dist-upgrade acabo com tudo aqui. [RESOLVIDO]

13. Re: dist-upgrade acabo com tudo aqui. [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 13/09/2013 - 23:10h

edps escreveu:

lcavalheiro escreveu:

bilufe escreveu:

O Ubuntu não "chupa" a base do Debian. A equipe do Ubuntu importa os pacotes do Debian para seus próprios servidores e depois, com base no trabalho próprio da equipe + pacotes importados do Debian montam o sistema Ubuntu.

Já o Mint Linux Debian Edition é um chupa-cabra assumido. Não tem servidores próprios, por isto vive a chupar os repositórios do Debian.

Eu poderia dizer que o Debian chupou o Ubuntu também, visto que nos últimos anos muito do trabalho da equipe do Ubuntu tem sido reaproveitada no Debian.


Isso ainda é chupinhar na minha terra, bilufe. A equipe do Shuttleworth criou uma distro própria? Não. Eles pegaram o Debian, personalizaram e redistribuíram com um outro nome. Eles espelham os repositórios do Debian nos deles próprios? Isso é copiar, ou chupinhar mesmo. Agora, há algo importante no que você falou: sim, existem várias coisas que nasceram no Ubuntu e foram parar no Debian. É por isso que tantos bugs têm aparecido no antes estável como uma quase-rocha Debian.


Rapaz, poucas vezes vi um comentário tão perfeito como este e não é puxação de saco, porque você sabe muito bem que não sou disso, sou adepto mesmo é de baixar o porrete.

Acrescentando o que você falou, essa mistura de devs do Ubuntu no Debian fez com que o mesmo que tinha uma fama de "rocha" deixasse de tê-la! o Wheezy está a séculos de distância da qualidade do Squeeze, a única vantagem que vejo nele é o boot mais rápido.

Continuando... dizem por aí que o Debian à despeito da escolha da maior parte das distros pelo Systemd, optará pela bosta do UpStart. A optar pelo UpStart seria melhor continuar com o velho Sysvinit.

Quanto às reclamações e defesas do notório @bilufe elas são notórias mesmo, o dito é um defensor ferrenho da distro do Shuttleworth e para ele todas as que nela se baseiam são meras chupa-sangue, mas quando trata-se da relação Ubuntu > Debian o mesmo não se aplica, quando todos sabemos que a base das releases do Ubuntu nada mais é que um freeze dos pacotes do Debian SID, vai entender?

Após quase 10 anos usando Debian como minha distro principal, o Wheezy é a primeira release a me deixar em xeque, embora ainda seja mais prático do que a maioria das distros na minha opinião.


Edinaldo, meu chapa, eu já não sou fã do SystemV, nem do SystemD. Esses dois pra mim já são complicados ao extremos, ineficientes e não-intuitivos pra configurar. Não tem a mesma beleza do init.d, saca? De qualquer modo, o Upstart seria o fim da picada pro Debian, seria a morte figurativa de uma distro que figura entre as cinco mais influentes de todos os tempos no meu entender (SLS, Yggdrasil, Slackware, Debian e RedHat). O Debian caminha convalescente graças aos pacotes importados do Ubuntu, e ao meu ver já não é estável o bastante para ser usado em servidores - por causa dos mesmos pacotes. Por um lado, eu fico feliz: com a queda do Debian, o Slackware vai voltar ao seu devido lugar de respeito no mercado de servidores.


  


14. Re: dist-upgrade acabo com tudo aqui. [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 13/09/2013 - 23:15h

lcavalheiro escreveu:

...Por um lado, eu fico feliz: com a queda do Debian, o Slackware vai voltar ao seu devido lugar de respeito no mercado de servidores.


kkk, e isso não é difícil acontecer!

Ô sistema encruado esse Wheezy! não fosse pela necessidade de compilar e empacotar uma serie de coisas para o Squeeze eu voltava a usar este (só de começo o OpenBox 3.5.0).




15. Re: dist-upgrade acabo com tudo aqui. [RESOLVIDO]

Luís Fernando C. Cavalheiro
lcavalheiro

(usa Slackware)

Enviado em 13/09/2013 - 23:22h

edps escreveu:

lcavalheiro escreveu:

...Por um lado, eu fico feliz: com a queda do Debian, o Slackware vai voltar ao seu devido lugar de respeito no mercado de servidores.


kkk, e isso não é difícil acontecer!

Ô sistema encruado esse Wheezy! não fosse pela necessidade de compilar e empacotar uma serie de coisas para o Squeeze eu voltava a usar este (só de começo o OpenBox 3.5.0).



Concordo. Eu estou com Debian no notebook por pura preguiça de configurar as teclas Fn no Slackware, e o Squeeze simplesmente me obrigaria a compilar tanta coisa na unha que simplesmente não iria compensar o trabalho. Eu poderia usar o Fedora, mas conhecer uma distro Debian-like e ter uma à disposição para treinar e testar é fundamental.


16. Re: dist-upgrade acabo com tudo aqui. [RESOLVIDO]

Buckminster
Buckminster

(usa Debian)

Enviado em 14/09/2013 - 02:17h

Eu estava achando que o problema do Wheezy fosse o Gnome que veio com ele (que é uma bela bosta), mas depois de um tempo utilizando vi que de um modo geral não tem comparação o Squeeze com o Wheezy.
Outro dia espetei um pendrive no Wheezy e do nada travou tudo, e é uma instalação que já tem uns meses e não tem nada de pesado nela e nem tinha feito alguma alteração.
E não foi problema de hardware, foi no Wheezy mesmo, mas enfim...


17. Re: dist-upgrade acabo com tudo aqui. [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 14/09/2013 - 06:55h

Vcs estão cometendo injustiças tanto com o Debian quanto com o Ubuntu.

A grande maioria dos pacotes do Linux vem do projeto GNU e têm seus desenvolvedores próprios, ou seja, quem desenvolve não tem nada a ver com Debian ou Ubuntu.

Quando começa uma nova versão do Ubuntu tem-se um 'snapshot' do Sid (como lembrou o edps), que não costuma ter pacotes mexidos pela turma do Debian. São pacotes lançados pelos respectivos 'devs', geralmente em última versão 'estável', que entram no Sid sem mudanças e ficam lá até passarem para o 'testing'.

A verdade sobre o desenvolvimento GNU/Linux é que ninguém mais trabalha 'sozinho' e para 'si mesmo', pois bugs são encontrados e levados para os 'devs' de cada pacote, que os consertam, em conjunto ou não, com os 'devs' das distros que encontraram os mesmos bugs.

Por isso que o trabalho em uma distro acaba em outra, universalizando erros e acertos (bugs que estão no Ubuntu estarão amanhã no Debian, e antes estiveram no Fedora, que é mais 'experimental' que outras distros).

E quanto à qualidade do Debian 7, eu culpo primeiro o Gnome 3, que é mesmo ruim. Em seguida culpo a série de mudanças que vêm atingindo o GNU/Linux. São tantas que houve uma sobrecarga de trabalho e um incremento em bugs, falhas e instabilidades que certamente não vão poupar nem mesmo o Slackware.


18. Re: dist-upgrade acabo com tudo aqui. [RESOLVIDO]

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 14/09/2013 - 07:10h

Uma breve reflexão:

Se eu e mais um amigo resolvermos implementar um determinado projeto, este será a soma das nossas (minhas e dele) ideias, certo? Agora, imaginem esse mesmo projeto na internet. O número de ideias que ele recebe é infinitamente maior, e nunca para.

Isso vale para o modelo de desenvolvimento do FOSS. Apesar de muito mais rápido, o desenvolvimento aberto está muito mais sujeito a falhas, pois a tendência é sempre implementar novas funções que vêm com a multiplicidade de ideias, numa torrente contínua e praticamente inesgotável.

Já no desenvolvimento fechado, parte-se de um projeto também fechado, chega-se ao resultado esperado e segue-se a fase de estabilização. Nenhum dos participantes do grupo de 'devs' é bombardeado com novas ideias, novas funções ou novos caminhos, o tempo todo em que o projeto é tocado.

É complicado, ou não é?




19. Re: dist-upgrade acabo com tudo aqui. [RESOLVIDO]

Caio
kennerc

(usa XUbuntu)

Enviado em 14/09/2013 - 08:55h

Passei a usar o Debain com o wheezy, estou achando o sistema extremamente sólido, se antes ainda era mais me arrependo de ter chegado só agora.



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts