Preciso ter medo dos Tutoriais completamente em códigos?

1. Preciso ter medo dos Tutoriais completamente em códigos?

Panku
Panku

(usa Linux Mint)

Enviado em 28/07/2015 - 12:13h

Boa tarde, pessoas da comunidade

Sou praticamente um novato no Linux, estou me virando bem em algumas tarefas no Linux ao invés no Windows, porém tenho um receio que talvez não precise ter, e gostaria da opinião dos mais experientes:

Para usar determinado software/função no Linux eu busco na internet e acho vários artigos ensinando a instalar determinada coisa usando completamente códigos no Terminal, e esses códigos eu preciso entrar com o usuário root, assim o código tem total liberdade de executar dentro do S.O.

Minha dúvida é a seguinte, não existe nenhum código que possa ter nesses materiais pela internet que possa ter alguma ação que pegue meus dados, comece usar meu computador como zumbi, ou coisas parecidas? Lembre-se que sou novato ainda e não conheço nem metade dos códigos existentes dentro do Terminal.

Vou ter que virar um sábio nos códigos no Terminal para tirar essa dúvida ou simplesmente isso não existe no Linux (coisa que acho difícil sendo um usuário vindo do Windows)? E mesmo virando um sábio, tem muito código que puxa coisas de determinado BD que nem sei o que virá...

Aguardo um bom debate sobre isso!
Obrigado


  


2. Re: Preciso ter medo dos Tutoriais completamente em códigos?

Oberaldo Büll Júnior
spylinux

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 28/07/2015 - 12:32h

Os comandos das distros linux tem manual, consulte para que servem os comandos que vc vai rodar, tipo:

Quero saber para q o comando top funciona, então digito no terminal:
$ top -h
ou
$ man top

O Google é seu aliado...qdo for testar algo q não conhece e não tem confiança de rodar o comando, pesquise no google, tipo:
linux para que serve o comando xyz-blablabla

Com isso vc aprenderá sobre o q é o comando e saberá se pode ou não rodar ele.

[]'s spylinux
Comunidade Manjaro Geek -www.manjaro-geek.org


3. Re: Preciso ter medo dos Tutoriais completamente em códigos?

Panku
Panku

(usa Linux Mint)

Enviado em 28/07/2015 - 12:41h

spylinux, agradeço sua resposta, porém:
A maioria das instalações de softwares realizam ações no terminal de puxar os arquivos de determinado BD (bando de dados) do próprio software ou hospedados pelo criador do artigo, como agir nessa parte?


4. Re: Preciso ter medo dos Tutoriais completamente em códigos?

Wellington
wellington_r

(usa Debian)

Enviado em 28/07/2015 - 13:04h


Acho que você está se referindo a instalar programas por repositórios de terceiro.

A menos que você consiga entender o código fonte para assim baixá-lo e analisar o conteúdo ANTES de instalar, você não pode fazer muita coisa além de confiar no autor do programa.

Se você ver alguém pedindo para você adicionar o repositório seuze.ubuntu.com, desconfie.

Em geral, você pode pesquisar pelo endereço do repositório no Google para ver se aquele repositório tem referência em sites confiáveis.

Mas falando de forma mais abrangente, em relação a qualquer tutorial que você ver pela internet, como já dito anteriormente, procure ler o manual do comando e pelo menos tente entender o que está sendo feito.

Se você executar o seguinte comando, seu computador vai travar: :(){ :|:& };:



5. Re: Preciso ter medo dos Tutoriais completamente em códigos?

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 28/07/2015 - 13:20h

Panku escreveu:

A maioria das instalações de softwares realizam ações no terminal de puxar os arquivos de determinado BD (bando de dados) do próprio software ou hospedados pelo criador do artigo, como agir nessa parte?


Aí é uma questão de você confiar ou não no autor do artigo (e no mantenedor do repositório, caso esse não seja o próprio autor do artigo). Eu particularmente não faço isso, porque sou bem conservador em relação a repositórios. Mas se você realmente confia que o repositório não vai te causar problemas, é uma opção que você tem.

O importante a considerar é que o repositório, quando mantido por pessoas mal intencionadas pode ter um impacto bem negativo no seu sistema. Ele pode ser usado para instalar pacotes que você não desejaria durante uma atualização do sistema, por exemplo. Além disso, mesmo que o autor não seja mal intencionado, o repositório pode fornecer pacotes que entrem em conflito com os seus repositórios atuais, portanto manter um repositório requer bastante atenção a esses detalhes.

Pode acontecer de determinado software que você quer instalar só estar disponível em repositórios de terceiros, mas tenha cuidado para que instalar novos repositórios não se torne um hábito.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


6. Re: Preciso ter medo dos Tutoriais completamente em códigos?

M4iir1c10
M4iir1c10

(usa Arch Linux)

Enviado em 28/07/2015 - 14:21h

Ola Panku,

Você pode confiar em qualquer aplicação que vem de repositórios oficiais. Vejo no seu profile que você usa o Linux Mint, os repositórios oficiais do Brasil são:

http://mint.c3sl.ufpr.br/

http://mint-packages.c3sl.ufpr.br/

Se você quer incluir uma aplicação que não esta disponível no repositório oficial você pode incluir um repositório que não e oficial desde que o repositório seja seguro e confiável, você tem como saber se e ou não da mesma forma que você compra algo online.

Veja quantas pessoas usam e qual e a experiência que elas tem, se você vê um monte de gente reclamando disso ou daquilo, não inclua. Se os comentários são bons, vai em frente.

Se você incluiu um repositório e toda vez que você faz uma atualização você vê que o processo ficou lento, ou o download fica lento em certo repositório, retire ele do seu gerenciador de pacotes.

Eu acabei de escrever um artigo sobre segurança no Linux, vamos esperar alguns dias e vc vai ver esse artigo aqui no VOL


Meu contato? anote ai :)
51.562532 -0.109389
51° 33' 45.1152'' N, 0° 6' 33.8004'' W


7. Re: Preciso ter medo dos Tutoriais completamente em códigos?

Panku
Panku

(usa Linux Mint)

Enviado em 28/07/2015 - 19:01h

wellington_r, obrigado pelas dicas!

hrcerq, obrigado pelas dicas!

M4iir1c10, obrigado pelas dicas; Aguardo para ler seu artigo.

Tem um software que pretendo instalar, achei vários artigos da instalação dele no Linux, porém são desde 2002 até 2012, nada atual, sendo que o próprio software já foi atualizado, as vezes cada artigo com um jeito e comandos diferentes para usar. Estou sentindo essa dificuldade no Linux. Mas não estou desistindo, só comentando.


8. Re: Preciso ter medo dos Tutoriais completamente em códigos?

José
digitalx

(usa Debian)

Enviado em 28/07/2015 - 21:41h

Panku escreveu:
Minha dúvida é a seguinte, não existe nenhum código que possa ter nesses materiais pela internet que possa ter alguma ação que pegue meus dados, comece usar meu computador como zumbi, ou coisas parecidas? Lembre-se que sou novato ainda e não conheço nem metade dos códigos existentes dentro do Terminal.

Essa paranóia se justifica no windows, no linux não precisa de tanto. Mantendo seu sistema atualizado, com um firewall ativo só usando os repositórios oficiais, a chance de ter algum problema com invasão, rootkit etc, é bem pequena.

Sobre seguir tutoriais e comandos as cegas é correto sua preocupação. Muitos usuários iniciantes querem simplesmente copiar e colar comandos sem entender o que ele realmente fazem. Agindo assim a chance de fazer mer** é bem grande. Não pelos comandos em si, mas por erro do próprio usuário.

Então, como já orientado use e abuse das páginas de manual e do parâmetro de ajuda --helper sempre que quiser saber mais sobre um comando. Mesmo não pretendendo ser um mestre do terminal, procure aprender o máximo sempre. E se não leu, vale a pena ler: http://guiafoca.org