
Teixeira
(usa Linux Mint)
Enviado em 20/08/2010 - 10:20h
Eu nunca tive problemas desse tipo entre Windows vs. Linux, pois os comandos que uso são bastante diferentes.
E se tiver de interrmper ou desligar o Linux via console eu geralmente uso halt, shutdown ou reboot conforme o caso.
Mas para não dizer que NUNCA... eu me confundia muito (de forma irritante) quando pretendia escrever em Clipper com sintaxe do Cobol (por exemplo, "pict" em lugar de "pic" - e só depois de uns mil picts eu ia perceber a "antice").
No Clipper criei um mau-costume, uma espécie de vício: Eu já não escrevia mais fluxogramas nem mesmo os pesudocódigos, e saía desenvolvendo "intuitivamente" e "a quente" sem grandes preocupações.
Minha justificativa (perante mim mesmo) era baseada num excesso de confiança, devido à minha prática que eu julgava ser bastante extensa (mas nem sempre suficiente para evitar a influência da lei de Murphy).
Em cerca de 80% das vezes eu me dava bem, mas quando dava problema era sempre mais difícil de detectar.
Esse tipo de vício dá muito trabalho para ser erradicado.
Por isso sempre aconselho aos programadores estreantes para documentarem ao máximo tudo aquilo que estão fazendo.
O "cuidado exagerado" de hoje pode ser a ausência de dores de cabeça amanhã.