Troca placa-mãe e agora o Ubuntu não carrega, o que faço ? [RESOLVIDO]

13. Re: Troca placa-mãe e agora o Ubuntu não carrega, o que faço ? [RESOLVIDO]

Ricardo Fabiano Silva
madrugada

(usa Gentoo)

Enviado em 26/11/2014 - 14:53h

clodoaldops escreveu:

1-se vc não tem /home separada faça BKP de seus arquivos importantes antes de reinstalar o novo ubuntu

2-se vc tem /home separada use esta dica p/ instalar novo ubuntu sem perder seus dados
http://www.vivaolinux.com.br/artigo/InstaleReinstaleRecupere-o-Ubuntu-sem-perder-seus-arquivos

3-só instale versões do ubuntu-lts, veja o motivo
http://www.vivaolinux.com.br/dica/Qual-Ubuntu-devo-usar


Em caso de reinstalação, eu indicaria CentOS e não Ubuntu. Só uma sugestão.


  


14. Re: Troca placa-mãe e agora o Ubuntu não carrega, o que faço ? [RESOLVIDO]

Pedro
px

(usa Debian)

Enviado em 26/11/2014 - 19:41h

px, existe alguma maneira, algum aplicativo que possa prevenir esse tipo de situação para o futuro ou outros computadores ?


Bom uma política de backup é sempre bem vinda, manutenção preventiva dos servidores buscando falhas no hardware também!

Instalações elétricas preparadas para lidar com quedas de energia, um sistema de aterramento eficiente e checado de acordo com a NR-10, um quadro com dispositivos DR para evitar perdas devido a falhas elétricas...

Quanto ao software aconselho buscar uma distro mais profissional para esse tipo de serviço Ubuntu é voltado a usuário (pode até deixar nos Desktops) recomento em ambiente corporativo, Debian, Slackware ou CentOS, essas distros permitem grande controle do hardware/software que vai estar embarcado no sistema por parte do ADM da rede e ainda em casos de falha podem ser "portadas" e/ou "clonadas" para outro hardware sem você perder seu servidor por muito tempo ou algo assim...

Tem de se analisar a situação com forme o Madruga ali disse tente entrar de chroot no micro e ver quais módulos estão faltando...

Já lhe dou uma dica, o vídeo "mudou" de lugar, você vai ter de configurar o xorg para acessar o novo local da placa de vídeo (sendo onbord ou offboard), esse foi o primeiro problema que enfrentei.

... porque um back-up de nada adianta para esse tipo de situação ( vou apenas ter garantido os arquivos), mas o que acho interessante é poder garantir que o SO suba após a troca de placa-mãe ( sendo por problema na placa ou por escalabilidade/upgrade).


Então meu jovem o backup vai servir justamente para você recuperar suas configurações e reinstalar o sistema em outra máquina!

Também tem programas que criam .ISOS de sistemas para em casos como esses poderem ser reinstalados mais rapidamente... mas tudo é feito antes de dar M**da, rsrsr.

Agora o jeito seria garimpar o sistema e ir arrumando mais como a distro é um Ubuntu que mal se aguenta em pé com tudo funcionando normalmente, seria igual a colocar uma gaze em buraco de bala! o cara vai morrer de qualquer jeito!


15. Re: Troca placa-mãe e agora o Ubuntu não carrega, o que faço ? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 26/11/2014 - 22:07h

Não é garantido que dê certo, mas... se estive-se na sua situação, daria boot pelo live-cd, montava a partição raiz e exportaria os sistemas de arquivos que estão dentro de /dev, /proc/ e /sys do live-cd para a partição do servidor e em seguida executaria um chroot para a partição raiz e por ultimo atualizaria o kernel para o mesmo rodar nesse novo hardware instalado, se for uma distro que ainda receba atualização ótimo, caso contrario ainda tem a opção de baixar o código fonte do kernel, instalar gerar o arquivo de configuração com os módulos que serão compilados e instalar o novo kernel e atualizar o grub.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts