Problema com jogo da velha [RESOLVIDO]

1. Problema com jogo da velha [RESOLVIDO]

Victocha
victocha

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/08/2012 - 01:16h

Olá pessoas! Nesta madrugada de sábado decidi colocar a mão na massa para construir um pequeno jogo da velha, mas já de cara estou apanhando para printfs, rsrs.

Montei o tabuleiro normalmente, e posicionei algumas funções de modo que quando chamá-las irão desenhar o X ou o *, o problema é que a função apenas recebe o parâmetro linha coluna e printa,mas quando isto acontece o tabuleiro anda junto com o X .

Com um porquinho de arte ascii vou ilustrar para vocês:


O tabuleiro:

| |
----|-----|-----
| |
----|-----|-----
| |



O tabuleiro quando chamada a função draw(); que está devidamente posicionada entre os printfs:

X | |
----|-----|-----
| |
----|-----|-----
| |


Observou a barra?



Este é o problema =]


Podem me dar uma mão rapazeada de plantão?




  


2. Re: Problema com jogo da velha [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/08/2012 - 01:31h

Você deveria mostrar o pedaço do código.

Mas a solução, segundo uma pessoa daqui do fórum mostrou, mais simples, é a de escrever o X apenas no lugar da tela onde ele vai. Não sei como você está fazendo e se fez isso ou parecido.

A menos que cada linha seja uma string com caracteres e você altere um caracter de dentro da string com a jogada e imprima a string inteira toda vez.

*** ADD ***

O espaçamento das casas na sua ilustração está desigual.


3. Re: Problema com jogo da velha [RESOLVIDO]

Victocha
victocha

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/08/2012 - 01:49h

Amigo, o código está mais ou menos assim(lembrando que isto é só para testar, ainda irei implementar a mecânica do jogo):


#include <stdio.h>

void jogo(){

printf("X");

}

int main(void){

jogo();
printf(" | |\n");
printf("----");printf("|");printf("----");printf("|");printf("----\n");
printf(" | |\n");
printf("----");printf("|");printf("----");printf("|");printf("----\n");
printf(" | |\n");

return 0;
}









4. Re: Problema com jogo da velha [RESOLVIDO]

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 05/08/2012 - 02:11h

victocha escreveu:

Amigo, o código está mais ou menos assim(lembrando que isto é só para testar, ainda irei implementar a mecânica do jogo):


#include <stdio.h>

void jogo(){

printf("X");

}

int main(void){

jogo();
printf(" | |\n");
printf("----");printf("|");printf("----");printf("|");printf("----\n");
printf(" | |\n");
printf("----");printf("|");printf("----");printf("|");printf("----\n");
printf(" | |\n");

return 0;
}




O tal printf:

printf ("\ 033[LINHA;COLUNAH%c",caracter); 


LINHA é o número da linha
COLUNA é o número da coluna
H é depois do número da coluna
%c é o de sempre.

Imprime um caracter nessa linha e coluna.

printf("----");printf("|");printf("----");printf("|");printf("----\n"); 


Melhor colocar isso num printf único. Melhor usar três ou cinco '-' de espaço, que é número ímpar.

printf("\ 033[LINHA;COLUNAH-----+-----+-----"); 


Melhor testar porque isso funciona em shell e pode haver algum detalhe que tenha escapado em C.

A barra e o zero três três são juntos. Senão sai assim: '{TTEXTO}33'



5. Re: Problema com jogo da velha [RESOLVIDO]

VM
tn4ehi

(usa Outra)

Enviado em 05/08/2012 - 04:06h

Use matrizes bidimensionais. Lembre-se que você precisa recuperar esses valores depois.

Segue EXEMPLO de interface comentado: http://sprunge.us/EOGJ?c

Com isso em mente, basta criar o loop de jogadas com um ou dois jogadores. Se quiser criar um modo 1 x pc , eu recomendaria não só fazer jogadas aleatórias, mas analisar as possíveis jogadas corretas. Em um tabuleiro de 3x3 isso é fácil de fazer e seu jogo ainda ganha um toque de inteligencia artificial, fica a dica.


6. Re: Problema com jogo da velha [RESOLVIDO]

Victocha
victocha

(usa Ubuntu)

Enviado em 05/08/2012 - 12:42h

Listeiro,para ser sincero não entendi o que você quis dizer, e tn4ehi o link está quebrado =/

Mas enfim... encontrei um tópico em que o indivíduo usa numeros para representar a linah e a coluna, fazendo isto ele meio que burla o deslocamento da barra. Só vendo para explicar,o importante é que funcionou. Obrigado pela atenção,até mais!


7. Re: Problema com jogo da velha [RESOLVIDO]

VM
tn4ehi

(usa Outra)

Enviado em 05/08/2012 - 14:24h

victocha escreveu:

Listeiro,para ser sincero não entendi o que você quis dizer, e tn4ehi o link está quebrado =/

Mas enfim... encontrei um tópico em que o indivíduo usa numeros para representar a linah e a coluna, fazendo isto ele meio que burla o deslocamento da barra. Só vendo para explicar,o importante é que funcionou. Obrigado pela atenção,até mais!


Estranho, estou acessando normalmente aqui. Você já é a segunda pessoa que me reclama de um link do sprunge. Você pode por favor me enviar um traceroute da sua conexão? (digite traceroute sprunge.us no seu terminal e mande o retorno).

Agradeço.


8. Fiz um jogo da velha em java

Marcelo Ribeiro de Oliveira
ticblaster

(usa Ubuntu)

Enviado em 07/12/2012 - 17:06h

fiz um jogo da velha para celular de graça que tem um nível 4 que não perde nunca!
link do app:
play.google.com/store/apps/details?id=com.blasterbit.TicTacToe
É bom para aprender!
www.youtube.com/watch?v=QtgJ4Zr3T0o

Se quiser umas dicas ou parte do Código Fonte, é só mandar uma msg pvt ticblaster [arroba] GMAIL .







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