Instalação em arquitetura AMD (x86) retornar erros do tipo "unrecoverable error"

1. Instalação em arquitetura AMD (x86) retornar erros do tipo "unrecoverable error"

Adan Ribeiro
perrang

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/08/2012 - 18:53h

Olá a todos.

Sou novo no Linux, mas não necessariamente novo lidando com Informática. Instalei uma distro do Ubuntu 12.04 para servir de base para um proxy Squid aqui na escola onde trabalho. São mais de 150 máquinas.

Como eu possuo uma máquina sub-utilizada em casa resolvi trazê-la para cá com a intenção de começar a configurá-la com o propósito de montar um proxy. Verifiquei os requisitos mínimos e vi que daria pé.

[Hardware]
Athlon XP 1800+ (Socket A)
1,5 GB RAM
HD 20 GB
Placa MSI MS 6590 (Também rotulada como KT6 Delta)
Pl. Vídeo MSI 440 8x

Então comecei a instalação e me deparei com o seguinte erro logo após o sistema iniciar a cópia dos arquivos: "The installer encountered an unrecoverable error. A desktop session will now be run so that you many investigate the problem or try installing again."

Montei um Pen-drive bootável e o erro persistiu. Decidi mudar a máquina imaginando algum erro de incompatibilidade. Peguei um Celeron D, velho (redundante!), que estava jogado num laboratório e assim instalei a cópia do CD inicial sem nenhum entrave.

Comecei então a pesquisar na internet por vários sites e fóruns até que comecei a detectar que todas as configurações citadas pelos usuários com erros similares ao meu eram de arquitetura AMD (x86).

Assim comecei a pesquisar trocentos fóruns e achei uma solução que funcionou para que eu pudesse instalar o Ubuntu no computador originalmente pretendido através de um CD de instalação do Ubuntu 12.04. Vejam:

1.Selecione "TRY Ubuntu" no USB ou CD de instalação.

2.Abra o terminal e digite: sudo apt-get remove ubiquity-slideshow-ubuntu

3.Inicie a instalação normal pelo ícone na área de trabalho.

Funcionou. Estou, nesse exato momento, brigando para aprender a configurar o Squid. Mas gostaria de saber mais. Vocês têm notícias de incompatibilidades com essa arquitetura? Estaria eu usando uma distro/versão pouco recomendada para máquinas mais velhas? O que, exatamente, faz o comando da linha "2" ali em cima?

Obrigado a todos.


  


2. Re: Instalação em arquitetura AMD (x86) retornar erros do tipo "unrecoverable error"

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 01/08/2012 - 19:03h

Soa estranho para mim pelo menos. Eu tenho um processador mais poderosoq ue o seu um AMD Duron 950MHz num micro com 128MB de RAMe nunca tive problema algum com nenhuma distribuição. Verificou se os cabos IDEE estão corretos (são todos 80 vias) e se todos os HDDs e CD/DVDs estão configurados para cable select ao inves de master e slave?


3. Re: Instalação em arquitetura AMD (x86) retornar erros do tipo "unrecoverable error"

Adan Ribeiro
perrang

(usa Ubuntu)

Enviado em 01/08/2012 - 22:58h

Boa noite!

São 80 pinos. Standard-Padrão-Que-Todos-Usam-Comprado-em-uma-Loja-Igual-a-Todas-as-Outras. :]
Mas não estão como "cable select". Eu sempre configuro as IDE's como Master/Slave. Na unha mesmo. Esse PC trabalhava com um HD Seagate de 20 Gb, Master, na mesma porta IDE do gravador de DVD, Samsung.

Mesmo tendo instalado várias distribuições você chegou a instalar o Ubuntu 12.04 nessa máquina?

Só a título de entendimento, e desculpe a estranheza, mas a marca Duron que era de segunda linha da AMD nos soquetes A (462), e que em 2004 deu lugar ao Sempron... e portanto, salvo engano meu, mesmo tendo os Durons vindo depois, não seriam eles baseados no processador AMD Athlon de mesma pinagem porém com alguns recursos desativados ou reduzidos? Ou seja: O Athlon XP de pouco mais de 1 ghz não é seria mais potente que um Duron 900 mhz?

Obrigado pela resposta!


4. Re: Instalação em arquitetura AMD (x86) retornar erros do tipo "unrecoverable error"

Robson Ítalo
robsonbr3

(usa Debian)

Enviado em 08/08/2012 - 22:42h

Amigo, nem acredito que encontrei esse tópico...
Tenho um computador com as mesmíssimas configurações de hardware citadas por você. E estou com o mesmo problema. A questão é que quando faço o "sudo apt-get remove ubiquity-slideshow-ubuntu" o terminal retorna o seguinte: "Package ubiquity-slideshow-ubuntu is not installed, so not removed". Alguma outra dica que eu possa tentar aqui. Muito obrigado!

Aproveitando para responder sua pergunta... o comando remove o pacote em questão: ubiquity-slideshow-ubuntu. Estou utilizando o mesmo ubuntu 12.04.


5. Re: Instalação em arquitetura AMD (x86) retornar erros do tipo "unrecoverable error"

Willian
ThePinkShark

(usa Slackware)

Enviado em 17/08/2012 - 00:02h

Tente mudar para cable select muitas vezes o amter/slave causa problemas desse tipo.

Sim o AMD duron é o trambolhão mesmo ahahah.


6. Re: Instalação em arquitetura AMD (x86) retornar erros do tipo "unrecoverable error"

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 17/08/2012 - 00:13h

Todas as minhas máquinas são AMD (um semprom como seu e um athlon x2)

mas eu não saberia dizer sobre a incompatibilidade, visto que os Ubuntus que usei eram antigos, minhas distros atuais de uso e trabalho não são Ubuntu e nem tipo debian, saão todas Gentoos e RPMs.

Com elas, meus AMDs funcionam bem.


7. Re: Instalação em arquitetura AMD (x86) retornar erros do tipo "unrecoverable error"

Adan Ribeiro
perrang

(usa Ubuntu)

Enviado em 17/08/2012 - 13:23h

robsonbr3 escreveu:

Amigo, nem acredito que encontrei esse tópico...
Tenho um computador com as mesmíssimas configurações de hardware citadas por você. E estou com o mesmo problema. A questão é que quando faço o "sudo apt-get remove ubiquity-slideshow-ubuntu" o terminal retorna o seguinte: "Package ubiquity-slideshow-ubuntu is not installed, so not removed". Alguma outra dica que eu possa tentar aqui.


Caro robsonbr3,

Se eu fosse você baixaria uma outra versão do Ubuntu 12.04. Baixei a minha no http://www.ubuntu-br.org/ e daí fiz o processo que expliquei acima. Funcionou sem maiores problemas.

Sobre a questão da arquitetura postada pelos companheiros, para ter certeza absoluta precisaríamos saber a configuração usada e usando a MESMA distro, pois o problema pode não ser então a arquitetura, mas sim o uso de um componente em placas compatíveis com essa arquitetura ou algo no mesmo estilo. Mas só teremos base de comparação simulando com as mesmas peças.

O tópico do robsonbr3 corroborou mais um pouquinho para essa tese quando disse que usava a mesma máquina que eu! :]

Indagar é preciso.
Meu obrigado a todos.