Controle de maior e menor de idade em Ruby
Controle de maior/menor de idade para entrar em uma festa, escrito em Ruby. Faz uso de if / else.
Por: André
Bubble Sort em Scilab
Função Scilab que ordena um vetor pelo método Bubble Sort.
Por: White Hawk
Fazendo um ajuste não linear em dados experimentais - FORTRAN 90
Olá pessoal, como sou amante do Fortran, resolvi criar um programa que faz um ajuste não linear em dados experimentais. - Eu sei, já existe programas para tais! A grande utilidade é quando usa-se muitos parâmetros a serem determinados, o que é vantajoso em relação aos demais. No programa existe a função PLOT, onde nesta dá-se a entrada da função a fazer o ajuste. Exemplo: FUNCTION PLOT(X,A,Qp) IMPLICIT NONE INTEGER, PARAMETER :: qpl = selected_real_kind(15, 16) INTEGER :: Qp real(KIND=qpl) :: X, A(Qp), PLOT PLOT=1.0_qpl+A(1)*exp(-A(2)*X)*cos(A(3)*X)-& &A(4)*exp(-A(5)*X)*cos(A(6)*X)-& &A(7)*exp(-A(8)*X)*cos(A(9)*X)+& &A(10)*exp(A(11)*X)*cos(A(12)*X)-& &A(13)*exp(-A(14)*X)*cos(A(15)*X) END FUNCTION PLOT Percebe-se que a função PLOT têm 16 parâmetros a serem determinados, então percebe-se que é fácil entrar com os valores. COMPILANDO No terminal digite: gfortran Fit.Date.f90 -o FitDate.x -O3 O "-O3" é opcional, pois é um parâmetro de otimização. EXECUTANDO Ainda no terminal, digite: ./FitDate.x Então, aparecerá uma tela pedidos os arquivo que contém os dados a serem analisados, a quantidade de parâmetros e o erro que você quer cometer. Quanto menor o erro, mais demorado. No programa existe uma variável chamada de "tol" (PARAMETER(tol=0.000000000001)), esta é a precisão do cálculo, então ajuste para suas necessidades.
Por: Iago Lira
Fortran - Integrais
Então, está aí minha contribuição pra vocês. As instruções estão no arquivo. No código-fonte, aqui em baixo, colocarei somente o programa, mas no arquivo disponibilizado encontra-se todas as informações que achei que poderiam ser úteis, junto com a descrição completa do mesmo.
Por: Rastaplaca
Função Fatorial Recursiva em Fortran 95
A velha função fatorial, recursiva, em Fortran versão 95. Para compilar, use: "gfortran fatorial001.f95 -o fatorial001", igual GNU Pascal e GCC Durante a execução (após compilado), o programa pede um número de um intervalo pré-definido de 0 a J. Insistentemente, há um loop indefinido para isto. "J" deve ser no máximo até 20, já que o número definido por 21! (fatorial de 21) excede 2^63. O que há de diferente no código são as particularidades desta linguagem: - Blocos com início e fim definidos por palavras, lembrando Pascal; - Cláusula "Program" semelhante a Pascal; - Comentários vêm após um ponto de exclamação; - Operadores lógicos definidos por palavras entre pontos (.OP.). Provavelmente foi daí que veio .AND., .T. .F. do Dbase, Clipper etc.; - Máscaras de formatação com strings, algo mais complexas que C para formatação de entrada/saída de dados. Podem ser feitas com um comando chamado "FORMAT". De novo uma referência ao "PICTURE" do Clipper; - Necessidade de uma estranha expressão (Advance='no') para evitar avanço de linha; - Dimensionamento do tamanho do tipo de dados (KIND=8). Esta cláusula aumenta o inteiro para 64 bits. 8 é o valor máximo; - Cláusula "PARAMETER" para declarar constantes; - Funções e subrotinas devem estar num bloco determinado em uma áres definida pela cláusula "CONTAINS"; - Não foi usado algo como "RETURN" ao final, mas uma variável especificada para retorno do valor; - Variáveis de sequências de caracteres são definidas por uma coisa que "lembra" uma multiplicação de um tipo (Character) por um valor (Character*5). - Não existe operador para resto de divisão (módulo, sinal de porcentagem "%" em C), sendo necessário o uso de uma função já implementada na linguagem (não aparece neste código). A sintaxe de Fortran é ricamente cheia de recursos tanto quanto C. Infelizmente não tão lacônica e taquigráfica quanto. Seu código compilado com gfortran gerou um executável pequeno, mesmo sem usar "strip -s". É tão verborrágica quanto Pascal e até mais, lembrando também Clipper e COBOL.
Por: Perfil removido
Papagaiando o XFCE com temas e recursos
WhatsApp com Chamadas no Linux via Waydroid
XFCE - quase um Gnome ou Plasma mas muito mais leve
LXQT - funcional para máquinas pererecas e usuários menos exigentes
Removendo entradas de boot UEFI "fantasmas" via terminal
Atualizações de Segurança Automáticas no Debian
Como cortar as partes de um vídeo com passagens de áudio em branco
Tiling automático no KDE Plasma
SNMP Scan no OCS Inventory só funciona com HTTPS corretamente configurado
Alguém tem que acabar com ANATEL!!! (2)
Uma pergunta bem simples mas não achei resposta (ainda) (0)
Reflexão sobre a sobrevivência do Gentoo Linux (6)









