Sobre as Linguagens de Programação e suas utilidades. [RESOLVIDO]

1. Sobre as Linguagens de Programação e suas utilidades. [RESOLVIDO]

Ryu O Dragão
RyuUnix

(usa Ubuntu)

Enviado em 06/11/2016 - 18:21h

Pessoal eu sou novo em Programação e gostaria saber quais são os propósitos ou principais focos das Linguagens listadas à baixo.
Assembly: me falaram que é utilizada para a criação de Drivers e Modulos no Kernel Linux, gostaria saber se é verdade? Se é principal ou unica função dela?
C/C++: eu sei que foram utilizados para criar a maioria dos programas existem hoje, como Sistemas Operacionais como Mac OS, Windows e as Distros Linux e o GNU, o UNIX também; e a grande maioria dos GAMES tanto para consoles quanto para Desktop, um amigo me falou que C também usado para fazer Drivers e Modulos, mas não sei se é verdade?
PHP e JavaScript: eu sei que são usados para criação de Sites e Aplicações Web, gostaria saber se eles tem mais áreas de atuação alem da Internet?
Java: eu sei que a proposta dele é criar Programas que sejam capazes serem executados em qualquer maquina não importa qual seja desde de que tenham uma Maquina Virtual Java instalada e também é usado para fazer Aplicativos para Android.
C#: tem uma proposta similar ao do Java, mas fiquei sabendo que ele também serve para criar Sites não se é verdade?
Python, Ruby, Perl, Lua, Jûlia, Smalltalk e Shell não sei para que server?



  


2. MELHOR RESPOSTA

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 12/11/2016 - 13:20h

Bom dia amigo, deixa eu ver se consigo te situar.

Cada linguagem de programação tem seus pontos fortes e fracos, e tem um propósito, mas isso não significa que sejam algo engessado que você deve usar apenas para um fim específico. No entanto, essas linguagens diferem em algumas características, que dependendo do seu objetivo podem ou não ser benéficas.

Por exemplo, algumas linguagens são compiladas e outras interpretadas. Algumas tem tipagem dinâmica, outras estática. Algumas tem tipagem forte, outras tem tipagem fraca. Algumas tem uma variedade maior de bibliotecas disponíveis, outras nem tanto. Algumas tem maior número de programadores, o que significa que será mais fácil buscar ajuda, outras exigem uma pesquisa mais aprofundada. Algumas tem maior curva de aprendizado (principalmente as de mais baixo nível, como Assembly), outras são mais amigáveis para os novatos (Python, Ruby, Lua).

Essa variedade de características faz com que cada linguagen seja mais adequada para determinados contextos do que para outros. Por exemplo, a linguagem Shell é excelente para scripts de administração de sistemas. No entanto, não é uma escolha muito indicada para desenvolvimento de sistemas. Ainda assim, é possível desenvolver sistemas em Shell.

No exemplo que você citou, C++ é uma linguagem popular para criação de jogos. Ainda assim, existem também muitos jogos em Java, Python, entre outras linguagens. Então é preciso haver um equilíbrio entre a linguagem que mais favorece o que você quer fazer e a linguagem que você quer usar ou conhece. Nem sempre vai valer a pena aprender uma linguagem nova para desenvolver algo. Isso é algo que com o tempo você vai conseguir ter uma noção melhor.

Mas o que eu indico é que você não se prenda a uma única linguagem, porque como o mundo da TI é muito dinâmico, linguagens nascem e morrem o tempo todo, e o que mais importa mesmo é o domínio das lógicas de programação, pois isso se preserva entre múltiplas linguagens. É muito útil conhecer várias linguagens diferentes, assim você acaba percebendo maneiras diferentes de pensar e de atingir um determinado objetivo.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira

3. Re: Sobre as Linguagens de Programação e suas utilidades. [RESOLVIDO]

Ryu O Dragão
RyuUnix

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/11/2016 - 08:42h

Obrigado cara eu estava meio confuso porque estou começando a estudar Lógica de Programação usando o Visualg e muitos me dizem que devo estudar essa ou quela Linguagem, mas nunca dizem qual o propósito dela e nem o que serei capaz de fazer quando tiver mais domínio sobre a mesma? Então me fiz a seguinte pergunta; o que eu quero fazer? A resposta vei logo de cara Desenvolver Aplicativos Moble! Me deparei com as 3 seguintes Linguagens Java para Android, Swift ou Objective-C para iOS, o ultimo nem sei se vale mais pena? Já estão estão dizendo que o Swift vai substitui-lo totalmente e também tem C# para Windows Moble ou para todos os Sistemas da Microsoft. Acho que optarei em aprender Java primeiro.


4. Re: Sobre as Linguagens de Programação e suas utilidades. [RESOLVIDO]

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 13/11/2016 - 13:39h

Bom, eu sou suspeito pra fazer indicações, porque gosto de Java (e pra você ver como as coisas mudam, há alguns anos eu detestava muito essa linguagem). Mas o bom de aprender Java é que é uma linguagem bastante popular, então buscar ajuda não é tão difícil. Existe muito material para estudo, e uma grande quantidade de bibliotecas disponíveis para os mais variados fins.

Quanto ao Swift estar substituindo ou não o Objective-C, eu confesso que não sei te dizer, porque os dispositivos móveis nunca foram meu foco. Mas é fato que o Swift tem se popularizado bastante, desde que se tornou Open Source.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


5. Sobre linguagem de programaçao

Ruben
ruben91235

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/11/2016 - 14:24h

Nao existe melhor linguagem de programação mas sim melhor para cada situação ou problema






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts