Preciso formatar? [RESOLVIDO]

1. Preciso formatar? [RESOLVIDO]

José Lucas
MINEMAM

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 22/04/2021 - 17:06h

Bom dia, sempre que instalo algum hardware novo como um processador ou placa de video eu formato o pc, mas realmente é necessário sempre que fizer traca de algum hardware formatar o pc? Qual a opinião de vocês?


  


2. Re: Preciso formatar? [RESOLVIDO]

Fernando T. Da Silva
nandosilva

(usa Lubuntu)

Enviado em 22/04/2021 - 19:33h


No caso do Windows, onde sempre se instalar drivers para os periféricos, para não precisar reinstalar o Windows de novo, se você precisar trocar a placa mãe por exemplo, deste que o seu Windows ainda esteja funcionando nesta placa, desinstalar antes os drivers de vídeo, som, rede e outros que houver antes de trocar a placa mãe. Agora se a placa mãe queimou de vez sem você remover os drivers antes da troca da placa, talvez você consiga remover os drivers se tiver algum modo de segurança para iniciar a interface gráfica e remover todos os drivers, mas se não conseguir ai mesmo só formatado.

No Caso do Linux, se você não tiver nenhum driver proprietário instalado o seu Linux funcionará perfeito com a nova placa mãe e processador caso você trocou junto, já que todos os drivers utilizados fazem partem do kernel, mas se você tiver um driver de vídeo proprietário instalado da antiga placa neste caso o seu Linux não iniciará a interface gráfica e a remoção deste driver pode ser fácil se o mesmo foi instalado através do seu repositório deste é claro que o seu sistema esteja funcionando perfeito no modo console, mas se foi compilado ou instalado um arquivo manualmente ai remoção pode não ser possível neste caso. Eu já troquei placa mãe e processador no Linux ao mesmo tempo sem precisar reinstalar a distro que estava neste pc e sem formatar o HD.




3. Re: Preciso formatar? [RESOLVIDO]

José Lucas
MINEMAM

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 22/04/2021 - 19:52h

Já que não uso drivers proprietários posso usar sem problemas


4. Re: Preciso formatar? [RESOLVIDO]

Cézar Augusto
cizordj

(usa Debian)

Enviado em 23/04/2021 - 08:00h

Não vejo necessidade. Se você tiver usando configurações muito específicas como resolução de vídeo, daí é bom você apagar essas configurações antes de fazer a troca de hardware e deixar o Linux se virar pra conhecer o novo hardware, no Windows a mesma coisa, o Windows update tá bom hoje em dia pra reconhecer o hardware