Como convencer alguém que o Software livre é melhor? [RESOLVIDO]

1. Como convencer alguém que o Software livre é melhor? [RESOLVIDO]

Lucas M.R.
Lucasmr

(usa Debian)

Enviado em 11/12/2015 - 00:49h

Não tenho um argumento para essa resposta se não "O software livre vc pode editar como bem entender e vc sabe oq ele está fazendo na sua máquina" Mas convenhamos que isso não convence MTA gente.. Afinal não é tdo mundo q saiba programar ou q tenha interesse.. E bem.. Se n sabem ler um código fonte não vão saber oq o software está fazendo mesmo tendo acesso a ele.. Bom.. Então gostaria de saber.. Que argumentos usar? Sei que software livre é mais que isso! Mas como convencer um leigo (e ate mesmo um usuário avançado) que o software livre é o melhor?


  


2. Re: Como convencer alguém que o Software livre é melhor? [RESOLVIDO]

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Red Hat)

Enviado em 11/12/2015 - 01:25h

Minha opinião de noob:

Que eu saiba um bom argumento para defesa de software livre para usuários avançados é a questão da resolução de bugs e da possibilidade de desenvolvimento, poder olhar os códigos ajuda muito, tem também a comparação que R.Stallman faz do SL com uma receita de comida que é bem bacana (veja documentários no Youtube), outra coisa interessante é alertar que o mundo está mudando, a revolução de poder está trazendo novas formar de organizar o mundo, e de certa forma essas novas formas de organizar acontecem através da internet... poder olher o código que jogam a gente para usar? É um bom mecanismo de defesa e de liberdade, os caras mascaram que roubam seus dados com as redes sociais que você usa, agora imaginem se começarem a fazer isso com o software?(Microsoft?Cortana?) Eu acho que se os códigos forem fechados fica muito mais dificíl lidar com essas coisas né?



3. Re: Como convencer alguém que o Software livre é melhor? [RESOLVIDO]

Fábio Berbert de Paula
fabio

(usa Debian)

Enviado em 11/12/2015 - 04:31h

Vou garantir minha vaga no tópico...

Eu quando vou explicar para leigo apelo para o lado da segurança, só o fato de você poder navegar pela internet e abrir seus e-mails sem se preocupar em instalar antivírus já é um baita argumento.

Aí se a pessoa se interessa foco em outros argumentos mais elegantes rs



4. Eu vou dar minha opinião sincera!

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/12/2015 - 05:55h

Cara, o simples fato de você usar o que é seu, que ninguém pode dizer que é pirateado, que um dia sua licença vai acabar ou que vai chegar uma versão mais nova e você terá que comprar essa atualização para seu software proprietário, que por sinal, você já desembolsou uma boa grana já é uma argumento considerável, mas convenhamos, hoje em dia não conheço ninguém que use um software pirata com peso na consciência. É algo Tão banal nos dias de hoje que as pessoas o fazem sem nem perceber que estão fazendo um crime cibernético e que, além de ser algo errado, podem ser presas e processadas.

Não conheço as pessoas que você pretende debater sobre esse assunto meu caro, mas acredite, o melhor que você tem a fazer é se ter como exemplo. Acho que debater que esse software é melhor ou aquele é pior raramente chega a um ponto em comum. Sou crente e a bíblia diz que uma das melhores maneiras de se evangelizar é ter você mesmo como exemplo de evangelho. Quando as pessoas veem em você uma mudança drástica, elas ficam curiosas em saber o que aconteceu e é nesse momento que você passa a palavra. No seu caso, vez ou outra, fale das vantagens que você encontra no Linux comparado ao Windows, ou dos softwares que você usa comparado ao dos seus colegas. Por exemplo, sempre que estou na casa de um amigo e o ruindows dele trava eu falo "poxa faz tempo que não vejo um computador travar, windows é tenso mesmo.." lembre-se em falar o nome WINDOWS mesmo, sem muito caçoar, pois terá um ar de seriedade, se você falar com um jeito de zombação a pessoa pode ver isso como algo pessoal e tomar pra si a bandeira do Windows, então você nada mais vai tá fazendo do que criar um novo rival.

Espero ter contribuído com algo!

OBS> Meu português é uma droga, me perdoem.. rsrs

Viva o Ladro Livre da Força!




5. Re: Como convencer alguém que o Software livre é melhor? [RESOLVIDO]

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 11/12/2015 - 08:51h

fabio escreveu:

Vou garantir minha vaga no tópico...

Eu quando vou explicar para leigo apelo para o lado da segurança, só o fato de você poder navegar pela internet e abrir seus e-mails sem se preocupar em instalar antivírus já é um baita argumento.

Aí se a pessoa se interessa foco em outros argumentos mais elegantes rs


+1
Qdo vêem notebook esposa e filha que usam redes sociais sem antivírus , se convencem facilmente





6. Re: Como convencer alguém que o Software livre é melhor? [RESOLVIDO]

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 11/12/2015 - 09:32h

Bom dia, Lucas.

O fato de você não ter conhecimento para ler e editar um código não torna o acesso ao código desnecessário. Mesmo que você não o faça, outras pessoas estarão auditando e melhorando o código por você. No caso de códigos proprietários isso não é possível e você fica a mercê do fornecedor. Programas não auditáveis são um perigo para o usuário, pois ele não tem como saber que realmente está usando um sistema seguro e confiável (vide denúncias do Edward Snowden).

A questão de não ficar se preocupando com renovação de licenças ou ativação de chaves seriais também faz uma bela diferença. Fora isso ainda tem outro fator: software livre normalmente já vem com todos os recursos que você precisa, enquanto software proprietário muitas vezes oferece os recursos em proporção ao plano que você está pagando.

Outra coisa legal do software livre é a possibilidade de fazer forks (bifurcar o projeto). Isso é importante porque se um projeto está tomando um rumo que você (ou outra pessoa) não concorda, é possível alterá-lo e transformá-lo em um novo projeto de software. Isso faz muita diferença e foi o que deu origem a projetos como LibreOffice, MariaDB, MATE Desktop, entre outros.

No mais, concordo com o que o colega acima falou: tentar convencer os demais a preferir o software livre, embora seja uma iniciativa bem intencionada (creio eu), é ineficaz, especialmente quando parece algo pessoal. Já esquentei muito a cabeça com isso, não vale a pena.

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira


7. Re: Como convencer alguém que o Software livre é melhor? [RESOLVIDO]

Andre Ribeiro da Costa
andr3ribeiro

(usa Arch Linux)

Enviado em 11/12/2015 - 12:52h



Palavras do Mestre!


8. Re: Como convencer alguém que o Software livre é melhor? [RESOLVIDO]

LinuxWalker
Delusion

(usa Debian)

Enviado em 11/12/2015 - 13:40h

hrcerq escreveu:
Mesmo que você não leia o código, outras pessoas farão isso por você. No caso de códigos proprietários isso não é possível e você fica a mercê do fornecedor.
Hugo Cerqueira

+1
ou seja;
existe mais gente analisando o código, e sem interesse financeiro.

Maaaas, eu não tento convencer ninguém e, se algum amigo ou familiar me pede ajuda com notes ou desks eu deixo bem claro que só entendo de linux, "windows é mais complicado... em cada versão as coisas mudam..." sempre falo isso :)
e funciona, ahahahha
Não sou user avançado, nem mesmo intermediário, e já apresentei distros linux para pelo menos umas 30 pessoas que me pediram ao longo desses quase 2 anos que o utilizo.


--------------------------------
Distros:
antergos: https://antergos.com/
xubuntu: http://xubuntu.org/
sabayon: https://www.sabayon.org/



9. Re: Como convencer alguém que o Software livre é melhor? [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 11/12/2015 - 13:48h

Quando apresento o Linux para uma pessoa que despertou o interesse sobre Software Livre, digo que as principais vantagens - como já mencionado pelos colegas - é a segurança e a liberdade. O usuário não precisa se preocupar com vírus e malwares, nem com formatações a cada N meses pelo fato do sistema ficar lento com o tempo (isso não existe em Linux), além do medo daquele software expirar por ineficiência do crack.

Agora, eu não digo somente vantagens; também menciono as desvantagens, assim a pessoa conhece e pensa se vale a pena ou não migrar totalmente para Software Livre. Digo que a principal desvantagem é a falta dos principais softwares do mercado, como os pacotes da Adobe e o Microsoft Office. Quando a pessoa diz que utiliza frequentemente o Office da Microsoft, recomendo que ela baixe o LibreOffice para Windows e tente utilizá-lo por uma semana, ai se o resultado for bom indico uma distribuição para esta pessoa. Em outros casos, como as pessoas que trabalham com conteúdo multimídia - utilização dos pacotes Adobes - recomendo dual boot, ou a compra de um Mac. :-)






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts