Arquivo /etc/hosts - Help !

1. Arquivo /etc/hosts - Help !

Mario
vidadahora

(usa Outra)

Enviado em 10/12/2017 - 09:26h

Gente ! Então, eu to querendo criar um nome pro meu endereço local 192.168.1.54, no arquivo /etc/hosts de modo que outras maquinas , ao acessar meu apache2 nao precisem digitar o ip 192.168.1.54.

naquela linha 127.0.0.1 localhost, em vez de colocar o endereço de loopback eu coloquei o endereço local 192.168.1.54 mywebsite.com, mais nao funciono, alguem sabe um jeito de fazer isso ? Na propia maquina, sem ter que instalar um outro servidor em um outro computador.

Agradeço !


  


2. Re: Arquivo /etc/hosts - Help !

Hugo Cerqueira
hrcerq

(usa Outra)

Enviado em 10/12/2017 - 15:43h

Funciona assim:

A máquina que vai fazer o acesso (máquina cliente) precisa de um endereço IP do servidor. Pra não ter que passar o IP e sim um nome mais fácil de memorizar, deverá ter algum meio de resolver esse nome, isto é, transformar o nome em IP. Isso é feito primeiramente no arquivo /etc/hosts, e depois no serviço de resolução externa de nomes configurado (definido em /etc/resolv.conf).

No primeiro caso, basta editar o arquivo hosts da máquina cliente, o que é bem simples, porém requer que seja feito para cada máquina que vai acessar o servidor. Então em alguns casos é impraticável.

Para o segundo caso (resolução externa), você não tem o mapa de endereços na máquina local (arquivo hosts) e portanto o sistema solicita a um provedor (DNS que estiver configurado no resolv.conf) que vai pesquisar o endereço em seu cache local e se não achar vai solicitar ao próximo servidor DNS, e assim vai até achar. Para que o cliente possa encontrar o endereço IP, é necessário que ele esteja registrado. Ou seja, essa segunda opção requer que você faça registro de domínio (se já não o tiver feito). De posse de um domínio, você poderia configurar um subdomínio para apontar para esse servidor.

Se o serviço vai ser acessado somente pela sua máquina (ou algumas poucas), então acho que a primeira opção resolve o seu problema. O seu erro foi configurar o hosts no servidor e não na máquina cliente. Além do mais, você não deve alterar o loopback. Apenas adicione uma nova linha com o endereço do servidor seguido do nome (separado por espaços ou tabulações).

---

Atenciosamente,
Hugo Cerqueira






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts