Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? [RESOLVIDO]

1. Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? [RESOLVIDO]

Tiago de Jesus
tiago4171

(usa Arch Linux)

Enviado em 01/10/2015 - 17:32h

Vejo direto em alguns tópicos alguns usuários mais conservadores e antigos no Linux e na VOL, e eles sempre tão falando mau do PULSEAUDIO e do SYSTEMD. Podem me explicar de maneira detalhada o que tá rolando, porque tô meio perdido aqui!


  


2. MELHOR RESPOSTA

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 01/10/2015 - 20:47h

Minha bronca com os dois: eles não funcionam. O PulseAudio é alvo de meu ódio infinita vezes mais do que o systemd, mas ambos são detestáveis e seu criador - Lennard Poettering - deveria ser impedido de programar pelo resto da vida, nem que para isso tenham que matar o infeliz. A pessoa que matar esse filho do Windows terá minha eterna gratidão. Palavra.

Sobre o PulseAudio, concordo com os colegas quando foi dito que se ele funcionasse seria uma maravilha. Ele é um avanço em alguns pontos fracos do ALSA (hotplugging e mudança de dispositivo padrão de áudio on the fly principalmente) e alguns conceitos são muito interessantes. Entretanto, ele é pesado, bugado, tem uma latência imensa e pode travar o sistema todo em virtude de ser um consumidor voraz de memória. Edição profissional de áudio com ele? Nem pensar! Se não der para usar o ALSA, melhor você montar uma máquina com o Jack pra isso.

É curioso notar que Eric Hameleers, também conhecido como AlienBOB, definiu o PulseAudio como o pior programa já escrito para GNU/Linux em toda a história. Ele é totalmente contrário à forma como Lennard Poettering programa (cheio de POGs) e como ele presta atendimento aos bugs encontrados (ele simplesmente se recusa a reconhecer que existe um bug e ainda por cima ofende o usuário que reportou o bug).

Sobre o systemd... de boa, um registro de sistema binário vai contra tudo e qualquer coisa que o GNU/Linux representa. Sem contar que ele come uma memória danada, é cheio de bugs e qualquer errinho trava o sistema todo. Adivinha quem fez o bolo de fezes? Lennard Poettering. Segundo o próprio, o systemd é mais do que um gerenciador de login: ele almeja ser um gerenciador do sistema. Agora imagina um programa bugado, mal documentado, pesado e ineficiente controlando todo o seu computador?

Sobre os dois programas, eles representam um contrassenso no mundo GNU/Linux. O método, a forma de fazer a coisa, sempre foi mais importante que diretrizes de sistema, e o lema da programação no mundo *nix sempre foi "faça um programa que faça apenas uma coisa muito bem, do que um canivete suíço meia boca em uma dúzia de funções". Lennard Poettering está destruindo o GNU/Linux, e não me surpreenderia nada se ele for na verdade um funcionário da MS infiltrado na MS do mundo GNU/Linux (a RedHat).

No dia que o systemd e o PulseAudio se tornarem inevitáveis (o que significa serem adotados pelo Slackware), eu fico de vez no FreeBSD.
--
Luís Fernando Carvalho Cavalheiro
Public GPG signature: 0x246A590B
Só Slackware é GNU/Linux e Patrick Volkerding é o seu Profeta

3. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 01/10/2015 - 18:43h

Sobre Pulseaudio... Se FUNCIONASSE seria o melhor servidor de som, mas frequentemente, não funciona! Principalmente com as Intel HDA e a Azalia...
o som some, reaparece, some de novo, distorce, fica baixo... Eu critico pq tive MUITOS problemas com ele... Nunca vi por aqui Linux ficar sem som? Pois é , é por causa dele!

Sobre Systemd,,,, é como um registro de windows... que controlar tudo para ele, o hardware, os locais, linguas, o udev, o Polkit, as permissões, os serviços, a rede etc.... resultados;;;;; carrega 500000 serviços ao mesmo tempo... pegando coisas do udev e do udisks2 e do Polkit para ele... resultado.... nenhum dispositivo USB monta, permissões ficam bagunças, vc espeta pendrive e nada... quando pendrive funciona, vc vai desligar o micro... ele não desliga, fica esperando tirar o pendrive...

outra coisa de systemd... ele é muito sensível a erros.. encontra um errinho e..... pára o boot ou dá kernel panic... Tá melhorando nas versões novas, mas ainda é muito complicado! e Matou o RC, o Sysvinit, o sistema de inicialização clássico, que a gente tinha controle fácil sôbre os serviços etc...

Curioso que ambos os Pacotes, Pulseaudio e Systemd são desenvolvimentos da mesma pessoa...Lennart Poettering, da Red-Hat.

Ainda, outra coisa que criticamos neles... viraram unanimidade nas Distros, viraram monopólio, não se usa mais nada, só eles.

Por exemplo, eu tenho em casa um velho Atlhon X2... ele tem openrc e sysvinit clássicos... adivinha que aconteceu quando tentei testar systemd nele?..... 5 DIAS de Kernel Panic, 5 DIAS sem boot.... precisei recolocar o OpenRC e deixei...

Na fac uso Pulseaudio e Systemd, mas continuo não gostando muito.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


4. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? [RESOLVIDO]

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 01/10/2015 - 18:58h

não somos só nós.... Internacionalmente também, veja:

Linux Torvalds, inventor do Linux:

http://www.zdnet.com/article/linus-torvalds-and-others-on-linuxs-systemd/#!
http://www.vivaolinux.com.br/topico/LinuxTuba/Linus-critica-Systemd/?pagina=02

também o desenvolvedor do Slackware o critica

outros exemplos

http://www.pcworld.com/article/2841873/meet-systemd-the-controversial-project-taking-over-a-linux-di...
http://linuxbsdos.com/2014/09/03/is-systemd-as-bad-as-boycott-systemd-is-trying-to-make-it/
https://news.ycombinator.com/item?id=7728692
http://www.datamation.com/open-source/whos-afraid-of-systemd.html

Pelo menos eu, critico porque são muiuto complicados e frequentemente não funcionam... Vc ve esses DVDs live que não dão boot em micro antigo? é por causa do systemd.... Aquele Não montar nada USB que vc espeta? também é por causa do Systemd... ele "bagunça" o udev, o udisks2 e o Polkit...
Já Pulseaudio, não desgosto tanto assim, mas nas minhas placas de som, não funciona... é muito sofisticado e regulável, se funcionasse seria uma maravilha!




¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


5. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? [RESOLVIDO]

edps
edps

(usa Slackware)

Enviado em 01/10/2015 - 19:10h


Por incrível que pareça eu odeio o pulseaudio num nível bastante superior ao systemd, embora façam parte da mesma turma.

Experimente usar um sistema instalado com o ALSA, depois instale o PulseAudio e veja que para reproduzir um som parece que um elefante está sendo levantado de tão lento que fica, lags a torto e a direito.

Não sou de todo avesso a novidades, quando o Xorg substituiu ao XFree86 sentia inveja da turma que o usava, antigamente era osso instalar o Debian e ainda tinha a questão de configurar o X. O mesmo ocorreu com o ALSA em substituição ao OSS, sendo o ALSA um servidor de som muito melhor.

O problema principal com o systemd é que os cacifes das grandes distros impuseram seu uso sem deixar alternativas.

No Gentoo pelo menos você pode ir de openrc ou systemd, no Debian você tem a possibilidade de substituir o systemd por outro init (systemv, upstart, openrc, etc), o problema é que essa coisa foi tão embutida no sistema de pacotes, que simplesmente alguma coisa dele (ou ele todo) terá que ser instalado, porque tiveram a brilhante ideia de colocá-lo como dependência de inúmeros pacotes (principalmente se vc usa Gnome ou alguma coisa dele), KDE nem sei como anda.

No Arch Linux por exemplo, cansei de sofrer com falhas no boot (por causa do fsck), a sugestão que dou para quem usa systemd é definir as opções de log e verbosidade do boot (em /etc/systemd/system.conf e /etc/default/grub), como fiz numa VM com o Jessie.

Em /etc/systemd/system.conf:

LogLevel=debug
LogTarget=syslog-or-kmsg
LogColor=yes
SysVConsole=yes


Em /etc/default/grub:

GRUB_CMDLINE_LINUX_DEFAULT="systemd.log_target=kmsg systemd.log_level=debug" 


Isso demonstrei num artigo do Blog:

https://edpsblog.wordpress.com/2013/11/22/instalacao-do-systemd-no-debian-wheezy/

Naquela época por ser novidade, não dei tanta importância ao systemd, até gostei da rapidez do boot e reinício, mas fora isto é muito mais simples lidar com serviços diretamente que no jeito systemd, seja usando:

# /etc/init.d/serviço opções
ou
# service serviço opções
ou
# update-rc.d serviço opções
ou
# rcconf
ou
# sysv-rc-conf


Porque você escolhe o que iniciar, hoje simplesmente é ele quem define como seu sistema se comportará.

Por isso passei a usar o Slackware como meu sistema principal, deixando o Debian Wheezy (ainda com Sysvinit) como segundo SO e já venho testando o FreeBSD.

Se tiver interesse:

http://without-systemd.org/wiki/index.php/Main_Page


6. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/10/2015 - 20:02h

albfneto escreveu:

Sobre Pulseaudio... Se FUNCIONASSE seria o melhor servidor de som, mas frequentemente, não funciona! Principalmente com as Intel HDA e a Azalia...
o som some, reaparece, some de novo, distorce, fica baixo... Eu critico pq tive MUITOS problemas com ele... Nunca vi por aqui Linux ficar sem som? Pois é , é por causa dele!

Sobre Systemd,,,, é como um registro de windows... que controlar tudo para ele, o hardware, os locais, linguas, o udev, o Polkit, as permissões, os serviços, a rede etc.... resultados;;;;; carrega 500000 serviços ao mesmo tempo... pegando coisas do udev e do udisks2 e do Polkit para ele... resultado.... nenhum dispositivo USB monta, permissões ficam bagunças, vc espeta pendrive e nada... quando pendrive funciona, vc vai desligar o micro... ele não desliga, fica esperando tirar o pendrive...

outra coisa de systemd... ele é muito sensível a erros.. encontra um errinho e..... pára o boot ou dá kernel panic... Tá melhorando nas versões novas, mas ainda é muito complicado! e Matou o RC, o Sysvinit, o sistema de inicialização clássico, que a gente tinha controle fácil sôbre os serviços etc...

Curioso que ambos os Pacotes, Pulseaudio e Systemd são desenvolvimentos da mesma pessoa...Lennart Poettering, da Red-Hat.

Ainda, outra coisa que criticamos neles... viraram unanimidade nas Distros, viraram monopólio, não se usa mais nada, só eles.

Por exemplo, eu tenho em casa um velho Atlhon X2... ele tem openrc e sysvinit clássicos... adivinha que aconteceu quando tentei testar systemd nele?..... 5 DIAS de Kernel Panic, 5 DIAS sem boot.... precisei recolocar o OpenRC e deixei...

Na fac uso Pulseaudio e Systemd, mas continuo não gostando muito.
¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨¨
Albfneto,
Ribeirão Preto, S.P., Brasil.
Usuário Linux, Linux Counter: #479903.
Distros Favoritas: Sabayon, Gentoo, openSUSE, Mageia e OpenMandriva.


Falou e disse :D





7. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD?

Eris Ribeiro Junior
erisrjr

(usa Arch Linux)

Enviado em 01/10/2015 - 20:02h

No meu hardware nunca tive problema algum com ambos, mesmo usando varias distribuições com eles:

Archlinux, openSUSE, CentOS7 e Debian8.

*Apenas julgo o systemd maior do que precisaria, deixou de ser um sistema de inicialização (Init) e controle de serviços para algo próximo a um "gerente do sistema". Porem ele é modular, pode-se ou não usar seus componentes "extras".
Como ele é software livre, não me importo em usá-lo e acredito que acabara servindo para criar uma certa padronização entre as distribuições, principalmente entre as de uso corporativo e isso sera útil nesse nicho.
No desktop, como no meu caso não encontrei problemas, não tenho do que reclamar também.

------------------------------------------------------
KISS principle, RTFM and STFW = 42


8. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD?

Ruan
ru4n

(usa Debian)

Enviado em 01/10/2015 - 20:11h

Por minha parte, minha bronca é mais com o PulseAudio do que com o systemd. Primeiro: acho totalmente desnecessário o PulseAudio. Não vejo motivo aparente para usá-lo frente ao ALSA. Ta certo que o ALSA é chatinho de configurar, mas depois de bem configurado, fica uma beleza! Em segundo: o PulseAudio deveria se chamar PulseBUG. Aqui no meu desktop, era frequente ouvir uma chiadeira ao escutar música ou assistir algum vídeo pelo YouTube. Descobri dias depois que o chiado ocorria devido ao PulseBUG! Felizmente não foi tão grave, depois de muita pesquisa consegui arrumar setando um parâmetro no arquivo /etc/pulse/default.pa. Terceiro: edição de áudio profissional, o pulsebug se torna um obstáculo devido a sua instabilidade.

Quanto ao Systemd, não tenho muito o que falar até porque o usei por pouco tempo. Até gosto da velocidade que ele proporciona no boot.

Tive um problema com systemd no Debian 8, enfrentei alguns congelamentos durante o boot, mas resolvi instalando o pacote sysvinit...





9. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? [RESOLVIDO]

Lauro Alves de Carvalho
Lauro1710

(usa openSUSE)

Enviado em 01/10/2015 - 20:22h

Também nunca tive problemas com nenhum dos dois.





---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
http://i.imgur.com/Vczk3t5.png?1

$ GNU/Linux > *


10. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD?

Tiago de Jesus
tiago4171

(usa Arch Linux)

Enviado em 01/10/2015 - 20:27h

Então tenho problema com os dois também. Pois com pulseaudio no meu notebook o áudio fica engasgando, tábom que o note não é lá dos muito novos, mas isso não justifica, pois o áudio no "Janelas" sai limpinho.
Agora já o SYSTEMD, no meu Debian é só instalar o plymouth, mesmo seguindo a documentação, e tchau sistema. O sistema não inicia, congela no boot após a animação, sem nenhuma mensagem de erro. Pergunta se consegui resolver? até hoje nada.
No Arch é só plugar algo como HD ou Pendrive que o sistema não inicia mais.
Então acredito que eu passei pelos demônios, só que não sabia o nome deles rsrs
Agora que distro vou usar? Slackware? Gentoo?
Quero fugir logo desses demônios
___________________________________________________________________________________________
"11.Quando caminhando em território aberto, não aborreça ninguém. Se alguém lhe aborrece, peça-o para parar. Se ele não parar, destrua-o."
Core 2 Duo E8400, GT 740, 4GB DDR2, CX430, 2 HD's 500GB


11. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 01/10/2015 - 20:29h

http://i.imgur.com/hboSdvu.jpg


12. Re: Porque vocês descem o cacete no PULSEAUDIO e no SYSTEMD? [RESOLVIDO]

Tiago de Jesus
tiago4171

(usa Arch Linux)

Enviado em 01/10/2015 - 21:08h

Então senhores, com a resposta do Cavalheiro entendi a treta e o que ela ameaça ao mundo do GNU/Linux.
Como contorno essa b*sta toda? Qual distro que não tem os dois(O Pulse e o SystemD)?
Obrigado pelo feedback
___________________________________________________________________________________________
"11.Quando caminhando em território aberto, não aborreça ninguém. Se alguém lhe aborrece, peça-o para parar. Se ele não parar, destrua-o."
Core 2 Duo E8400, GT 740, 4GB DDR2, CX430, 2 HD's 500GB






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts