Qual a diferença entre C e C++?

1. Qual a diferença entre C e C++?

João Cagnoni
joaocagnoni

(usa Debian)

Enviado em 13/09/2008 - 12:36h

Já estou há algum tempo me interessando por C++, e tenho um conhecimento razoável (pelo menos para interpretar códigos em C++). Eu venho do bom, simples, fácil e velho PHP.

A minha dúvida é a seguinte... Eu comecei direto em C++ e não aprendi nada de C, então queria saber qual é a diferença entre essas duas linguagens e também quais são as suas limitações. A única coisa que eu sei é que C++ é melhor para trabalhar com objeto. Tem algo mais?


  


2. Re: Qual a diferença entre C e C++?

Pedro
javamizer

(usa Suse)

Enviado em 13/09/2008 - 14:52h

C é procedural e C++ é orientado a objeto.


3. Re: Qual a diferença entre C e C++?

Jose Ribeiro
joserribeirojuni

(usa CentOS)

Enviado em 13/09/2008 - 14:58h

Alguns livros dizem também é C++ não é apenas um avanço do C, é um linguagem diferente é muito mais poderoza, e do de fato é !
rsrsrs
Abração !


4. Eita...

Michele Oliveira Soares
pink

(usa Ubuntu)

Enviado em 13/09/2008 - 22:51h

Boa noite!!!!!!!
Então a linguagem C (derivada da B) é estruturada, altamente bem implementada (alguns consideram a melhor linguagem de programação existente), usada para desenvolver os Sistemas Operacionais mais famosos existentes, como o Unix, Linux e Windows. Essa linguagem famosa permite trabalhar diretamente com os endereços de memória (ponteiros), o que permite que programadores experientes façam programas com um ótimo gerenciamento de memória. Apenas um detalhe, para a a perfeita compilação/execução do programa é preciso salvar o programa com a extensão *.c pois em C++ salva-se com a extensão *.cpp
Já em linguagem C++ permite programação estruturada e orientada a objetos, é uma evolução do C. Tem todas as vantagens do C, mas permite a criação de objetos, graças ao novo (não tão novo assim...) paradigma. Hoje o Windows, como outros softwares da Micro$oft, é feito em C++.
Exemplos de cada linguagem:
C
#include <stdio.h>

int main()
{
printf ("Ola Mundo!");
return 0;
}

C++
#include <iostream.h>

int main()
{
cout << "Ola Mundo!" << endl;
return 0;
}

É isso aí, espero ter ajudado...



5. Re: Qual a diferença entre C e C++?

Fagner Amaral de Souza Candido
f_Candido

(usa Ubuntu)

Enviado em 14/09/2008 - 00:04h

Olá,
Os comentário acima são bastante esclarecedores. Mas vale lembrar, que as linguagens tem(deveriam) propósitos. Logo, é válido pensar, o que deseja fazer. Tão logo a resposta surge, fazendo um estudo de caso, visando escolher a melhor linguagem com seu paradigma. Então, cabe você Programador, escolher qual destas.

Abraços


6. Re: Qual a diferença entre C e C++?

João Cagnoni
joaocagnoni

(usa Debian)

Enviado em 14/09/2008 - 00:12h

Eu já escolhi, optei por C++. Só uma dúvida... Esse include stdio.h também está disponível em C++? O printf usado no exemplo também funciona em C++, correto?


7. Re: Qual a diferença entre C e C++?

Leandro Santiago
tenchi

(usa Slackware)

Enviado em 14/09/2008 - 00:31h

C++ tem coisas interessantes como templates. As própria classes vector e list (que abstraem muitas operações que em em vetor e listas seriam extremamente chatas e suscetíveis a erros (humanos)) são templates.
Estou aprendendo agora a programar orientado a objetos. É uma maneira totalmente nova - ao menos para mim - de programar. Não se decide programar em esta ou outra linguagem: deve-se ver em qual situação tal linguagem se sairá melhor.
Hoje em dia há uma briga muito grande entre as linguagens, principalmente entre as orientadas a objetos: python, java, c# e/ou ruby. C++ ainda é muito utilizado, e há excelentes frameworks - livres - muito bons, dentre eles o famoso Qt (usa o KDE?, pois é, ele é a obra prima feita em Qt) e wxWindows, utilizado por muitos programas, como aMule, Audacity, etc. Todos são multiplataforma, ao contrário daquele Turbo C++ que vivem querendo oferecer à universitários novatos :-) Já aconteceu comigo. Aí eu disse: "Mamãe me disse para não aceitar qualquer droga que me ofereçam" :-) hauahuahauhaua

Com C++ você ganha muito tempo ao não perder tempo com coisas simples que C te obriga a pensar. Mas programar em C é mais legal! Hoje em dia muitos programas - principalmente em software livre - são feitos em C por isto mesmo: por serem divertidos de programar. É lógico que não há muita diversão quando você fica um final de semana todo para descobrir para onde diabos aquele ponteiro apontava...


8. Re: Qual a diferença entre C e C++?

Leandro Santiago
tenchi

(usa Slackware)

Enviado em 14/09/2008 - 00:33h

Ah, C++ faz tudo que C faz. Inclusive você pode utilizar tudo o que criou em seus programas em C++: funções, variáveis, tipos, etc.
Dá até para programar em C++ sem orientação à objetos, coisa impossível em java, embora isto seja meio sem sentido... hauahuah






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts