
celioishikawa
(usa Ubuntu)
Enviado em 04/02/2011 - 16:15h
bom, apesar de ter o gnome, quando eu quero muita memória RAM sobrando, dá para iniciar o Gnome em "modo de segurança-terminal" Aí ele inicia o gnome que fica só com linha de comando e um ponteiro do mouse no meio, mas carregando as bibliotecas necessárias para iniciar o Gimp por exemplo. Você digita "gimp", ele abre e você mexe nele com o mouse.
no GDM (as boas-vindas do Gnome) deve ter como configurar para que toda vez que você acesse o gnome só acesse via "modo de segurança-terminal".
Por economizar bastante memória, é ótimo por exemplo para renderizar coisas, por exemplo chamar gimp ou ooffice (openOffice) pelo terminal e pedir para eles processarem aplicarem um filtro numa imagem ou converter um texto grande para pdf.
Por outro lado é ruim para trabalhar no dia-a-dia: o gnome abre os aplicativos sem ao menos colocar bordas nas janelas, de forma que não dá nem para redimensionar as janelas. E outro problema é que a multitarefa limitada: é a multitarefa, mas dos tempos do Unix x DOS, ou seja, você pode até ter várias tarefas mas cada um chamado em um terminal texto (assim Unix ganhava do DOS que era monotarefa), mas não dá para colocar 2 tarefas lado-a-lado, como se fossem janelas lado a lado. Você NÃO conseguirá por exemplo desenhar ou escrever num canto da tela enquanto vê algo na internet aberto no outro canto da tela, fica mais chato de trabalhar...