Como detectar porta do modem Hauwei E156B?

1. Como detectar porta do modem Hauwei E156B?

Marcelo Alves Cardoso dos Santos
malvescardoso

(usa Linux Mint)

Enviado em 18/02/2010 - 11:23h

A situação é essa: minha esposa tem um note CCE, com aquele Satux Linux instalado :P. Nele, nossa conexão Claro 3G não está funcionando. Para tentar rodar, segui essa dica:
-----------------------------------------------------------
Conectando com Claro 3G no Ubuntu

A conexão à Internet pelo sistema Claro 3G a partir do Linux é simples – Lembre-se que não passa de uma conexão discada e como tal basta usar o mesmo procedimento que você faria em uma conexão via linha telefônica convencional.
O 3G (ou se preferirem o “GGG” – só pra ficar com tom irônico) tem sido bastante útil visto que aqui pelas vizinhanças somos solenemente ignorados por outras operadoras de telefonia e Internet. Como já disse várias vezes o serviço ainda precisa melhorar muito para se tornar competitivo, mas é melhor do que a discagem via telefonia convencional com 56kbps. Só que pra mim não serviria se não funcionasse no Linux visto que não uso Windows então após ler e reler muita coisa por ai acabei fazendo o bicho funcionar pela maneira mais simples que poderia existir.
Antes de mais nada, vale destacar uma curiosidade que notei em meu sistema: O modem HUAWEI E226 só teve suas portas adequadamente ativadas e funcionou corretamente no Linux quando ele foi conectado a porta USB antes de ligar o computador. Talvez seja uma falha no meu sistema Ubuntu 7.10 – o Gutsy Gibbon que já está cheio de gambiarras, ou realmente uma falha no kernel 2.6.14. não sei.

Por que o pppconfig?
A grande vantagem de se usar o pppconfig para conexão no Linux é que ele pode disparar a sua conexão tão logo você inicie o sistema. Assim você evita a tediosa tarefa de abrir mais uma programa só para conectar na Internet.
Se você quiser usar outro discador como o Wvdial, GnomePPP, kppp etc é possível desde que use os parâmetros descritos aqui (no fim da página há um resumo delas).
Configurando
O procedimento deverá ser feito sempre pela linha de comandos como root. Então após abrir um terminal (seja no gnome ou no KDE) e em seguida adquirir direitos de superusuário (su ou sudo) e realize os procedimentos a seguir.
1 – digite o comando pppconfig para ver a tela do configurador:

2 – Escolha a primera opção (Create – Criar nova conexão) e tecle ENTER:

3 – Digite o nome da conexão e tecle ENTER:

Pode ser o nome que você quiser, mas fica uma dica: Usando o nome padrão “provider” será possível poderá conectar apenas digitando “pon” e a conexão também será feita automaticamente no boot.

4 – Configuração do DNS:

Caso opte pela opção “Estático” você só poderá digitar estes endereços (nas duas próximas telas). Optando por “Dinâmico” você não precisará se preocupar com isso visto que o discador usará o DNS padrão da Claro e no caso de escolher a opção “Nenhum” você poderá incluir os dois servidores manualmente no seu arquivo /etc/resolv.conf.
Apesar de parecer que a opção “Dinâmico” é mais interessante (talvez porque você não sabe qual é o endereço IP do DNS) nem sempre isso será verdade. Meus problemas com a conexão pelo Linux nos primeiros momentos eram causadas principalmente por causa desse serviço e neste caso optei por usar a configuração manual onde posso definir os endereços do OpenDNS que são 208.67.222.222 e/ou 208.67.220.220).
- DNS primário

Embora a Claro forneça um DNS, talvez você seja mais feliz usando o serviço do OpenDNS.
- DNS secundário

5 – Na tela de método de autenticação eu acredito que o método PAP funciona na boa, mas como na configuração do Windows ela fica como CHAP e eu configurei assim e foi na boa então use CHAP

6 – O nome do usuário e a senha são definidos nas duas telas seguintes e você usará usuário “claro” e senha “claro”
- Usuário:

-Senha:

7 – Na página seguinte (Velocidade) o valor padrão é 115200 (115kbps) mas eu mudei para 460800 e para tal basta digitar este novo valor.

Apesar de 460800 = 460kbps estar abaixo da velocidade 500kbps e 1mbps (velocidades oferecidas pela Claro) este valor é detectado automaticamente por outros discadores que fazem teste da porta (como o wvdial, por exemplo) antes de iniciar qualquer conexão e por isso EU ACHO QUE não interfere na velocidade da sua conexão. Eu a usei meramente por causa disso: outros discadores indicaram este valor durante os seus testes e eu não vi problemas com isso.
8 – Na tela seguinte você deve escolher o método de discagem (Tom ou Pulso).

A menos que na sua cidade a claro use um sistema mecânico para completar ligações ou sinais de fumaça (acho que não existe nenhuma operadora de telefonia no mundo que mais opere exclusivamente em modo pulso) você deverá escolher a opção Tom.
9 – O número telefônico a discar é “*99***1#” – pelo menos aqui no Rio o número é esse. Não sei se em outras localidades o número é outro e ai para descobrir você precisaria tentar uma conexão pelo Windows para ver suas propriedades.

10 – Na próxima tela você deve responder se quer que o pppconfig detecte o seu modem ou se você prefere digitar manualmente. Você pode até responder “sim”, mas geralmente ele não vai adivinhar a porta que seu modem então se quiser poupar tempo responda “não”.

Caso responda “sim” você será levado a uma tela com a lista de portas que o pppconfig acha que é um modem, mas como disse ele pode não encontrar nada a não ser a opção manual onde você digita a porta desejada.

No artigo anterior eu disse que o modem HUAWEI E226 ao ser corretamente reconhecido pelo sistema apresenta de duas a quatro portas no /dev, mas a que você deve configurar aqui como sendo a porta do modem é a “/dev/ttyUSB0″. As demais portas devem estar lá mas não sei porque não funcionam como modem… vá entender!

Obs: Se você estiver usando este artigo como base para configurar o seu modem que é de qualquer outro modelo, fabricante etc a porta pode não ser essa.
11 – Prontinho! Agora você verá uma tela com um resumo das opções escolhidas e basta escolher a opção “Finalizado” para salvar e voltar ao menu principal.

Teclando enter na opção para finalizar “Finished” você verá uma tela dizendo exatamente isso basta teclar ENTER para voltar ao menu principal (aquele do primeiro passo) e em escolher a opção “Sair” para sair do pppconfig.

Conectando/desconectando
Agora que a sua conexão está configurada, para conectar basta digitar no terminal (considerando que tenha chamado a conexão de “claro3g”):
$ pon claro3g
Para desconectar digite:
$ poff claro3g
Lembrando (novamente) se o nome da conexão (definido no passo 3) for “provider” você não precisa digitar isso. Este é o nome padrão da conexão e toda vez que você tentar usar “pon” ou “poff” sem especificar o nome da conexão o sistema vai procurar se existe uma configuração com este nome e se existir ela ser usada para conexão.
E também toda vez que iniciar o computador a discagem será iniciada automaticamente.
Usando outro discador
Usar outro discador é simples, basta iniciar o seu configurador, ou abrir o seu arquivo de configuração e usar as seguintes informações:
• Número de Telefone: *99***1#
• Nome do usuário no ISP: claro
• Senha no ISP: claro
• Velocidade da porta: 460800
• Porta COM do modem: /dev/ttyUSB0
• Método de autenticação: CHAP
Concluindo
Algumas pessoas configuram o APN, mudam as strings de inicialização, espetam mais uma agulha no bonequinho de vudu do Bill Gates, pula três ondas no mar etc, mas nada disso foi preciso, apenas com estes passos eu tenho navegado sem problemas aqui em minha casa e para não dizer que só funciona comigo posso assegurar que outros colegas que possuem o mesmo serviço/sistema também aprovaram este tutorial.
Agora é só conectar e aproveitar seu novo acesso a Internet via Linux.
E não deixe de comentar para tirar suas dúvidas ou dizer se serviu ou não.
Só um complemento: Se você enfrentar problemas do tipo “Conecta mas não navega” (o que geralmente pode ser constatado com o comando ping) então certamente a culpa é do DNS. Dê uma lida no artigo sobre Networkmanager que o problema é resolvido com apenas uma linha de configuração no serviço do PPPD http://blog.welrbraga.eti.br/?p=140
-----------------------------------------------------------

A instalação e a configuração do pppconfig foram fáceis. Só não funcionou, acredito, por causa da diferença do modelo do modem, que não corresponde ao da dica (HUAWEI E226). O meu é um HUAWEI E156B. Mas isso, o autor da dica já alerta:
Obs: Se você estiver usando este artigo como base para configurar o seu modem que é de qualquer outro modelo, fabricante etc a porta pode não ser essa.
Então, agora, acreditando que essa dica seja a solução, quero saber como fazer para identificar corretamente a porta do meu modem no Satux. No Ubuntu 9.10, que tenho instalado em meu note, já verifiquei, é a mesma da dica: /dev/ttyUSB0.

Obrigado.

Fiquem com Deus.


  


2. Re: Como detectar porta do modem Hauwei E156B?

Luiz
oestlinux

(usa Kurumin)

Enviado em 19/02/2010 - 23:58h

De uma olhada em http://www.vivaolinux.com.br/script/Huawei-Claro-Configurar-modem-Huawei-no-Linux baixe o arquivo clicando na opção dowload e o execute no statux.
Espero que a dica possa lhe ter ajudado.


3. Re: Como detectar porta do modem Hauwei E156B?

Marcelo Alves Cardoso dos Santos
malvescardoso

(usa Linux Mint)

Enviado em 03/03/2010 - 10:35h

Baixei o script, mas não sei como executá-lo. Como torno ele executável?


4. Re: Como detectar porta do modem Hauwei E156B?

Luiz
oestlinux

(usa Kurumin)

Enviado em 03/03/2010 - 17:02h

Clique no arquivo com o botão direito va em prpriedades clique na aba permissões clique na opção executavel e depois no ok, agora o script pode ser executado.


5. Tá quase lá!

Marcelo Alves Cardoso dos Santos
malvescardoso

(usa Linux Mint)

Enviado em 05/03/2010 - 09:04h

Consegui rodar o script do Valter, mas não funcionou.

Achei essa dica: http://www.guiadohardware.net/comunidade/showthread.php?t=922275&highlight=modem+3g+morimoto. Com ela o modem foi detectado e ativado. Só tive que fazer umas pequenas mudanças, pois o número de discagem e o nome do domínio estavam obsoletos na configuração automática propiciada pelo script. Só que agora estou com o famigerado "conecta e não navega". O próprio script sugere que se use o comando "route del default" para corrigir isso, mas esse comando não funciona no Satux ("Processo inexistente")

Bem... Está mais perto.

Fiquem com Deus.


6. Re: Como detectar porta do modem Hauwei E156B?

Luiz
oestlinux

(usa Kurumin)

Enviado em 06/03/2010 - 00:37h

Ola malvescardoso; acredito que o statux usa ambiente kde então provavelmente sera possivel conectar usando o kpp estou postando aqui um link que pode te ajudar a solucionar o problema :
http://www.vivaolinux.com.br/topico/Banda-Larga-3g/Internet-3g-no-linux/

Boa sorte espero que possa ter lhe ajudado.


7. Re: Como detectar porta do modem Hauwei E156B?

Marcelo Alves Cardoso dos Santos
malvescardoso

(usa Linux Mint)

Enviado em 06/03/2010 - 14:56h

Não, meu amigo. O Satux usa uma versão velha do Gnome com personalizações.

Assim que eu puder, experimento sua nova dica. Obrigado por seu empenho em me ajudar.

Fique com Deus.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts