Tradição Vs Modernidade - O GNU continuará sendo GNU ou vai seguir cada vez mais o que há de novo

1. Tradição Vs Modernidade - O GNU continuará sendo GNU ou vai seguir cada vez mais o que há de novo

Daniel
DanielDutra

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/09/2016 - 12:34h

Tradição Vs Modernidade - O GNU continuará sendo GNU ou vai seguir cada vez mais o que há de novo e deixar principios de lado.

Bom dia pessoal tudo bem?

O que me inspirou a criar esse topico foram os seguintes:
https://www.vivaolinux.com.br/topico/Slackware/vale-apena-usar-slackware-em-2016?pagina=01

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Hard-on-Linux/Udisks-Polkit-Udev-e-Systemd-precisam-funcionar-m...

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Distros-a-escolha-certa/Eu-odeio-esta-distro-porque

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Distros-a-escolha-certa/Eu-gosto-desta-distro-porque/

https://www.vivaolinux.com.br/topico/Duvidas-em-Geral/Porque-voces-descem-o-cacete-no-PULSEAUDIO-e-n...

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o que consideram com o que vai acontecer com os sistemas GNU/Linux daqui para frente com a adesão de tecnologias de softwares que querem servir como uma base para o gerenciamento "total" do sistema. Por exemplo: SystemD, Udev, PackageKit entre outros. Sei que ja existem topicos aqui no vol falando sobre as vantagens e desvantagens de tais ferramentas mas o que eu realmente quero saber é se essas ferramentas não acabam por obstruir o proposito do GNU e da sua filosfia. Lembro que li que o GNU e o Unix segue uma regra de fazer uma ferramenta para desempenhar uma função bem feita e não construir uma ferramenta com milhares de linha de codigo que queira desempenhar diversas funções. Ao meu ver elas tiram o controle do administrador do sistema.

No distrowatch o numero de distribuiçoes só se faz crescer mas na realidade cresce distros baseadas umas nas outras e parece que a maioria das distros estão querendo atender muito aos usuarios que estão migrando da plataforma windows e deixando tudo pronto para o uso sem se preucupar com o aprendizado que o usuario teria se ele tivesse que fazer suas proprias incrementações para deixar o sistema pronto do jeito que ele quer.

Mas o ponto que eu quero realmente chegar é tudo evolui mas será que a epoca de ouro (que por sinal nao fiz parte) do GNU/Linux onde os usuarios tinham que realmente botar muito mais a mão na massa (escrever para resolver os problemas) vai chegar ao ponto de desaparecer ou essa e uma preucupação que eu não deveria ter? Por exemplo: Distros como Slackware, Gentoo e Arch são distros que seguem uma filosofia fiel e principios de serem realmente faça você mesmo. Será que elas irão adotar esse (o arch ja adota o systemd) tipo de software que quer gerenciar tudoe fazer todo o papel que o administrador deveria fazer?

EU já considero o GNU um sistema com ambientes graficos muito melhores que do Wind... mas já percebo a tendencia de muitas distros seguirem o exemplo do wind... e automatizarem suas tarefas para tudo ser realizado por cliques. Isso não é ruim?

Eu possou um distro que considero "facil" no sentindo de que ela veio praticamente pronta, fiz poucas modificações nela quase não precisei editar nenhum arquivo de configuraçao. Mas na real o prazer em utilizar o GNU não seria realmente de poder trabalhar e editar sempre arquivos de configuração? Ou realmente a tendencia é a escrita e o esforço em editar umas linhas de comando ser substituidas pela conveniencia de fazer tudo através de cliques de mouse.

Será que em 2020 ainda vai existir uma distro fiel e seguindo a risca os padrões do GNU, do UNIX e não se tornando maria vai com as outras?

Ou seja será que a tradição vai ser substituida pela conveniencia e a modernidade.

Sou muito newbie mas ainda gostaria de chegar ao ponto de fazer tudo por linha de comando (acho lindo isso) e deixar a interface grafica quase sem uso (sei que para assistir filmes, alguns sites na internet preciso dela)

Sou um usuario novato por isso esses questionamentos.

Ficarei muito grato em saber a opinião de vocês!


  


2. Re: Tradição Vs Modernidade - O GNU continuará sendo GNU ou vai seguir cada vez mais o que há de novo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/09/2016 - 12:51h

Esse tipo de discussão só serve pra inflar egos:
"Eu uso a distro A (difícil) por isso sou o fodão sabe tudo, vc que usa a distro B (fácil) é manezão, bobão e feio :P"



Desculpem-me, não resisti... kkkkk!!!


3. Assunto Cotidiano....será?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/09/2016 - 13:09h

Boa tarde,

Colega @Daniel, isso é um pouco difícil de saber. Acredito que ninguém (realmente) saiba como será em 2020, antes ou depois!!
Algumas distros estão mesmo esquecendo essa filosofia da GNU (Ubuntu e derivados, Arch, Fedora e muitas outras) e caindo em outros propósitos sem se preocupar com o que muitos acham (usuários).

Parece que essa ferocidade em ganhar "moneys" virou o "carro chefe" hoje em dia. A Canonical por exemplo, "louca" para seu uma M$ da vida.

É uma pena que esteja indo para este lado mesmo....por isso me agarrei ao Slackware que (por enquanto) não cogita fazer estas mudanças!!!

Mas, lembrando, que sou apenas usuário, não "linuxer" he he he he....


Usuário de Slackware 14.2
GNU/Linux se resume em: Perfeição !!


4. Re: Tradição Vs Modernidade - O GNU continuará sendo GNU ou vai seguir cada vez mais o que há de novo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/09/2016 - 13:24h

Nós temos que pensar sobre o que é prejudicial. Penso que o SystemD é prejudicial, mas para se tornar atual, um sistema precisa evoluir, tanto Linux, Janelas, Maçã OS. É bom ter distros unix like conservadoras, mas tambêm não seria bom evoluir? Eu comecei a usar Debian ontem e gostei mais do que *buntus ou Mints da vida. Mas se pensar pelo outro lado da moeda, o Debian adotou SystemD, ou seja, pode adotar mais coisas de refisefuquis, e isso eu acho ruim.

Ser conservador é bom, mas evoluir também é necessário. Agora, reflitam: qual deles é melhor? Haveria um meio termo? Quem decide isso, é a comunidade/empresa ou nós podemos fazer a diferença?


5. Re: Tradição Vs Modernidade - O GNU continuará sendo GNU ou vai seguir cada vez mais o que há de nov

Daniel
DanielDutra

(usa Linux Mint)

Enviado em 08/09/2016 - 13:48h

PauloHAC escreveu:

Esse tipo de discussão só serve pra inflar egos:
"Eu uso a distro A (difícil) por isso sou o fodão sabe tudo, vc que usa a distro B (fácil) é manezão, bobão e feio :P"



Desculpem-me, não resisti... kkkkk!!!



Compreendo sua opinião companheiro Paulo e acho valida, mas essa não foi minha intenção alias como disse sou um usuario newbie uso gnu/linux a cerca de 1 mes e alguns poucos dias.Quis fomentar com esse topico uma discussão sobre os valores que talvez estejam sendo esquecidos pelas novas distros que estão surgindo. Que constrem algo facil (que acho muito bom) mas não respeita ao menos a FHS. POr exemplo vi o video no Youtube do canal Papo Binario sobre o Void Linux e achei muito legal pois o Void apesar de ser uma distro nova (2008) percebe-se que segue um padrão de tradição.

O que eu quero por em debate é se ainda vai haver distribuições que seguem padrões e filosofias a moda antiga nos dias de hoje. O companheiro Jbaf me conformiu que o slackware ainda segue. Pouco me importa se a distro A é para quem possui um grau de conhecimento maior ou a distro B é ára alguém que não possui AINDA esse conhecimento mais elevado. Se o usuario se dedicar e aprender vai conseguir usar qualquer distro um exemplo disso que vejo são os grandes companheiros albfneto, xerxeslins, clodoaldo, mauriciodez, luiztux que pela curva de aprendizado consegue usam qualquer uma delas creio eu. Mas o que queria expor é que parece que hoje em dia as coisas estão ficando mais ocultas assim como no windows. A transparencia parece que está ficando em segundo plano em algumas distribuições justamente pela facilidade de vir tudo pronto. Por exemplo pelo que li o Gentoo te "obriga" a configura-lo praticamente todo na mão e isso vai te proporcionar uam curva de aprendizado muito maior.

O que queria saber é se no futuro ainda vai haver distribuições onde são tão cruas e seguem a antiga filofia do GNU arrisca que o usuario poderá maneja-la como ele quiser e sem quebrar o sistema. E sem seguir certos softwares modinhas desnecessarios.


6. Re: Tradição Vs Modernidade - O GNU continuará sendo GNU ou vai seguir cada vez mais o que há de novo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/09/2016 - 14:08h

DanielDutra escreveu:
O que queria saber é se no futuro ainda vai haver distribuições onde são tão cruas e seguem a antiga filofia do GNU arrisca que o usuario poderá maneja-la como ele quiser e sem quebrar o sistema. E sem seguir certos softwares modinhas desnecessarios.


Isso é incerto, pois como foi dito, Slackware está se mantendo firme, mas e as outras? Já estão aderindo. Talvez slackware fique fiel, talvez implemente. E como pode-se peceber, poucas distros não aderiram ao SystemD, sinal que pode alertar sobre a facilidade com que a comunidade/empresas aderem a essas modernidades.
Citando como exemplo agora o Debian: aderiu ao (famoso sistema d), dando aqula impressão de perda da tradição, da distro em si e sua originalidade.




7. Re: Tradição Vs Modernidade - O GNU continuará sendo GNU ou vai seguir cada vez mais o que há de novo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/09/2016 - 14:38h

Acrescentando mais um ponto ao seu questionamento : E aonde fica o uso do SO, se vai ser gasto tanto tempo em preparar o ambiente ,pra enfim usa-lo? Vejo muitos usuários apanhando do rwindows,então,mesmo as distros consideradas extremamente faceis atualmente, serão bem dificeis para usuarios de rwindows.


8. Re: Tradição Vs Modernidade - O GNU continuará sendo GNU ou vai seguir cada vez mais o que há de novo

Luiz Santos
luiztux

(usa Gentoo)

Enviado em 08/09/2016 - 14:39h

Para ser moderno não precisa obrigar o usuário a nada. Ainda mais que o poder de escolha da população mundial cresceu muito neste século.

Como o colega @Jbaf escreveu, é difícil fazer uma previsão. Porém, pelo "andar da carruagem", acredito que em 2020 teremos apenas duas ou três que seguem a antiga filosofia de forma nostálgica, e estou sendo otimista neste ponto.

Em relação ao GNU, por ser também uma filosofia de desenvolvimento de software, creio que continuará a jornada mais moderno. Softwares incríveis como GCC, Make, GLIBC, Binutils, dificilmente serão substituídos, pois são mais do que necessários mesmo em sistemas modernos (vide LHC). Sendo assim, nos softwares, acredito que teremos grandes contribuições de diversas empresas e pessoas fazendo-os crescer cada vez mais. Porém o perigo mora ao lado; conversas sobre novas implementações já acontecem, dentro do Software Livre e Open Source, dividindo opiniões e colocando contribuição vs contribuição, ao invés de juntarmos as forças e vermos o que é melhor a curto, médio e longo prazo (SystemD não é o melhor).

Mas novamente devo concordar com o @Jbaf, o dinheiro fala mais alto. Trocar liberdade por grana é algo que fazemos o tempo todo, muitas vezes sem nem perceber. Imagina para quem pode lucrar algumas fábulas de dinheiro?

Sobre a adesão ao SystemD, o que a maioria das distros fez foi forçar o usuário a usá-lo, tirando qualquer opção de escolha. No Gentoo você pode usá-lo se quiser, tem toda uma documentação pra ele, tem vários usuários que utilizam e tals. Só que em nenhum momento você é obrigado a usá-lo. Você é livre pra escolha. Muita gente confunde aí. Instala se quiser e não tem dependência que não seja descartável. No Gentoo você pode tudo. Dizem por aí que o Gentoo é defasado, só que não. Veja, desta distro sai uma quantidade absurda de projetos. O Google que o diga. O mais recente e admirável é o ChromeOS, sem SystemD e nada destas coisas que nos assombram. Mas aí é outra conversa.

Distros como o Void vieram para dar um tapa na cara de muita gente dentro do Software Livre e Open Source. E isto é muito bom. Sinceramente espero que que cresça a passos largos.

A adoção de novas tecnologias e modelos é válida e é importante para qualquer coisa. O problema são os interesses pessoais dos comandantes...


-----------------------------------''----------------------------------

"If it moves, compile it."




9. Re: Tradição Vs Modernidade - O GNU continuará sendo GNU ou vai seguir cada vez mais o que há de nov

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/09/2016 - 15:26h

Boa tarde,

Cabreuvas escreveu: " o Debian adotou SystemD, ou seja, pode adotar mais coisas de refisefuquis, e isso eu acho ruim."


Colega @Cabreuvas, você tem uma opção como outros também, veja:
http://www.edivaldobrito.com.br/trocar-o-systemd-pelo-upstart/

Do Colega @Edinaldo (edps) trocando o Debian pelo Devuan(Debian com systemd-free, kkk):
https://edpsblog.wordpress.com/2015/10/12/how-to-do-debian-wheezy-para-o-devuan/

Aliás, muito interessante, vou faze-lo depois!!! ANTES de pôr a 'mão na massa', faça BKPS de tudo!!


Usuário de Slackware 14.2
GNU/Linux se resume em: Perfeição !!


10. Re: Tradição Vs Modernidade - O GNU continuará sendo GNU ou vai seguir cada vez mais o que há de nov

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa openSUSE)

Enviado em 08/09/2016 - 16:54h

Gostaria de saber a opinião de vocês sobre o que consideram com o que vai acontecer com os sistemas GNU/Linux daqui para frente com a adesão de tecnologias de softwares que querem servir como uma base para o gerenciamento "total" do sistema. Por exemplo: SystemD, Udev, PackageKit entre outros. Sei que ja existem topicos aqui no vol falando sobre as vantagens e desvantagens de tais ferramentas mas o que eu realmente quero saber é se essas ferramentas não acabam por obstruir o proposito do GNU e da sua filosfia. Lembro que li que o GNU e o Unix segue uma regra de fazer uma ferramenta para desempenhar uma função bem feita e não construir uma ferramenta com milhares de linha de codigo que queira desempenhar diversas funções. Ao meu ver elas tiram o controle do administrador do sistema.

Minha opinião, não seguem mais o propósito do GNU.... outras coisas já não seguiam antes! GNU puro é só software Livre! Distros GNU puras, existem pouquíssimas (exemplo GNewSense) e não é fácil trabalhar com elas.... nem driver de vídeo 3D elas tem,,,, São só para quem gosta muito delas, tipo Stallman.

Sim, os linux modernos, o administrador tem menos controle...

(pelo menos "controle que aparece, intuitivo"), se vc entende, o que quero dizer que usuário bem experiente, ele remove até o systemd, se quiser, dá um trabalhão, mas dá para fazer, em fiz num de meus sabayons)

No distrowatch o numero de distribuiçoes só se faz crescer mas na realidade crescem distros baseadas umas nas outras e parece que a maioria das distros estão querendo atender muito aos usuarios que estão migrando da plataforma windows e deixando tudo pronto para o uso sem se preucupar com o aprendizado que o usuario teria se ele tivesse que fazer suas proprias incrementações para deixar o sistema pronto do jeito que ele quer.

Sim, é verdade, mas minha opinião, principalmente linux de empresas ou corporações grandes. Ubuntu, Mint, openSUSE, fedora...
mas ao meu ver, a idéia não é bem, hoje, pegar quem migra de windows, mas sim, deixar fácil para o usuário final....

Mas o ponto que eu quero realmente chegar é tudo evolui mas será que a epoca de ouro (que por sinal nao fiz parte) do GNU/Linux onde os usuarios tinham que realmente botar muito mais a mão na massa (escrever para resolver os problemas) vai chegar ao ponto de desaparecer ou essa e uma preucupação que eu não deveria ter?

Minha opinião, preucupar não adianta... Isso parece ser uma evolução.... mesmo Arch já migrou para systemd, mesmo slackware, já não compila tudo no braço... Resumo nem as distros de Filosofia "Kiss" são 100 % Kiss agora...
Independente de vc se preucupar ou não, isso não mudará o futuro... até Slackware tá mudando...

Por exemplo: Distros como Slackware, Gentoo e Arch são distros que seguem uma filosofia fiel e principios de serem realmente faça você mesmo. Será que elas irão adotar esse (o arch ja adota o systemd) tipo de software que quer gerenciar tudo fazer todo o papel que o administrador deveria fazer?

Veja a resposta acima. Minha opinião, até Slackware e Arch não são mais Kiss puro.... Gentoo? tem gente trabalhando em Live DVD Gentoo e até tem programadores pesquisando possibilidade de instalador gráfico em Gentoo.

EU já considero o GNU um sistema com ambientes graficos muito melhores que do Wind... mas já percebo a tendencia de muitas distros seguirem o exemplo do wind... e automatizarem suas tarefas para tudo ser realizado por cliques. Isso não é ruim?

Acho que nem todos os ambientes gráficos são GNU. tem coisas que não são código aberto, mais... Tá automatizando, sim. Se isso é ruim? não necessáriamente... exemplo, hoje , alguns linux detectam e acertam as impressoras automáticamente... Se um dia Systemd, Pulseaudio funcionarem melhor... vai ficar mais fácil. Ruim.... o "Dinossauro" Unix achará ruim, mas não é ruim pro usuário final.

Eu possou um distro que considero "facil" no sentindo de que ela veio praticamente pronta, fiz poucas modificações nela quase não precisei editar nenhum arquivo de configuraçao. Mas na real o prazer em utilizar o GNU não seria realmente de poder trabalhar e editar sempre arquivos de configuração? Ou realmente a tendencia é a escrita e o esforço em editar umas linhas de comando ser substituidas pela conveniencia de fazer tudo através de cliques de mouse.

Isso é uma opinião pessoal, é puramente gosto,,, Eu gosto comandos, mas também gosto as GUIS. gosto de usar "cp" mas também gosto de interfaces gráficas... gosto de fuçar, mas também gosto quando tudo funciona direto. Ou seja, eu gosto as duas coisas, mas isso é um gosto meu.

Será que em 2020 ainda vai existir uma distro fiel e seguindo a risca os padrões do GNU, do UNIX e não se tornando maria vai com as outras?

Olha, quatro anos é muito tempo... difícil avaliar, mas padrões GNU puros, quase nada mais segue... Unix? Linux já é bem diferente de Unix, a anos.... só Slackware parece um pouco Unix.... Gentoo parece Unix, agora, só um pouquinho de nada... Bom, BSDs "parecem" Unix, mas porque SÃO UNIX, não são Linux.

Ou seja será que a tradição vai ser substituida pela conveniencia e a modernidade.
Já está sendo.... Tradição? Olha Gentoo mantém um pouquinho.... (Funtoo? mantém menos ainda) ,Slackware mantém um pouquinho.... Arch mantém um pouquinho...

Sou muito newbie mas ainda gostaria de chegar ao ponto de fazer tudo por linha de comando (acho lindo isso) e deixar a interface grafica quase sem uso (sei que para assistir filmes, alguns sites na internet preciso dela)

Olha, acima já dei minha opinião. Eu gosto as duas coisas... mas isso sou eu... tem gente que só clica, outros só usam terminal, mas já tem muita gente que usa as duas coisas, acho que a maioria....

ex. copiar dois arquivos? cp... mas copiar 60 filmes? muito mais fácil com o gerenciador de arquivos;;;; instalar um pacote? comando.... mas instalar 50 pacotes, quando vc não sabe o nome deles? muito mais prático com os gerenciadores de arquivos.

Cumpre lembrar uma coisa... Linux nunca será como Windows! "obrigado" ninguém é.... explico, se VC QUISER, vc usa comando em Mint e deixa ele simples! SE VC QUISER, vc faz um Gentoo fiar com KDE5 e 500000 GUIS gráficas, só clicar.... LInux é VERSÁTIL, modificável.... Windows não....
Em Linux, vc tem escolha, Liberdade, em Windows, não



¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


11. Re: Tradição Vs Modernidade - O GNU continuará sendo GNU ou vai seguir cada vez mais o que há de nov

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/09/2016 - 21:00h

Tem uma rima que funciona em português sobre o que vão fazer com o GNU.
Coisa chula e futuro tenebroso.

O problema não se restringe a esta ou àquela distro usar systemd.
Depende mais de outras peças de software serem dependentes de modo que não haja para onde correr.

Haverá?

Linux passará cada vez mais a ser um produto comercial, uma carne de vaca.
Uma alternativa mainstream a quem quiser dar uma de bacana de não usar Windows©.
Será difícil uma comunidade manter um fork de kernel na atual conjuntura.

Onde está Stallman para contestar essa chacrinha?
http://i.imgur.com/exSQ88p.png

Será que Hurd ficará pronto a tempo? Provavelmente não.

----------------------------------------------------------------------------------------------------------------
Nem direita, nem esquerda. Quando se trata de corrupção o Brasil é ambidestro.
(anônimo)

Encryption works. Properly implemented strong crypto systems are one of the few things that you can rely on. Unfortunately, endpoint security is so terrifically weak that NSA can frequently find ways around it. — Edward Snowden



12. Re: Tradição Vs Modernidade - O GNU continuará sendo GNU ou vai seguir cada vez mais o que há de novo

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 08/09/2016 - 21:34h

Sim @Jbaf , eu citei o systemd mais como um exemplo do que pode vir futuramente. Ele foi implementado, quase todas as distros adotaram, inclusive o Debian, ou seja: esse é só o começo do que pode ser uma (revolução janeleira?!)



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts