GNOME promovendo o racismo

1. GNOME promovendo o racismo

Arnold
Arnoold

(usa Solus)

Enviado em 11/06/2020 - 17:29h

(O vídeo é em inglês)

Tradução do título: GNOME promove o racismo e deve ser cancelado
Tradução da Descrição do vídeo: O GNOME recentemente publicou um anúncio ( https://www.gnome.org/news/2020/06/we-must-all-speak-up/ ) de que apoia minorias e mantém-se firme com o Black Lives Matter. Eles alegam apoiar todos "independentemente da cor da sua pele, do seu sotaque ou do seu passado". Isso causou um certo constrangimento, mesmo dentro da comunidade GNOME, porque o GNOME possui um Código de Conduta ( https://wiki.gnome.org/Foundation/CodeOfConduct ) que possui uma linguagem bastante divisiva e discriminatória.


A polêmica se dá basicamente por isto:
A comunidade GNOME prioriza a segurança das pessoas marginalizadas em detrimento do conforto das pessoas privilegiadas. O comitê não agirá sobre reclamações relacionadas a:
- Reversismos, incluindo "racismo reverso", "sexismo reverso" e "cisfobia"
- Comunicação razoável de limites, como "me deixe em paz", "vá embora" ou "não estou discutindo isso com você".
- Criticar comportamentos ou pressupostos racistas, sexistas, cissexistas ou de outra forma opressivos
- Comunicar limites ou criticar o comportamento opressivo em um "tom" que você não acha agradável



Muitas críticas são porque o Gnome está sendo a favor de um espectro político bem específico (esquerda / progressista) e tentando ditar regras de forma bastante incisiva, principalmente no Reddit. Alguns não concordam com a existência de termos como racismo reverso, porque racismo é racismo e não é porque é com outro grupo, teoricamente "privilegiado" que deixa de ser racismo ou deve ter menos ou nenhuma importância. A briga com GNOME é majoritariamente de cunho político.

Qual a opinião de vocês? Por hora, nenhuma mídia falou sobre o assunto.


  


2. Re: GNOME promovendo o racismo

Fábio Berbert de Paula
fabio

(usa Debian)

Enviado em 11/06/2020 - 19:05h

Única coisa que eu sei é que misturar tecnologia ou negócios com política nunca dá certo. E obviamente, qualquer posição que algum líder sem noção deles possa ter tomado não acho que represente todos os desenvolvedores que ajudaram a construir o projeto.


3. Re: GNOME promovendo o racismo

Giovanni  M
Giovanni_Menezes

(usa Void Linux)

Enviado em 11/06/2020 - 21:10h

Se sou eu um desenvolvedor do Gnome, eu tiro o meu time de campo na hora!

Quando as regras não valem para todos, quando o respeito é seletivo, é hora sair desse meio o mais rápido possível pois você certamente esta no meio de gente do mais baixo nível moral.




4. Re: GNOME promovendo o racismo

Mauricio Ferrari
mauricio123

(usa Slackware)

Enviado em 11/06/2020 - 21:34h

fabio escreveu:

Única coisa que eu sei é que misturar tecnologia ou negócios com política nunca dá certo. E obviamente, qualquer posição que algum líder sem noção deles possa ter tomado não acho que represente todos os desenvolvedores que ajudaram a construir o projeto.


Até apoio essa ideia. Mas nós já sabemos o que acontece quando um sem noção como esse faz uma cagada desse tipo, o time todo acaba desclassificado por causa dele.


___________________________________
Conhecimento não se Leva para o Túmulo.


5. Re: GNOME promovendo o racismo

Paulo
Pigarro

(usa Arch Linux)

Enviado em 12/06/2020 - 02:32h

Não é a primeira vez que algo desse tipo acontece em relação a GNOME Foundation. Em 2018 um caso parecido com esse ocorreu.

Que fique bem claro que essa polarização política da GNOME Foundation não é de hoje!

Geral, meio que passa um pano bonito para as posições extremistas deles que em nada tem a ver com tecnologia, open source, etc.

As respostas no Reddit por parte dos devs e da equipe do GNOME em relação as críticas é de muito relativismo, politização e mimimi. E qualquer um que questione tá sendo "calado" lá. Para uma comunidade que é bem aberta ao open source, tá bem closed source, hehehehe.

Bom, eu já não usava GNOME. Agora vou ter mais motivos para não usar.


6. Re: GNOME promovendo o racismo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 12/06/2020 - 07:36h

as coisas estão ficando bem chatas quando se mete política no meio, como será que toda a equipe se sente sobre o capitão falando disso?


7. Re: GNOME promovendo o racismo

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 12/06/2020 - 09:02h

Enquanto a cor da pele for mais importante que o brilho dos olhos haverá guerra.( Haile Selassie)

Como negro já sofri preconceitos. Isso machuca. Mas felizmente Deus me deu forças para superar mostrando competência e segurança em tudo que faço. Mas que dá vontade meter pé no peito do cidadão isso dá.



8. Re: GNOME promovendo o racismo

M4iir1c10
M4iir1c10

(usa Arch Linux)

Enviado em 12/06/2020 - 09:11h

Eu literalmete acabo de assistir o mesmo video que foi colocado neste post e minha reacao e de nojo. Nao porque sou um homem, branco, cristao, heterosexual. Mas porque quando existe uma selecao devido a classificacao que voce foi colocado e seu tratamento e baseado nestas selecoes isso e a definicao de racismo. Como diz Morgan Freeman "O Racismo so vai acabar quando voce parar de me chamar de homem negro e eu para de te chamar de homem branco"

<hr />
s.u.d.o = Shut Up and Do as Ordered.
<hr />







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts