Tablet MEC - Projeto

1. Tablet MEC - Projeto

Hélio Torres
heliotorres

(usa Linux Mint)

Enviado em 06/07/2017 - 15:37h

Senhores

Sou professor da rede pública e o responsável voluntário pelo TI da escola em que trabalho.
Temos na escola vários tablets YPY_AB10DC de uso dos professores.
Esses aparelhos, embora já limitados e com fabricação de 2015, nos atendem na medida do possível, mesmo tendo a versão 4.0.4 do Android, a que nos limita em várias questões.
A primeira questão do limite é a de ficarmos órfãos de vários apps que não funcionam mais nessa versão, como o app de correção ótica de gabaritos de provas que nos facilitaria muito a vida e que hoje nos obriga a usarmos nossos próprios celulares.

Pois bem, a escola possui um conjunto de uma dúzia de tablets que não foram ativados e ou foram devolvidos pra escola por professores que se desligaram.

Há meses tento através de toda a burocracia envolvida, desbloquear esses aparelhos para que possamos utiliza-los como leitores junto aos alunos. Sem sucesso! Nem secretaria estadual, nem MEC, nem o FNDE ou sequer a Positivo consegue nos ajudar. Várias ligações, e-mail e até cartas. Nada!

Por isso, estou agora tentando pedir ajuda à comunidade SL para ver se consigo evitar que um patrimônio público, não vire sucata e que possa nos servir por alguns anos, já que os tablets podem substituir um pc na maioria das atividades que um aluno possa realizar.

Que ajuda peço:

1 - Buscar um meio de conseguir uma atualização para pelo menos a versão 4.4 do Android que nos permita aumentar o uso dos aplicativos;
2 - Buscar uma maneira de romper o bloqueio de tela absurdo no start do sistema.;

Nesse momento há dois destinos para esses aparelhos: ou viram peso morto de vez ou consigo desbloqueá-los e usá-los na escola.
Sim, pode ter o destino de comércio clandestino. Para evitar as dúvidas sobre este destino, a quem se interessar, posso enviar em privado meus dados pessoais, os da escola e os do conselho escolar. Já advirto que o valor de mercado desses aparelhos é ridículo.

Lembrando que posso estar correndo algum risco legal em quebrar uma proteção, entretanto, prefiro pecar por ação do que por omissão ao ver um patrimônio público sendo abandonado sem ter a quem pedir ajuda e sem ter ações positivas para um destino produtivo.

Caso consigamos sucesso, gostaria de estender a solução as outras escolas - que devem ser inúmeras - que possuem situação semelhante. A educação precisa de ação e vontade de fazer.

Dados do aparelho:

YPY_AB10DC
FNDE812011
Android 4.0.4

A maioria com a tela inicial de bloqueio que pede confirmação de email cadastrado e senha. Acredito que essa tela pode ser removida para uso livre modificando algum configuração no sistema uma vez plugado no usb de um pc.

Agradeço a quem possa interessar.

Professor Hélio Torres.



  


2. Reset

Hélio Torres
heliotorres

(usa Linux Mint)

Enviado em 06/07/2017 - 23:50h

Sam, obrigado pela dica, mas olha só...

Esse projeto é um projeto do FNDE, portanto, a rom é feita sob medida e por isso, um reset de máquina voltará à mesma coisa já que os tablets estão na tela de ativação...no início....

O que eu acho que pode ser feito - meus conhecimentos não chegam a tanto - e descobrir e entender o processo de start dos serviços do android e modificar o script que pede essa ativação pra abrir o sistema. Eu não sei como é a dinâmica de startar o sistema...

Quanto a atualizações nas dicas que você deu, vou testar e devolvo uma resposta se tiver sucesso.

Obrigado pela força.






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts