
hrcerq
(usa Outra)
Enviado em 10/12/2017 - 15:43h
Funciona assim:
A máquina que vai fazer o acesso (máquina cliente) precisa de um endereço IP do servidor. Pra não ter que passar o IP e sim um nome mais fácil de memorizar, deverá ter algum meio de resolver esse nome, isto é, transformar o nome em IP. Isso é feito primeiramente no arquivo /etc/hosts, e depois no serviço de resolução externa de nomes configurado (definido em /etc/resolv.conf).
No primeiro caso, basta editar o arquivo hosts da máquina cliente, o que é bem simples, porém requer que seja feito para cada máquina que vai acessar o servidor. Então em alguns casos é impraticável.
Para o segundo caso (resolução externa), você não tem o mapa de endereços na máquina local (arquivo hosts) e portanto o sistema solicita a um provedor (DNS que estiver configurado no resolv.conf) que vai pesquisar o endereço em seu cache local e se não achar vai solicitar ao próximo servidor DNS, e assim vai até achar. Para que o cliente possa encontrar o endereço IP, é necessário que ele esteja registrado. Ou seja, essa segunda opção requer que você faça registro de domínio (se já não o tiver feito). De posse de um domínio, você poderia configurar um subdomínio para apontar para esse servidor.
Se o serviço vai ser acessado somente pela sua máquina (ou algumas poucas), então acho que a primeira opção resolve o seu problema. O seu erro foi configurar o hosts no servidor e não na máquina cliente. Além do mais, você não deve alterar o loopback. Apenas adicione uma nova linha com o endereço do servidor seguido do nome (separado por espaços ou tabulações).
---
Atenciosamente,
Hugo Cerqueira