Por que usar o Arch?

1. Por que usar o Arch?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 19/11/2018 - 01:23h

O Arch parece legal, mas vale a pena ter o trabalho de instalar e configurar, sabendo que talvez devido alguma atualização, a distro pode quebrar?


  


2. Re: Por que usar o Arch?

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 19/11/2018 - 01:55h

Se vc for um usuário com tempo sobrando pra resolver problemas e além de ter força de vontade pra enfrentar algo não ser user-friend ai sim... Agora se vc não tem esse tempo de sobra e prefere a estabilidade em primeiro lugar não compensa


3. Re: Por que usar o Arch?

Rogerio Leiro Fontan
RLFontan

(usa Outra)

Enviado em 19/11/2018 - 01:59h

Softwares bleeding edge e aprendizado.

Quanto a distro poder quebrar: você aprende a lidar com a distro, deve ter seus problemas, mas não deve ser também um terror.

O AUR é um espetáculo, se o cara souber ler shellscript a interação deve ser massa... caso contrário o cara fica meio nas cegas, e utiliza mais com base na confiança e na conversa.


4. Re: Por que usar o Arch?

Piu
piu

(usa Arch Linux)

Enviado em 19/11/2018 - 07:00h

olha, ele amadureceu tanto que, é bem dificil quebrar o sistema.
quando quebra, é mais por falha humana, do que de pacotes.
e também, usuário que mexe com coisa avançada, deve saber interpretar o que pode causar erro ou não, fora que tem de ter um backup na manga.
e como disseram, é bom pro aprendizado.


5. Re: Por que usar o Arch?

Gabriel Moreira
GabrielMS86

(usa Arch Linux)

Enviado em 19/11/2018 - 08:58h

Como usuário comum no dia a dia dificilmente vai quebrar.
A distro é ótima a meu ver. Tudo atualizado, vc tem sempre as versões mais novas dos pacotes.
Um pouco complicado pra instalar - para quem nunca mexeu com ele na vida - mas dps bem simples e fácil de usar.


6. Re: Por que usar o Arch?

Daniel Lara Souza
danniel-lara

(usa Fedora)

Enviado em 19/11/2018 - 09:28h

Sempre é bom conhecer a distro e também está envolvido com a comunidade do Arch , pois assim tu fica sabendo o que esta acontecendo e se algo ter errado já pode ajudar os desenvolvedores a corrigir rapidamente o problema .


7. Re: Por que usar o Arch?

Stanislaus K
StanislausK

(usa Debian)

Enviado em 19/11/2018 - 10:17h

Ola,

considero o Arch Linux uma boa distro, sendo que o ponto mais interessante é por ser personalizável (ou seja, o processo de instalação é trabalhoso, bom para o aprendizado, mas nao é dificil!). Porém, por ter um ciclo de atualizações muito rápido, por dar preferencia para as ultimas novidades (muitos podem considerar isso um outro ponto a favor), pode dar problemas! Eu tive que enfrentar nesse ano, após as atualizações (semanais) do sistema, três problemas diferentes, em momentos diferentes (Para comparar, no mesmo período: com o Debian não enfrentei nenhum problema, e com o CentOS/Slackware enfrentei um problema, grave em ambos os casos, também após atualizações). No Arch, dois problemas resolvi rapidamente (em alguns minutos). Um problema foi complicado e demorou quase duas semanas para ser resolvido (se resolveu sozinho após uma atualização). E estes problemas não foram causados por mim, mas por falhas no sistema (culpa do ciclo frenético de atualizações). E por fim, o Arch Linux também é bom por ter uma grande quantidade de informações disponíveis sobre o sistema e ter uma comunidade bem atuante.

E lembrando, que o Arch Linux é uma distro base no mundo Linux, que origina outras, por exemplo: Manjaro e Antergos. Segundo o DistroWatch são 20 distros baseadas no Arch Linux!


8. Re: Por que usar o Arch?

POSGET
posgetfd4

(usa Outra)

Enviado em 19/11/2018 - 10:24h

Faça uns testes por um tempo em uma VM e se notar que estas realmente preparado então instale. Se sua intenção é voltada a aprendizagem então não deves instalar tão cedo, fique somente na VM.

Guia de instalação do Arch Linux: https://wiki.archlinux.org/index.php/Installation_Guide


9. Re: Por que usar o Arch?

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 19/11/2018 - 11:02h

Você quer?
Você precisa?
Você tem tempo disponível?
Se a resposta for sim pode usar sem problemas
Caso contrário use outra distribuição mais amigável




10. Re: Por que usar o Arch?

Matheus
pylm

(usa Gentoo)

Enviado em 19/11/2018 - 11:38h

Sempre que precisa de intervenção manual após update (isso é, VAI quebrar) fica avisado na página inicial do site do arch. Ultimamente teve bastante.


11. Re: Por que usar o Arch?

Joao Damasceno
JoaoDamasceno

(usa Outra)

Enviado em 23/11/2018 - 15:38h

Bem, eu uso o Manjaro (Arch-based) com a interface deepin, e gosto muito. Mas confesso que após anos usando o Ubuntu sem nenhum grande problema, logo que instalei o Manjaro, eis que recebo uma atualização, e tendo feito tudo numa boa, tudo direitinho, a atualização, indicada pelo próprio sistema, quebrou tudo.!! Deu um erro tão doideira que após 4 dias de uma notável LUTA na Wiki da distro, leituras e mais leituras, dicas mirabolantes etc. tive que formatar minha máquina, sem antes não perder meio mundo de arquivos que eu possuía e que como a instalação da distro não tinha nem um mês, não havia me preocupado em fazer um backup.
Moral da história: Sim, ainda uso o Arch (Manjaro) e não pretendo mudar... Mas essa questão da quebra do sistema me deixou um tanto contrariado, achei inadmissível que nos dias de hoje, você faça uma atualização, atualização essa indicada pelos próprios desenvolvedores do sistema, e o sistema quebra(?!), como assim? como isso é possível?
Enfim. Hoje tenho lá minhas dúvidas quanto a essa tão alardeada estabilidade do universo Linux.


12. Re: Por que usar o Arch?

LinuxWalker
Delusion

(usa openSUSE)

Enviado em 23/11/2018 - 23:53h

O arch é ótimo!
Quem tem um pouquinho mais de tempo (que nem é tanto assim), deveria passar pelo menos por Arch, Debian, opensuse e fedora para poder saber qual gosta mais e escolher uma dessas ou derivadas dessas.
Eu usei Arch por uns meses, nunca quebrei.

Linux User # 624552



01 02 03