Artigos chatos

13. Re: Artigos chatos

William Maggi Pardalz
pardalz

(usa Debian)

Enviado em 21/08/2009 - 14:20h

Sigo o raciocínio do outro amigo ali de cima, quando vou a uma banca de revistas não sou obrigado a comprar todas as revistas da banca.
O seu título pode fazer com que alguém se sinta desvalorizado no fórum, assim como eu estou. não sei se você está falando dos artigos que eu escrevo ou não.
Deu um trabalhão para eu elaborar os meus.
Além do mais, um artigo aqui, sempre foi escrito por uma pessoa que um dia precisou de algo naquele segmento.

[]'s Bjo me liga.


  


14. Boring, boring, boring...

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 22/08/2009 - 19:29h

Segundo definição de Guilherme de Figueiredo em seu "Tratado Geral dos Chatos",
"Chato é todo evento, ser ou coisa, cuja ação, presença ou lembrança possa de alguma forma perturbar a paz de espírito ou a paz mundial".
Contudo, muita coisa considerada "chata" tem sua utilidade. Vejam-se por exemplo os teoremas, os fluxogramas, a química inorgânica, a estatística, o princípio de Hermes Trimegistro, a análise gramatical, os números ordinais, a angelologia, o aprender a fazer meia-embreagem, a prova da OAB, a ida ao dentista, os verbos alemães, a consulta ao Dr. Tchung (renomado urologista chinês), e por aí vai...
Considero o VOL como um grande garimpo. No meio desse roldão, se formos atentos e laboriosos com a nossa "peneira", acharemos coisas muito preciosas, mesmo no meio dos artigos que possamos eventualmente considerar "chatos".
Já pensou se o garimpeiro passasse o tempo todo a se lamentar pela quantidade de água e de lama que passam?



15. Re: Artigos chatos

Andre (pinduvoz)
pinduvoz

(usa Debian)

Enviado em 22/08/2009 - 20:15h

Boa, Teixeira.

Resumiu (ou "ampliou", com muita "categoria") a opinião que vem prevalecendo neste tópico.


16. Re: Artigos chatos

Xerxes
xerxeslins

(usa BigLinux)

Enviado em 22/08/2009 - 21:13h

Acho que a maioria que postou até agora é da opinião de que se o artigo não é o interessa, simplesmente não o leia. Quanto ao nível técnico dos artigos, é normal que existam vários, pois isso depende muito do autor.

Quando se dá a oportunidade para alguém criar um artigo, quando se oferece um espaço assim, a pessoa costuma se esforçar... ela não faz o artigo por obrigação e mesmo quando o artigo não agrada os mais exigentes, as críticas podem servir para encorajar o autor a melhorar.

O que é chato para um, pode não ser para outro. Seria impossível ser muito criterioso na seleção dos artigos, pois cada leitor tem uma visão diferente.

Uma coisa legal do VOL é essa possibilidade oferecida para o membro de poder criar um artigo. Se ele o fizer com as melhores intenções, mesmo que não seja um artigo muito bom para o critério de vários leitores, o artigo será publicado, e isso é também uma forma de incentivo. O autor terá a chance de melhorar, para poder contribuir com mais qualidade posteriormente.



17. Re: Artigos chatos

Fábio Berbert de Paula
fabio

(usa Debian)

Enviado em 22/08/2009 - 21:40h

Olá pessoal,

Vou responder resumidamente porque estou com bastante pressa e se não responder agora só poderei responder no final da tarde de segunda-feira.

1o. Fila de espera: nunca esteve tão em dia. Durante a semana um artigo tem sido publicado 1 dia após o envio e quando o mesmo é enviado na sexta ou sábado, o mesmo leva 2 ou 3 dias para publicação, visto que domingo é dia de descanso né? :) Concluindo o item, os artigos "chatos" não têm atrasado a publicação dos artigos legais porque a fila está em dia.

2o. Artigo chato: quando reviso um artigo, tenho opinião formada sobre ele, ou seja, se é chato ou não sob meu ponto de vista. Porém muitos deles fizeram muito sucesso depois de publicados, então cheguei a conclusão que minha opinião não é a mesma de todos. Cada um tem um interesse, nível intelectual, técnico e criterioso distinto. Conclusão, se um artigo não é plágio, não possui erros técnicos e linguagem de baixo calão e é relacionado com Linux ou SL, me reservei ao direito de NÃO decidir se o mesmo pode ser publicado ou não. Os membros são os reais avaliadores dos artigos e os fazem através dos recursos de nota e comentários. Se o artigo estiver ruim, provavelmente o autor aprenderá com as críticas e produzirá materiais melhores em próximas ocasiões.

Pra finalizar, um exemplo clássico é o do Cabelo. O 1o. artigo que ele enviou ao VOL era péssimo, deixei o mesmo em stand by por 2 semanas, tive muita vontade de reprová-lo. Certo dia resolvi revisar o artigo, praticamente o reescrevi (na época ainda havia tempo para isso), o Cabelo percebeu que seu trabalho havia sido alterado, deve ter ficado sem graça e no próximo caprichou e MUITO! Moral da história: se eu tivesse reprovado um "artigo chato" do Cabelo, possivelmente seus trabalhos não estariam disponíveis na web (e VOL) hoje.

Um abraço.


18. Re: Artigos chatos

Augusto André Souza
augustouser

(usa Linux Mint)

Enviado em 22/08/2009 - 22:44h

Não vou escrever muito porque minhas palavras são semelhantes à do FabioFarias. Ele deve saber muito mais que eu, mas no meu caso, não entendo praticamente de nada e a maioria dos artigos não servem pra mim. Um ou outro me interessa, daí eu leio... E se não encontro nada pra ler, dou uma passada nas perguntas pra ver se posso ajudar alguém de alguma forma, e só. Outro ponto é que tenho muito pouco tempo pra dedicar em aprendizado em Linux, principalmente agora que a faculdade está na reta final. Nesse meu esquema acho difícil taxar artigo de chato.

Mas eu até entendo o propósito do autor desse tópico. Realmente alguns textos com status real de dica saem como artigos. Mas isso tem de ir muito da responsabilidade do próprio criador. Eu por exemplo, ainda sequer me atrevi a escrever uma artigo...


19. Re: Artigos chatos

anna kamilla
annakamilla

(usa Manjaro Linux)

Enviado em 22/08/2009 - 22:52h

olha acho que os amigos ai acima estão certo , toda vez que escrevo um artigo é redirecionado como dica, porque? porque não tem sido de muita qualidade.
se os artigos do vol estão em destaque é porque são de excelente qualidade, se o artigo não te interessa então NÃO LEIA.




20. Re: Artigos chatos

Denis Doria
thuck

(usa Debian)

Enviado em 22/08/2009 - 23:05h

Bem, eu tenho dois artigos; e estou escrevendo mais dois que ainda não encontrei no VOL. Sinceramente já escrevi muitos que foram para a lata do lixo, seja porque encontrei algum no VOL muito parecido, seja porque achei que eles estavam muito abaixo da minha espectativa.
De qualquer forma acredito que primeiro os moderadores não devem bloquear artigos, sejam repetidos, chatos etc. Mas sim, como foi dito, apenas avaliar tecnicamente.
Segundo, os autores deveriam vasculhar melhor o repositória do VOL para verificar se existe algo parecido.

Sei que é interessante ter um artigo com o seu nome, mas talvez seja a hora de mudar um pouco o sistema de artigos, talvez algo mais parecido com a wikipédia, isso com certeza diminuiria a quantidade de artigos duplicados e melhoria a qualidade, mas isso já é divagação.




21. Re: Artigos chatos

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 23/08/2009 - 10:46h

E mesmo não se deve avaliar a qualidade um artigo pela quantidade de comentários que venha a ter.
Já vi por aqui artigos e dicas excelentes com apenas um ou dois comentários, e outros que geram tanta polêmica que chegam a encher várias páginas.
Alguns textos são ótimos, claros e didáticos, porém pelo tipo de assunto não conseguem despertar o interesse da maioria.
Enfim, cada caso é um caso.

(Segundo o Guilherme de Figueiredo, o nome "Platão" vem de "platus" = "chato"; Portanto, "amor platônico" = "amor chato")



22. Re: Artigos chatos

Perfil removido
removido

(usa Nenhuma)

Enviado em 24/08/2009 - 01:07h

Já me expressei aqui em um tópico ou com comentário, não me lembro agora, cujo assunto era mais ou menos parecido. Sou da opinião que o sistema de pontos deveria ser abolido, dessa forma só contribuiriam quem realmente pensa em ajudar, tanto com artigos, dicas e postagem para ajudar membros com problemas ou dúvidas. Agora já não ocorre isso, mas quando iniciou o sistema de dúvidas em tópicos, vi muitos membros que só postavam para ganhar pontos, tipo, postar uma frase inútil em um tópico de um membro com um problema sério.

Tudo bem que o sistema de pontos pode incentivar, mas não creio que aqueles que querem realmente ajudar e contribuir vão deixar de fazer só porque não irão mais pontuar. E se o autor de um artigo supostamente "chato" realmente tiver a intenção de contribuir, o fará da mesma forma. Se a intenção for pontuar...

Com relação aos artigos "chatos e repetidos", vivemos em um país livre, temos a liberdade de nos expressarmos e esse é um fórum sobre software livre (Viva o Linux - Porque nós amamos a liberdade). Se há a liberdade de um membro, mesmo o mais novo, publicar um artigo, não seria censura e contra os princípios do VOL não publica-lo só porque é chato, ou parecido com algum outro em alguns aspectos? A mesma liberdade se aplica na hora de ler ou não o artigo, ou só porque está publicado temos que ler?

Para finalizar, ainda não vi artigos chatos no VOL, vi sim, artigos que não me interessavam ou não prendeu minha atenção, mas chato, nenhum. Chato é ter que estudar sobre microcontrolador 8051.




23. Re: Artigos chatos

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/08/2009 - 06:04h

É verdade que não são todos, porém há artigos considerados "Repetidos" porém que apresentam algum tipo de complemento, uma nova ótica, coisas assim, e servem para enriquecer (pelo menos um pouquinho) o conhecimento adquirido pela leitura de matérias anteriores.
Se já dominamos totalmente aquele assunto, então a tendência será o acharmos desinteressante e CHATO.
E como foi explicado pelo Fabio, a fila andou e não existe no momento uma demora da qual se possa realmente reclamar.
Artigos mais complexos no entanto sempre levarão mais tempo para serem liberados.
Então não se pode dizer simplesmente que são os artgos "ruins" ou "chatos" que estão emperrando a fila.
De forma análoga, uma fila de pessoas existe e não muda de situação, mesmo que na sua ordenação haja obesos e esquálidos alternadamente.
Embora os obesos ocupem MUITO mais lugar que os esquálidos, têm o mesmo significado e valor para as finalidades a que se destina a nossa fila-exemplo.
O que prevalece é a ordem de chegada. Quem chegar agora, mesmo tendo um "corpo" perfeito, irá naturalmente para o fim da fila.
Quando andar, todos andam.




24. Re: Artigos chatos

Sergio Teixeira - Linux User # 499126
Teixeira

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/08/2009 - 06:07h

Também tem outro aspecto hipotético, bem mais difícil de aceitar:
Pode ser que o NOSSO artigo ou dica seja bem mais confuso, repetitivo ou "chato" que aqueles que tentamos criticar...



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts