Evolução do Linux e da Galera do VOL

1. Evolução do Linux e da Galera do VOL

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 18/09/2010 - 11:57h

Fazem uns três anos que estou por aqui, no VOL e uns 4 que eu uso Linux.

Nesses tempos, embora muitos ainda tenham dificuldades, notei um grande aumento no número
de usuários cadastrados aqui no VOL, e esses usuários estão usando Linux, cada vez com mais facilidade.

Seria por causa da inclusão digital, dos programas governamentais, dos micros vendidos com Linux, o fato da Distribuições
estarem sendo cada vez mais aperfeiçoadas e ficando mais fáceis?

Hoje, todo Mundo conhece Linux, sabe o que é,mesmo que não use Linux.

Há 4 anos,por exemplo, o Sabayon era um Gentoo puro, todo de compilação, e não era tão fácil instalar algo nele, como hoje.

Para fazer minha impressora Epson funcionar, era preciso caçar driver GutenPrint... agora? basta instalar o Sabayon com a impressora ligada, tudo automático! rsrsrsrsr


  


2. Re: Evolução do Linux e da Galera do VOL

Carlos Fagiani Junior
TeraByteS

(usa Slackware)

Enviado em 18/09/2010 - 12:04h

Inclusão digital eu acho que não já que todos que conheço que compram comps com linux pedem pra alguem instalar windows... Eu por exemplo tenho aqui em casa 3 licensas originais de windows XP VISTA e 7... não uso nenhuma 95% do meu dia uso linux no meu PC... Acho que linux está pra quem quer e não pra quem é "forçado"... Acho mais fácil um cara que cansou do windows e quer "brincar de linux" ficar no linux...

Tô indo pro trampo agora.. flw (desculpem a falta de virgulas)


3. Re: Evolução do Linux e da Galera do VOL

Izaias
izaias

(usa Ubuntu)

Enviado em 18/09/2010 - 12:22h

Falando por mim, considero diversos fatores, mas o principal dessa evolução pode estar nas distros amigáveis. Pode ser que muitos 'dinossauros' discordem em associar 'amigabilidade=evolução', pode ser, porque não aprendi a usar uma distribuição na base do comando (ainda estou engatinhando nesses passos).

Talvez Alberto, uma boa discussão em relação ao assunto proposto em relação à evolução do Linux e que pode gerar bastante polêmica, é associar 'amigabilidade=evolução'. Muitos discordam e outros, principalmente os clicadores (rsrs), concordam com essa associação.


4. Re: Evolução do Linux e da Galera do VOL

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 18/09/2010 - 12:29h

realmente, eu também acho. o pessoal do tempo da tela preta, os Slackermaníacos, os Gentoístas,podem não achar isso uma evolução.
eu gosto as duas coisas, os comandos, mas também os recursos via GUIs.


5. Re: Evolução do Linux e da Galera do VOL

Izaias
izaias

(usa Ubuntu)

Enviado em 18/09/2010 - 12:38h

Você que tem mais experiência pode dizer, qual foi a primeira distro amigável? O Kurumim? Realmente não sei. Talvez a idéia de desenvolvedores em dispor uma distribuição amigável a usuários comuns, podemos considerar uma evolução de mentalidade. Por esse ponto o 'pessoal da tela preta', como você diz(rsrs), está com a razão.


6. ...

Glauber GF
mcnd2

(usa Debian)

Enviado em 18/09/2010 - 12:40h

Nos dias de hoje, com certeza é muito mais fácil usar GNU/Linux do que a uns 4 anos atrás.

Há evolução depende de quem está por traz dos teclados.

Por linha de comando você faz tudo no linux.
Por interface gráfica você faz quase tudo.

Vlw...


7. Re: Evolução do Linux e da Galera do VOL

andre
tatuiano

(usa Slackware)

Enviado em 18/09/2010 - 12:51h

eu estou usando linux efetivamente a um ano.e com certeza ficou mais facil de usar,isso ajuda.mas tambem gosto da linha de comando apesar de ser fraco nelas ainda rsrsr.
mas instalei o slak para poder melhorar um pouco essa parte.sinceramente adorei.
Windows so na empresa.eo melhor meus filhos tambem nao sentem falta do windows,e estao aprendendo a usar o linux.quando estiverem adultos com certezao irao optar pelo Linux tambem.


capitcha slackware.rsrsrs


8. Re: Evolução do Linux e da Galera do VOL

Alberto Federman Neto.
albfneto

(usa Sabayon)

Enviado em 18/09/2010 - 13:24h

a muitos anos, usei um pouco o Debian e também Unix, mas quando voltei a usar Linux, a 4 anos, foi com Kurumin 7, usei um tempinho, depois comecei a experimentar muita coisa, Ubuntu,slackware, arch, debian novo, Mint, Mandriva, Elive, Sabayon,Gobolinux, Litrix etc... umas 40 ou 50.
o sabayon me fez curioso de conhece gentoo, e ai comecei a usar gentoo também.
atualmente tenho distros favoritas, todas de arquitetura gentoo ou red-hat, as duas que mais gosto.


9. Re: Evolução do Linux e da Galera do VOL

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 20/09/2010 - 18:21h

Usei exclusivamente windows até 2008, qdo conheci numa banca de jornal o ubuntu 8.04.
A facilidade e a velocidade da instalação somada a detecção automatica de todo hardware foi algo que me "fascinou".
Esses pc populares tem linux de pessima qualidade. Se viessem com ubuntu ou mandriva com um pequeno manual creio que o cenario atual seria diferente. Não coneheço ninguem que não tenha formatado o pc e instalado o xp-irata.
A divulgação de linux em programas como olhar digital tbem tem colaborado p/ aumento do numero de usarios.
Em 2010 só não usa linux quem não quer... pq tá facil demais... logicamente usando distros como ubuntu, mandriva, fedora e linuxmint.


10. Re: Evolução do Linux e da Galera do VOL

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 20/09/2010 - 18:49h

pois é, muita gente que vem aqui em casa fala que não quer mecher no meu pc só porque é linux e DIZEM ser difícil de usar.

Aconteceu um caso curioso comigo...

<era uma vez>

Minha mãe foi pesquisar uma parada na net e ao ligar meu computador disse:
-Filho, tem vírus no seu computador
-Vírus? impossível!! -Retruquei
-É, fez sumir aquela barrinha que fica aqui em baixo e o botão inicar, até o mouse (cursor) e o ícone do meu computador no mudou!!
-É assim mesmo

Depois de algum tempo tentando explicar para ela como era um dock (eu uso um dock) e que o menu das janelas ficava numa barra superior (estilo mac), assim como os botões das janelas, minha mãe disse:
-Desisto, seu computador é muito difícil, por que você não usa o comúm (chorei ao ver minha mãe chamar o ruindows de comúm)

Em outro caso, minha prima veio me perguntar:
-Lucas, cadê o ezinhho da internet? (se referindo ao ícone do internet explorer, pois desejava entrar em seu orkut) - Nessa hora me deu vontade de chutar ele continuamente...

</era uma vez>


11. Re: Evolução do Linux e da Galera do VOL

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 20/09/2010 - 19:14h

A maioria das pessoas é resistente às mudanças!
Usar linux exige uma mudança de comportamento que a gde maioria não tá a fim de fazer por comodismo e/ou preguiça!


12. é

Diego Felipe de Araújo
tecnicodiegorato

(usa Ubuntu)

Enviado em 20/09/2010 - 19:35h

nem tudo são flores, o comodismo como o amigo clodoaldops citou é algo que atrasa o progresso, fico imaginando o pessoal mais antigo do Banco do Brasil como devem ter sofrido, mas hoje quando entro em uma agência do BB e vejo o kde 3.5.9 rodando em quanto converso com minha gerente, ela abre uma janela do terminal, chama um programa via texto com a mesma facilidade de quando entrei na agência a uns 6 anos atrás e ela clicou no icone para abrir o programa no windows XP.

mas como diz o ditado: "o gado passa fome quando muda a cor da grama."



01 02



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts