LatinoGEO: as novidades do Geoprocessamento na Latinoware 2012

1. LatinoGEO: as novidades do Geoprocessamento na Latinoware 2012

Latinoware 2012
latinoware

(usa Outra)

Enviado em 18/09/2012 - 09:06h

Esta não é a primeira vez que a Latinoware abre espaço para uma das áreas que mais se desenvolveu nos últimos anos com o uso do software livre: o Geoprocessamento. Também chamada de Geomática ou Georreferenciamento, neste ano a área recebe uma trilha dedicada a tratar de temas sobre o assunto – a LatinoGEO – que irá realizar um programa integrado de palestras, minicursos e atividades do setor.

Pela primeira vez, o evento terá um palestrante internacional. Jody Garnnet, membro fundador da Open Source Geospatial Foundation e presidente do comitê de incubação da fundação será o responsável por transmitir o conhecimento sobre as atuais estruturas que sustentam o geoprocessamento livre no mundo além das tecnologias disponíveis para consumo. De acordo com Rafael Soto (à direita), organizador da Trilha, “para romper uma velha barreira que inibe a participação de entusiastas e iniciantes, este ano o programa da trilha focou em palestras e minicursos introdutórios onde a geomática será tratada também em formato básico e informativo não sendo necessário em alguns dos eventos disponíveis pré-requisitos de conhecimento na área.”

Confira a programação completa:

- Luís Lopes, especialista em geoprocessamento do IMAP do Amapá, vai apresentar o movimentado \“Quebrando tabus: software livre em geoprocessamento também faz!\” (#SLGeoTbFaz). A palestra consiste na apresentação, principalmente aos iniciantes na área, que softwares livres de SIG(Sistemas de Informação Geográfica) possuem as mesmas ferramentas presentes em um software proprietário, executando as tarefas primária e avançadas com a mesma eficiência para fins acadêmicos e/ou profissionais. O palestrante promete arrancar alguns gritos da plateia demonstrando alguns cenários de substituição na prática.

- Jonatan This e Cesar Habby, ambos analistas de sistemas em geoprocessamento da Fundação Parque Tecnológico Itaipu(FPTI), vão apresentar um estudo de caso no uso de software livre baseado na plataforma Java para desenvolvimento de sistema de mapas interativos na web. Na palestra Jonatan e Habby vão compartilhas um pouco do trabalho apresentando as tecnologias JSF 2.0, Primefaces e HSLayer (OpenLayers + ExtJs) que foram aplicadas a solução.

- Jody Garnett promete ter uma participação bastante ampla apresentando três palestras: na primeira, com uma palestra focada no público técnico, mostrará as novidades do servidor de mapas livre mais popular do mundo – o GeoServer 2.2 e a biblioteca livre para desenvolvimento de aplicações geoespaciais na plataforma Java (Geotools); na sequência será a vez de apresentar um tour sobre os principais projetos livres que são mantidos e patrocinados pela OSGEO.

Para finalizar, em “The State os OSGEO – Open Source Geospatial Foundation”, ele irá apresentar o estado da arte e os atuais objetivos da fundação, a estrutura de colaboração e governança atualmente em vigência, além de como funciona o processo de incubação de projetos e diversos outros assuntos institucionais. “Será a primeira palestra deste seguimento da OSGEO no Brasil. Esperamos incentivar o público brasileiro e latino-americano a contribuir com os projetos e até mesmo submeter suas idéias”, destaca Rafael Soto, organizador da Trilha.

- Benício Ribeiro (#larsurilch), com vasta experiência de mercado no desenvolvimento de aplicações para web e atualmente em especial para a area de webgis, vai mostrar as novidades do mundo geo opensource para atender o mercado de aplicações móveis na plataforma Ruby on Rails. Na palestra, irá compartilhar com o público sua experiência de desenvolvimento mobile utilizando o que há de mais moderno em tecnologias para web: HTML5, CSS 3, Rails, jQuery Mobile, RGeo, Leaflet e PostGIS. Figura conhecida por apresentar palestras de inovação nas edições anteriores, este ano utilizando a plataforma Rails larsurilch afirma “Vamos colocar o geo mobile nos trilhos e mostrar como as tecnologias atualmente disponíveis para geo mobile estão vindo com seus encaixes mais lapidados. Mesmo sendo oriundas de grupos distintos conseguem se integrar perfeitamente e facilitar a vida do desenvolvedor a cada dia que passa.”

- Fred Estrela atualmente trabalha como líder de desenvolvimento na empresa Cobra do Banco do Brasil, tem investido esforços na evolução da iniciativa demoiselle-spatial e componentes geo para aplicações móveis GEODROID(Geo + Android). Em sua palestra, irá abordar a integração do framework livre demoiselle com a iniciativa demoiselle-spatial para o desenvolvimento de soluções geoespaciais corporativas mantendo o conceito de alta padronização e produtividade.

- Wille Marcel Lima, também faz parte da programação da LatinoGEO, com a palestra “OpenStreetMap – Use e ajude a construir mapas livres”, na qual irá apresentar exemplos interessantes de uso da ferramenta e mostrar como é fácil e divertido colaborar com o projeto. Wille também vai coordenar um trabalho colaborativo inovador denominado “mapfest”. “Vamos mapear a área da Itaipu Binacional utilizando diversas técnicas. Utilizaremos alguns aparelhos de GPS para traçar caminhos e vias, câmeras fotográficas para registrar pontos de interesse e também anotações em mapas impressos. Além disso, utilizaremos também a foto de satélite”, destava Wille. Mais informações sobre o “MapFest” em: http://2012.latinoware.org/?p=1179



  






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts