Xorg.conf

1. Xorg.conf

Hunz
hunz

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/04/2008 - 08:26h

Olá, o problema é o seguinte:
Eu uso meu PC em dois locais diferentes, em casa e no trampo.
Em casa tenho um monitor de 17" e no trampo um de 15".

O problema é que no trampo a configuração do Xorg tem que ser uma (pra suportar 1024x768 certinho) e em casa o Xorg.conf tem que ser outra (pra suportar 1280x1024).
Se eu chego no trampo com a configuração de casa, o monitor fica fora de frequencia.

Eu só preciso ter dois xorg.conf's e que eu possa escolher qual dar load ou - se tiver como - que o Linux consiga escolher entre os dois.

Estou usando Ubuntu 8.04 Hardy Heron.

Obrigado,
Thiago.


  


2. Xorg.conf

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/04/2008 - 11:32h

Não entendo de linux para uma solução profissional, mas A resolução do gnome não repassa para o kde e vice versa. Se você não se importar de usar um em casa e outro no trampo seria uma solução.
O gnome permite mudar a resolução com facilidade, não sei se o kde permite também. Usar dois xorgs parece complicado, a menos que você desse boot de disquetes, ou de CDs com disquetes (Cds) separados.
É só uma idéia.


3. Re: Xorg.conf

Leandro Moraes de Oliveira
lmoraes

(usa Slackware)

Enviado em 29/04/2008 - 12:03h

Uma solução seria você ter dois xorg.conf configurado um para cada maquina por exemplo

xorg.conf_casa
xorg.conf_trabalho

daí quando bootar e não abrir por fora de frequencia você da CTRL+ALT+F2 loga como root entra no diretório /etc/X11 onde fica o xorg.conf e copia o arquivo do xorg.conf de onde você está para o arquivo original por exemplo assim

cp xorg.conf_casa xorg.conf

isso para logar na sua casa qdo no trabalho você apenas muda o nome do arquivo. Após renomear você precisa finalizar os processos do gnome(gdm) e executa-lo novamente com:

startx ou gdm

Lembrando que para executar o x novamente você retorna para a interface 1 com CTRL+ALT+F1 loga como usuario normal, e executa o comando acima.

Solução um pouco trabalhosa porém funciona, ou você pode criar um script que automatize isso.




4. Re: Xorg.conf

Hunz
hunz

(usa Ubuntu)

Enviado em 29/04/2008 - 17:21h

Então... Não sei se fui totalmente compreendido, por isso vou repostular minha pergunta.

O problema é que em casa o monitor é de 17", então o HorizSync e VertRefresh dele é maior que o de 15".

Se eu deixar o HorizSync e VertRefresh do monitor de 15", o X funciona perfeitamente no monitor de 17" porém ele fica limitado para suportar no máximo a resolução de 1024x768.

Porém, se eu deixar o HorizSync e VertRefresh do monitor de 17", o X funciona no monitor de 17" suportando a resolução de 1280x1024, porém no monitor de 15", assim que o X inicia o monitor fica fora de frequencia, mostrando apenas uma mensagem do próprio monitor "Out of Frequency... bla bla bla".

A única solução que tenho até agora é ficar mudando o xorg.conf a cada vez que troco de lugar (casa/trabalho) ou me conformar em usar 1024x768 no monitor de 17".

O que eu queria era um jeito de automatizar essa troca de xorg.conf. Nem que fosse uma opção na hora do boot pelo Grub, tipo:
-> ubuntu ... 15"
-> ubuntu ... 17"
-> ubuntu recovery

Quanto ao GNOME trocar de resolução facilmente, sim, ele troca de resolução com alguns cliques. O problema é a configuração do X mesmo. Porque o GNOME só vai trocar as resoluções que estiverem explicitadas na configuração do X.

Caso eu tenha postado a pergunta no lugar errado, me avisem.

Obrigado,
Thiago.


5. Re: Xorg.conf

Vinicus S Moraes
vsmoraes

(usa Arch Linux)

Enviado em 26/07/2008 - 11:15h

Creio que não há possibilidade de fazer isso pelo grub.
A única forma que eu vejo é bem parecida com o que nosso amigo aí falou... Desabilite a entrada automática do modo gráfico, dae vc cria dois xorg.conf diferentes e, dependendo de qual computador vc estiver usando, selecione o que vai te atender em cada ocasião.


6. Re: Xorg.conf

Antonio Rafael
javando

(usa KUbuntu)

Enviado em 26/07/2008 - 13:07h

cara .. eu acho q vc pode associar a gambiarra com a coisa certa .....

1º opção

cria DOIS arquivos xorg.conf, um para sua casa e outro para o seu trabalho. Deixe eles dentro de uma pasta qualquer lá...
ex:
/etc/X11/xorg_casa.conf e /etc/X11/xorg_trabalho.conf

faça UM arquivos do shell script com permissãro de execução e que ele abra uma janela com duas opções pegar o o xorg_casa.conf e renomea-lo para xorg.conf e outra para renomear o xorg_trabalho.conf para xorg.conf....

agora chega a parte que eu nun sei e vc pode dar uma pesquisada ...

1º ipotese ... você pode dar uma olhada se o grub não tem algum recurso para que quando ele chamar o sistema opracional ele chame antes um arquivo shelll ( aí o teu arq vai rodar e te perguntar se tu qr casa ou trabalho)

2º ipotese ...você pode ... ao inves de entrar no modo grafico .. entar no modo texto ... aí quando entrar vc chama o teu arquivo shell através da linha de comando... dentro dele vai tter um if para saber se vc qr entrar com o xorg_casa ou o xorg_trabalho e outra linha que vai chamar o startx ... lebrando que ....
não logue como root na linha de comando
use o SU dentro do shellscript para poder escrever na pasta X11 .. quando vc chamar o su automaticamente o shell vai para a execução para pedir a senha ...
antes de dar o startx dê um exit do SU ...
resimindo ... quando shell chamar o startx vc não deve estar com privilegios de root ... pois senão vc vai poder fazer muita coisa no modo grafico ... e qualquer script malicioso pode ser fatal para o sistema (por issu que na grande maioria das distribuições não se pode logar no modo grafico como root, mas se vc estiver como root e dar o startx vc consegue , e issu nun deve ocorrer por vias de segurança)

.. é issu ...


7. Re: Xorg.conf

carlo valente
cvalente

(usa openSUSE)

Enviado em 26/07/2008 - 13:49h

Já tentou usar CTL+ALT+-(sinal de menos) e CTL+ALT++(sinal de mais) ?






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts