Mostra informações da CPU e Memória
Utilizo os laboratórios aqui da Unicamp e por necessidade precisei verificar as características de um computador que estava utilizando. Então, decidi criar este Shell Script que me apresenta as principais informações sobre memória e CPU de um sistema. Ele filtra as informações retornadas pelos seguintes comandos: $ /proc/meminfo $ /proc/cpuinfo Abs.
Por: Anderson Weller
Detalhes técnicos do processador - CPUINFO
O script informa as seguintes informações úteis referente à CPU: 1. Quantidade de processadores físicos; 2. Quantidade de core físicos por processadores físicos; 3. Quantidade de Thread logical (importante caso a CPU tiver tecnologia Hyper-Threading - HT); 4. Modelo do processador. Para executar : 1. Verifique se o script possui permissão de "read" e "execute": 2. Execute: $ ./verifica_informacao_cpu.sh Carlos Henrique Yakithi Furushima DBAFurushima
Por: Carlos Henrique Y Furushima
Cria ambiente virtual (VirtualHost no Apache e Virtual Mail no Postfix) para desenvolvimento web
Cria um ambiente virtual completo para desenvolvimento web, com VirtualHost no Apache e Mail no Postfix. É possível acompanhar melhorias no código no repositório: - https://gist.github.com/LACabeza/90fe2174593fcad795c5 É preciso ter Apache 2 e Postfix instalados. Depois, é preciso especificar o diretório de trabalho na variável workspace, o usuário na variável user e o grupo do Apache na variável group. Para utilizar o script, execute $ ./webhost.sh website.local Onde "website" é o nome do ambiente virtual que será criado. Com isso, o diretório workspace/website, quando não existir, será criado e suas permissões serão modificadas para dar acesso ao Apache. Será adicionado no arquivo /etc/hosts a linha "website.local". Será criado o VirtualHost no Apache: http://website.local Será criado o Virtual Mail "webmaster@website.local" que encaminha as mensagens para o usuário especificado no script.
Por: Alysson
Listando usuários em um grupo
Script para listar usuários em um grupo. Os script está em inglês, mas manipula grupos dentro do GNU/Linux ou HP-UX. Funções: - Lista usuários dentro de um grupo, sendo ele primário ou secundário. - Lista usuários que tem o grupo como primário somente ou como secundário, de acordo com a opção escolhida. - Exibe o ID do grupo (GID). - Lista todos os grupos da máquina em ordem crescente. Na dúvida use o comando lgroup com a opção "--help": $ lgroup --help Options to list group: Use lgroup [option] [group] or lgroup [group] to list all users in primary and secundary group -p : List only users in primary group -s : List only users in secundary group -v : List all users in verbose mode -i : Show the group GID -l : List all groups in /etc/group O objetivo é facilitar a manipulação de grupos no GNU/Linux ou sistemas UNIX HP-UX, não testado em todas as distribuições.
Por: Robson Assis Candido Pereira Faria
Montagem fácil de pendrive
Script em Zenity para montagem fácil de pendrives em Window Managers simples como WindowMaker, fluxbox, qvwm etc.. Primeiro crie o script verpen em /usr/local/bin com permissão de execução, x. Conteudo: # detectar device do pendrive inserido na porta usb dmesg | grep sdb1 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdb2 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdc1 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdc2 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdd1 | cut -c22-30 >> /tmp/pen dmesg | grep sdd2 | cut -c22-30 >> /tmp/pen Depois em /mnt crie as pastas sdb1, sdb2, sdc1, sdc2, sdd1 e sdd2. Copie o script zmontapen para /usr/local/bin. Insira o pendrive e execute o script zmontapen, escolha o ponto de montagem que tem o mesmo nome do device detectado para montar o pendrive. Notas: O script utiliza o gerenciador de arquivos xfe para abrir o ponto de montagem, altere no script pelo seu gerenciador preferido. Necessário editar o arquivo /etc/sudoers e colocar a linha: seulogin ALL=NOPASSWD:/bin/mount, /bin/umount
Por: Fernando T. Da Silva
Baixe arquivos em pedaços com o DCDownloader
O Divide and Conker Downloader (não, não é da Detective Comics, kkk) permite que o download de um arquivo (em link direto) possa ser dividido em n partes de modo que o usuário possa literalmente dividir o download em fragmentos. Vejo no mínimo duas utilidades interessantes: - Quando é necessário baixar arquivos realmente grandes e você dispõe de mais de uma conexão com a internet. Desta forma um arquivo de 10 GB poderia ser facilmente distribuído entre 10 amigos, cada um deles baixando partes diferentes do mesmo arquivo simultaneamente; no término do download, basta fazer a junção das partes e obterá o arquivo original novamente. - Quando o servidor limita a banda, com o uso de downloads simultâneos pode obter um aproveitamento muito maior da internet em questão. O que ilustro nesse vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=aG59N51cWAQ O script possui basicamente três comandos: -g url qtd - Nesta opção geramos os arquivos de configuração que serão utilizados em cada máquina separadamente, onde: url é o link do download e qtd é quantidade de máquinas e/ou instâncias que serão executadas. -r file - Realiza a leitura do arquivo de configuração, onde file é o arquivo gerado pela opção "-g". Deve-se atentar ao executar o download em pastas separadas, devido aos arquivos auxiliares gerados no processo. -j - Realiza o "join" de todos os arquivos baixados em um único arquivo. Um exemplo de uso seria: $ ./DCDownloader.sh -g http://link/file.tar.gz 2 PC1: $ ./DCDownloader.sh -r DC1.conf PC2: $ ./DCDownloader.sh -r DC2.conf Posteriormente: $ ./DCDownloader -j É isso pessoal, espero que tenham gostado e fico a disposição a quaisquer dúvidas, críticas e sugestões.
Por: Davidson Francis
Servidor de Backup com Ubuntu Server 24.04 LTS, RAID e Duplicati (Dell PowerEdge T420)
Visualizar câmeras IP ONVIF no Linux sem necessidade de instalar aplicativos
Atualizar Debian Online de uma Versão para outra
Dica para encontrar diversos jogos Indies criativos
Instalando Discord no Debian 13
Instalar driver Nvidia no Debian 13
Redimensionando, espelhando, convertendo e rotacionando imagens com script
Dificuldade com Ocs 2.12.3 no Debian 13 com Apache2 - Can't load ... (4)
paginação dos favoritos não funciona no vivaolinux[BU... (4)