Aderir ao GNU

1. Aderir ao GNU

João Matheus Rugeri Murdiga
jomarumu

(usa Ubuntu)

Enviado em 03/08/2009 - 00:28h

Oi, eu programo alguns softwares a algum tempo, sempre tento deixa-los muito bons, mas não tenho tempo para fazer quase nada, por isso gostaria de aderir a alguma licença open souce para alguns programas.
Já aderi a elas em jogos em flash, mas não teve ninguem que quis o source para estudo ou para me ajudar, mesmo tendo um site famoso entre estudantes da minha cidade (na época).
O problema é que a maioria dos meus softwares são dedicados a jovens, e é raro alguem que queir ajuda-lo nisso.

Antes de aderir eu gostaria de saber:
Tem como eu fazer em uma licença que deixe impossivel qualquer pessoa lucrar com o meu software (tirando os sem vergonha), e se eu quiser usar o source para fazer algum software e vender eu possa (como a SUN faz com o glorioso open office), ou que seja possivel usar o código em projetos fechados caso pague um valor a mim.
Outro problema, eu fiz algumas calculadoras que podem ser usadas para fazer tarefas facilmente, e para evitar problemas deixei na licença que o programa só visa ajudar e não deve ser usado para substituir, e uma das liberdades do GNU é: executar o programa, para qualquer propósito.

Ainda estou com duvida quanto a aderir a essa licença, só acho que vou perder um código hiper valioso atoa e não vão ajudar em nada para melhora-lo.
Mas isso eu deixo para pensar depois, antes gostaria de saber qual licença se adapta ao que eu falei

PS: um dos meus softwares (CalDOS) já é em parte open, pois usei um souce, mas deixei os créditos, se necessitar posso remover, pois a maior parte das pessoas não gostou dele.

(meu site: www.jomarumu.tk e meu blog: jomarumu.blogspot.com).


  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts