Anthares - Distribuição Brasileira From Scratch

25. Re: Anthares - Distribuição Brasileira From Scratch

Ruan
ruankl

(usa Linux Mint)

Enviado em 24/08/2018 - 00:03h

Obrigado pelo créditos ru4n, como citei anteriormente, a idéia inicial era fazer uma distribuição Debian porém, uma das coisas que foram repensadas no projeto é que o sistema tenha apenas os programas básicos para seu funcionamento, como no LFS é compilado e instalado pacote por pacote, fica mais facíl de reforçar e manter essa proposta no projeto, outro ponto também é que muitas distribuições são feitas a partir do Debian mas poucas são do LFS, por isso seria mais um diferencial no projeto. Um terceiro ponto que foi levado em consideração ao escolher o LFS como base, é para mostrar que a comunidade brasileira é capaz de desenvolver um sistema tão bom quanto o Arch Linux, Debian, Ubuntu, entre outros, sem ter que ficar usando distros estrangeiras prontas para ser distribuídas.


Não me leve a mal, mas com base no que disse, não vejo nenhuma novidade a não ser pelo diferencial em ser LFS (que também não é la uma grande vantagem que me faça sair de um Debian ou Arch linux).

Distros que tenham apenas o básico para funcionar já existem horrores e inclusive o próprio Ubuntu aderiu a essa ideia na versão 18.04 LTS (oferece um pouco mais que o básico na vdd, mas já vem bem enxuto). Dessas, o Arch, Gentoo, Debian (pelo modo netinstall), Void, são distros feitas do zero que permitem inicializar um sistema apenas com o básico.

Por último, quanto ao terceiro ponto, na minha humilde opinião é completamente irrelevante. Tendo suporte completo para o Português do Brasil (e isso TODAS as distros oferecem), não vejo vantagem em criar uma distribuição só porque ela é feita por brasileiros.

Enfim, sendo software livre vc tem todo o direito de pegar o kernel e montar o quebra cabeça com os pacotes selecionados a dedo para criar a sua distribuição linux, desde que não viole os termos desses softwares.
De qualquer forma, boa sorte com o projeto.

--
Linux Counter: #596371


  



01 02 03



Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts