divertido e aprendi muito.


Vou pesquisar mais sobre esse assunto do kernel em relação ao meu hardware e ver o resultado disso.

listeiro_037 escreveu:

Calma! Aquilo foi uma espécie de provocação, no sentido jornalístico, de como se faz em entrevistas.



Listeiro se transformando no Antônio Abujamra (Provocações) kkkkkkkkkkkkkkkk

Voltando ao tópico, não concordo com a idéia do "não tenho nada a esconder, não sou importante e podem me vigiar". Mark Zuckerberg tem a câmera e microfone do note dele tampados com fita adesiva e tbm tenho no meu, quem é mais conhecido e teria REAL motivo para fazer isso? Isso não significa que por não ser ele, aceito que qualquer um possa obter informações desses dois meios de captura da minha máquina.

Acho que aqui a questão não é fazer algo errado e por isso não ligo, é mais o respeito pela sua privacidade. As empresas podem capturar o tanto de dados que bem entenderem, desde que isso fique claro para o usuário e o mesmo aceite entregar as suas informações em troca do serviço.

Quando se trata de Microsoft e Google, encaramos como algo normal, mas lembrem o tanto que caíram em cima do Ubuntu, quando veio com o "shopping lens" e Amazon. Tudo pq teoricamente GNU/Linux estaria ou deveria estar livre disso. Sempre bati no peito (ingenuidade ou burrice mesmo) afirmando que com linux não sofria desses problemas de sequestro de informações e teoricamente não é bem assim que funciona.

Tem meses que uso apenas W10, uso serviços da Microsoft como OnetNote, serviços da Google, bloqueadores e afins, mas estou ciente de que eles tem essa atitude e aceito usar, opção minha. O que quebra é fazerem isso na surdina e acredito que o termo "Livre" em "Software Livre" deveria estar relacionado uma filosofia bem mais abrangente.

"Failure is an option here. If things are note failing, you are not innovating enough" - Elon Musk


27. Re: Geoclue, Systemd e onde mais mora o perigo (softwares malditos)?

Luiz Santos
luiztux

(usa Gentoo)

Enviado em 07/06/2017 - 09:14h

Thitos escreveu:

(...)O que quebra é fazerem isso na surdina e acredito que o termo "Livre" em "Software Livre" deveria estar relacionado uma filosofia bem mais abrangente(...)


Este é um ponto importante. É justamente esta uma das brigas do RMS por anos à fio.

Nem celular ele tem...

Mas me incomoda o fato de ele não dizer um "a" em relação à estes softwares que são temas deste e de diversos debates. Na minha opinião, ele, como criador de todo este movimento, deveria estar mais presente, cutucando aqui e ali para que a verdadeira liberdade do usuário não ficasse presa à vontade alheia de devs e organizações. Certamente ele tem mais presença e causa mais impacto que o Torvalds.

-----------------------------------''----------------------------------

Larry, The Cow, uses Gentoo GNU/Linux

^__^
(oo)
(__)

"If it moves, compile it."




28. Re: Geoclue, Systemd e onde mais mora o perigo (softwares malditos)?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 07/06/2017 - 12:13h

pekman escreveu:

As empresas podem capturar o tanto de dados que bem entenderem, desde que isso fique claro para o usuário e o mesmo aceite entregar as suas informações em troca do serviço.


Concordo 100%. Descobrir que te espionam na surdina dá muita raiva.


29. Re: Geoclue, Systemd e onde mais mora o perigo (softwares malditos)?

Pekman
pekman

(usa Outra)

Enviado em 07/06/2017 - 13:50h

MrBlackWolf escreveu:

Eu me contento com que as informações de cunho estritamente pessoal estejam protegidas. Me desculpe quem discorda mas infelizmente é impossível conseguir esse anonimato desejado, ou alguém aqui está disposto a utilizar somente os softwares que escreve?


1- Não é impossível
2- É possível aumentar seu nível de anonimato apenas, substituindo serviços usados, vide sistema operacional e aplicativos

Exemplos: JhondoFox, Snowden, Thon Zaq, Volkerding, Theo de Raddit. Vários outros.


30. Re: Geoclue, Systemd e onde mais mora o perigo (softwares malditos)?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/06/2017 - 00:14h

Estava lendo algumas coisas aqui e acabei caindo na página do Wikileaks sobre as ferramentas utilizadas pela CIA para espionagem.

Tem muita coisa sinistra ai:
https://wikileaks.org/ciav7p1/cms/index.html

Achei esse "compilado" sobre algumas ferramentas. É do G1, está escrito daquele jeito, mas da para ter alguma noção da coisa:
http://g1.globo.com/tecnologia/blog/seguranca-digital/post/wikileaks-arsenal-digital-da-cia-tem-refe...

Tem muitas ferramentas para EFI, esse programa Pterodactyl que pelo que entendi usa o Systemd para rodar e capturar dados em "disquetes" (posso estar enganado), inclusive substitutos do VLC para captura de dados.

"Failure is an option here. If things are note failing, you are not innovating enough" - Elon Musk


31. Re: Geoclue, Systemd e onde mais mora o perigo (softwares malditos)?

Pekman
pekman

(usa Outra)

Enviado em 10/06/2017 - 02:10h

Até o git? Jesus!


32. Re: Geoclue, Systemd e onde mais mora o perigo (softwares malditos)?

Homem Sem Nome
homemsemnome

(usa Debian)

Enviado em 10/06/2017 - 03:03h

pekman escreveu:

Até o git? Jesus!


Eu sempre tive para mim que o GitHub é um grande alvo da NSA e demais agências. Pense bem: os caras arrumam um jeito de dominar o sistema deles e a partir daí infectam qualquer projeto (incluindo o próprio kernel Linux!) sem terem que necessariamente encontrar uma brecha em cada um deles. Talvez haja até uma forma de injetar um código malicioso nos projetos hospedados lá sem que o mesmo apareça no código fonte do projeto em si. Ele ficará "camuflado" lá e quando alguém for compilar a parada... Xablau!

Me refiro ao GitHub aqui porque ele é a plataforma de hospedagem mais utilizada hoje em dia né.


33. Re: Geoclue, Systemd e onde mais mora o perigo (softwares malditos)?

Pekman
pekman

(usa Outra)

Enviado em 10/06/2017 - 04:29h

homemsemnome escreveu:

pekman escreveu:

Até o git? Jesus!


Eu sempre tive para mim que o GitHub seria um grande alvo da NSA e demais agências. Pense bem: os caras arrumam um jeito de dominar o sistema deles e a partir daí infectam qualquer projeto (incluindo o próprio kernel Linux!) sem terem que necessariamente encontrar uma brecha em cada um deles. Talvez haja até uma forma de injetar um código malicioso nos projetos hospedados lá sem que o mesmo apareça no código fonte do projeto em si. Ele ficará "camuflado" lá e quando alguém for compilar a parada... Xablau!

Me refiro ao GitHub aqui porque ele é a plataforma de hospedagem mais utilizada hoje me dia né.


Sua tese faz sentido!

Eu tenho uma passagem curiosa no Github em 2015.

Criei uma "lista negra" de aplicativos e serviços, a maioria que eu descrevi neste tópico estavam lá. Usando fontes de embasamento sobre evidências espionagens e falhas graves ignoradas pelos desenvolvedores.

Um belo dia, fui submeter um commit, recebi um erro informando que o repositório não existia... Acessei o repositório pelo navegador e ele não estava lá. Simplesmente apagaram o meu repositório, sem nenhum rastro de quem foi. Eu era o único com acesso e usava autenticação de 2 passos.

Há relatos de outros projetos antivigilância que tiveram conteúdos apagados.

Depois disso deixei o GITHUB de mão. Hoje uso outro serviço (criado por um descontente que teve conteúdo apagado no Github) e sou muito mais feliz.




34. Re: Geoclue, Systemd e onde mais mora o perigo (softwares malditos)?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/06/2017 - 10:19h

pekman escreveu:

Depois disso deixei o GITHUB de mão. Hoje uso outro serviço (criado por um descontente que teve conteúdo apagado no Github) e sou muito mais feliz.



Qual o nome?

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden



35. Re: Geoclue, Systemd e onde mais mora o perigo (softwares malditos)?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/06/2017 - 14:23h

pekman escreveu:

homemsemnome escreveu:

pekman escreveu:

Até o git? Jesus!


Eu sempre tive para mim que o GitHub seria um grande alvo da NSA e demais agências. Pense bem: os caras arrumam um jeito de dominar o sistema deles e a partir daí infectam qualquer projeto (incluindo o próprio kernel Linux!) sem terem que necessariamente encontrar uma brecha em cada um deles. Talvez haja até uma forma de injetar um código malicioso nos projetos hospedados lá sem que o mesmo apareça no código fonte do projeto em si. Ele ficará "camuflado" lá e quando alguém for compilar a parada... Xablau!

Me refiro ao GitHub aqui porque ele é a plataforma de hospedagem mais utilizada hoje me dia né.


Sua tese faz sentido!

Eu tenho uma passagem curiosa no Github em 2015.

Criei uma "lista negra" de aplicativos e serviços, a maioria que eu descrevi neste tópico estavam lá. Usando fontes de embasamento sobre evidências espionagens e falhas graves ignoradas pelos desenvolvedores.

Um belo dia, fui submeter um commit, recebi um erro informando que o repositório não existia... Acessei o repositório pelo navegador e ele não estava lá. Simplesmente apagaram o meu repositório, sem nenhum rastro de quem foi. Eu era o único com acesso e usava autenticação de 2 passos.

Há relatos de outros projetos antivigilância que tiveram conteúdos apagados.

Depois disso deixei o GITHUB de mão. Hoje uso outro serviço (criado por um descontente que teve conteúdo apagado no Github) e sou muito mais feliz.



Com base nisso, me pergunto qual o posicionamento das distros que o utilizam como repositório, ex Void e Solus (se não me engano). Acredito que devem ter conhecimento sobre esses dados do Wikileaks e será que tomaram providências a respeito?


"Failure is an option here. If things are note failing, you are not innovating enough" - Elon Musk


36. Re: Geoclue, Systemd e onde mais mora o perigo (softwares malditos)?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 10/06/2017 - 14:37h

Este é um assunto interessante e ao mesmo tempo bastante controverso e preocupante; alguns posts dos usuários @Thitos e @pekman exemplificam isso.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts