Dolphin não exibe partições [RESOLVIDO]

1. Dolphin não exibe partições [RESOLVIDO]

Alexsander Cabral Botelho
aionos

(usa Arch Linux)

Enviado em 28/02/2010 - 17:20h

O Dolphin não está exibindo as partições do meu disco rígido. Já configurei o /etc/fstab, embora eu considere isso desnecessário. Quando acesso a pasta /media/sda5 eu vejo os arquivos da partição formatada em ext3 montada, porém o Dolphin não a exibe. Quanto à minha partição sda1 formatada em ntfs, a mesma não aparece em /media/sda1, porém na inicialização do sistema aparece uma mensagem parecida como esta: module fuse not found, se bem que eu já instalei o fuse. E também quando eu instalei o ntfs-3g apareceu uma mensagem mais ou menos como essa: CONFIG_FUSE_FS: is not set when it should be. Estou fazendo buscas na internet para tentar solucionar o problema, mas até agora não consegui nenhuma pista.


  


2. Re: Dolphin não exibe partições [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 28/02/2010 - 19:02h

A mensagem de erro diz que o seu fuse não está configurado, quando deveria estar. Procure informações de configuração do fuse no manual e talvez caso necessário re-instale e faça a configuração do mesmo.


3. Re: Dolphin não exibe partições [RESOLVIDO]

Thiago Ramos Fanfoni
thiagofanfoni

(usa Gentoo)

Enviado em 01/03/2010 - 09:33h

Aionos ....

Dê modprobe fuse e veja se funciona ...

Se funcionar você tem 2 opções:

1 - Recompilar o kernel, linkando o fuse estaticamente ao mesmo.
2 - Configurar o autoload dos modulos em /etc (não lembro qual é o arquivo no Gentoo, pois estou usando o Funtoo e o mesmo utiliza o openrc)




4. Re: Dolphin não exibe partições [RESOLVIDO]

Alexsander Cabral Botelho
aionos

(usa Arch Linux)

Enviado em 01/03/2010 - 17:01h

Obrigado pela ajuda até agora, mas gostaria de resolver primeiro o problema da exibição da partição sda5 no Dolphin, onde está instalado meu Slackware. Como disse antes, a partição é montada automaticamente em /media/sda5, conforme o /etc/fstab, mas a partição não é exibida no menu de ícones de dispositivos do Dolphin.


5. Re: Dolphin não exibe partições [RESOLVIDO]

j g meinhardt
meinhardt_jgbr

(usa Debian)

Enviado em 01/03/2010 - 19:48h

De uma lida neste capitulo do Manual do sidux. Pode ser alguma incompatibilidade na descrição ou identificação da partição no fstab.

http://manual.sidux.com/pt-br/part-uuid-pt-br.htm#uuid


6. Re: Dolphin não exibe partições [RESOLVIDO]

Alexsander Cabral Botelho
aionos

(usa Arch Linux)

Enviado em 04/03/2010 - 10:25h

Alguém pode me dizer quais os pacotes corretos a serem instalados para ler e escrever em partições ntfs? Eu instalei o sys-fs/ntfs3g. Depois instalei o fuse usando o pacote sys-fs/fuse, mas não deu certo. Desinstalei então o sys-fs/fuse e instalei o app-emulation/fuse, mas também não deu certo.
Quanto à dica do meinhardt_jgbr referente ao link http://manual.sidux.com/pt-br/part-uuid-pt-br.htm#uuid ,também não deu certo. A partição ext3 do Slackware é montada automaticamente, porém o Dolphin se recusa a exibi-la em sua aba "Locais".


7. Re: Dolphin não exibe partições [RESOLVIDO]

Alexsander Cabral Botelho
aionos

(usa Arch Linux)

Enviado em 29/03/2010 - 22:42h

Recompilei o kernel ativando o fuse como módulo. Configurei o autoload do módulo fuse em /etc/modules.autoload.d/kernel-2.6. Quando entro com o comando "lsmod | grep fuse" vejo que o módulo está ativo. Gostaria de saber o que está faltando para que o Dolphin exiba as partições do disco rígido.


8. Re: Dolphin não exibe partições [RESOLVIDO]

Alexsander Cabral Botelho
aionos

(usa Arch Linux)

Enviado em 08/04/2010 - 23:06h

Consegui resolver o problema com a ajuda da comunidade Gentoo Linux Brasil no Orkut. Achei aquela comunidade muito mais ativa do que esta. Mas chega de blá blá blá e vamos ao que interessa.
Primeiramente posto aqui o link do Orkut para referência: http://www.orkut.com.br/Main#CommMsgs?cmm=17424&tid=5457420479804230012&na=4 .
Para que o Dolphin exiba as partições é necessário configurar o HAL. Nesse link temos a instrução de como fazê-lo: http://forums.gentoo.org/viewtopic-t-801932-highlight-.html . É só criar o arquivo /etc/hal/fdi/policy/99-storage-policy-fixed-drives.fdi com o seguinte conteúdo:
<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?> <!-- -*- SGML -*- -->

<deviceinfo version="0.2">
<device>
<match key="@block.storage_device:storage.hotpluggable" bool="false">
<match key="@block.storage_device:storage.removable" bool="false">
<merge key="volume.ignore" type="bool">false</merge>
</match>
</match>
</device>
</deviceinfo>

Quanto à escrita na partição ntfs, tive que instalar, além do pacote sys-fs/ntfs3g, o pacote sys-fs/ntfsprogs. Instalei também o pacote sys-fs/fuse (pacote correto que aqui ninguém soube me indicar). Depois foi só adicionar a partição ntfs ao arquivo /etc/fstab.
Obrigado a todos pela paciência e boa vontade em ajudar.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts