Versões que depõe contra o SO Linux

1. Versões que depõe contra o SO Linux

João S S Castilho
jsscastilho

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/01/2010 - 12:40h

Já tenho uma máquina na qual estou utilizando o Ubuntu 8.10. Recentemente comprei outro equipamento que veio equipado com o Insigne Momentum, e deixei para ver como ele é, e até se mostra prático, principalmente para a minha esposa e filhos. Contudo, observo que qualquer atualização nele tem que ser feita pelo Synaptic, a qual nunca podemos marcar todas as atualizações, e sim, somente através do insigne-patch no próprio synaptic, o qual nunca tem nada a atualizar. Na virada do ano para cá estou observando que o site deles saiu do ar na internet. Gostaria de saber o que aconteceu, pois parece-me que se trata de mais software comercial que depõe contra os que tentam utilizar o linux, o que não é o meu caso, pois já utilizo uma distro sedimentada. Por que as montadoras de computadores ao invés de procurar instalar versões já consagradas como Ubuntu colocam estas enganadoras como esta da Insigne e da Fênix? Alguma coisa deveria ser feita. Alguém tem alguma informação a respeito, pois estou vendo que agora vou ter um trabalho de tirar o que tenho arquivado e instalar o Ubuntu, o que deveria ter feito desde o começo.


  


2. Re: Versões que depõe contra o SO Linux

José Edes Neves
edes.neves

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/01/2010 - 13:33h

Toda versão linux ou qualquer outro sistema operacional com o tempo perde o suporte e automaticamente não se atualiza mais. No linux isso acontece com + frequencia pois em menos tempo se lança uma nova versão. Eu já usei o insigne mas ele precisa de várias configurações manuais para funcionar bem; o q o torna difícil para usuários com pouco experiência. Fora isso qdo se lança uma nova versão a versão anterior fica sem suporte e por isso não conecta + ao site e não atualiza (creio ser esse o seu caso).


3. Versões que depõe contra o SO Linux

Edwal F. Paiva Filho
nicolo

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/01/2010 - 13:44h

Não há grandes vantagens em atualizar tudo de uma vez, nem todas a atualizações são relevantes.
Pelo menos no ubuntu o synaptic tem ( do lado esquerdo embaixo) uma barra (botão ) filtros customizados que pode indicar somente o que é atualizável.
Assim pode-se selecionar o que se quer atualizar. Atualizações do kernel podem requerer recompilação dos módulos de programas e drivers que compilaram módulos para o kernel velho.

Eu uso debian e só atualizo o minimo para não bagunçar o sistema.

O Insigne deveria funcionar bem, a versão atual é derivada do debian Lenny que é excelente e tem repositório completo. Não sei se a Isigne manteḿ repositorio proprio ou se clona o do debian. As versões OEM são preparadas para a máquina para evitar problemas de drivers. Isso facilita a vida do usuário, pelo menos no começo.
Em princípio não seria útil substituir o Insigne pelo Ubuntu 8.1, uma vez que as versões boas do Ubuntu são as LTS, a próxima (já com versão beta disponível) é a 10.04 que deverá sair em abril.

Alguns sites entraram em manutenção na virada do ano.



4. LINUX PRA INGLES VER

Clodoaldo Santos
clodoaldops

(usa Linux Mint)

Enviado em 04/01/2010 - 15:50h

Veja esta "materia" do site GDH
http://www.gdhpress.com.br/linux/leia/index.php?p=cap9-11

Acho que explica muito bem o que vc tá passando.

Se fosse vc eu tirava esse linux alienigena e instala o ubuntu 8.04lts ou o biglinux4.2.


5. Re: Versões que depõe contra o SO Linux

João S S Castilho
jsscastilho

(usa Ubuntu)

Enviado em 04/01/2010 - 23:42h

Valeu pessoal!!! Vejo que o assunto é apaixonante e não podemos nos curvar ao ruimdows. Obrigado a todos!!!!!!!!






Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts