Script para sincronizar google drive nativo do linux

1. Script para sincronizar google drive nativo do linux

Mauro Juliani Junior
maurojulianijuni

(usa Linux Mint)

Enviado em 29/06/2022 - 15:00h

Olá pessoal!
Estou tentando criar um script que envie meus arquivos de determinadas pastas para o google drive e busque-os de lá para sincronizar os arquivos entre dois computadores, pois tenho uma máquina que está sempre fixa e uma que vai comigo quando saio da minha estação.

Sem usar nenhum outro programa como o Rclone ou semelhantes, eu tentei fazer isso no Ubuntu 22.04 e no Linux mint 20.03 cinnamon usando a ferramenta de contas online do gnome. Cadastrei a conta, consigo copiar e colar arquivos de ca pra lá e de lá pra cá numa boa. Entretanto, estou tentando automatizar com um script para tornar isso menos manual. Tenho acesso a pasta e meu script consegue enviar os arquivos da minha pasta para o google drive usando o comando cp. A única barreira aqui foi encontrar o ID de cada uma das pastas que eu queria sincronizar, mas depois que eu achei cada uma, foi tranquilo pra enviar.

Agora vem o meu problema. Se eu pedir que o google drive execute um cp trazendo o arquivo do google drive para minha máquina, ele cosegue trazer os arquivos, mas no lugar do nome dos arquivos ele traz o ID de cada arquivo na plataforma do google drive. Perdendo assim a possobilidade de eu fazer uma sincronização.

Inclusive se eu der um ls -l na pasta eu não consigo ver o nome dos arquivos, somente o ID deles no google drive conforme a imagem anexa.

Algum de vocês tentou fazer esse tipo de coisa e usou algum comando diferente ou tem alguma ideia de como eu poderia fazer isso via shell script?

Eu voltei há pouco tempo pro Linux e sempre usei google drive e onedrive no windows para sincronizar meus arquivos. Então migrar pra um dropbox (que tem cliente oficial) não é uma opção para o momento por conta do preço do armazenamento e da problemática de mover tudo. Até criei um servidor nextcloud com minha raspberry pi aqui pra quebrar um galho mas deu pau na plaquinha ontem e to procurando uma forma mais estável de fazer isso.


  


2. Re: Script para sincronizar google drive nativo do linux

Xerxes
xerxeslins

(usa Linux Mint)

Enviado em 01/07/2022 - 19:14h


Você já viu o insync?

https://www.insynchq.com/

Não sei quanto custa hoje. Porém, eu tive a sorte danada de pegar grátis, quando era temporariamente grátis.

Ele faz isso aí que você quer.

Mesmo tendo que comprar, pode valer a pena.

--
Chega uma hora na vida que você só quer bater o prego e não perder tempo estudando a ciência da construção de um martelo.







Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts