Uso de if em Ruby (2)
Simples uso do if em Ruby, só que dessa vez, um código "melhorzinho".
Por: André
Importar endereços do Claws no Evolution (entre outros)
Este script em Ruby lê o arquivo XML de endereços do Claws-Mail e os escreve em formato vCard, que pode ser facilmente importado pelo Evolution ou outro programa de e-mail que aceite este formato. Serve também de estudo para manipulação de arquivos XML e vCard com Ruby. Requer o "gem" vpim, que pode ser encontrado em: http://vpim.rubyforge.org/ (ou pelo comando "gem install vpim").
Por: Felipe Rafailov
Algoritmo de Fatoração de Fermat (FFA) em Ruby
FFA: Fermat Factoring Algorithm (Algoritmo de Fatoração de Fermat) Método de fatoração inventado por Pierre de Fermat: Todo numero pode ser escrito como diferença de dois números elevados ao quadrado: n = a² - b², ou n = a*a - b*b; Esta expressão pode ser escrita como n = (a+b) * (a-b), ou n = (a+b) (a-b), onde a soma e a subtração dos valores "a" e "b" são dois fatores do número em questão. Se n é primo, então a-b = 1 e a+b=n; Para números com diversos fatores e divisores existem diversos "a" e "b" que satisfazem a expressão. Este algoritmo testa em progressão diversos valores "b" em "i + j*j", ou i + j², com i=n no primeiro passo. Se i + j*j for um quadrado perfeito, então calcula-se com base nisto os correspondentes a e b da expressão anterior, tendo-se então encontrado um fator. Fator este que não é necessariamente um número primo. Este programa trabalha com os fatores sendo escritos em uma lista, sendo pegos um a um até o final. A função de fatoração retorna uma estrutura com um par de números que se multiplicados retornam o valor de entrada, ordenados em maior e menor. No retorno, a parcela menor substitui a posição do elemento pego anteriormente e a parcela maior é inserida ao fim da lista principal. Quando o valor menor do par é um, o valor maior é um número primo, então continua-se com o próximo elemento da lista principal, encerrando-se ao último elemento. Por último, a lista de fatores é ordenada para apresentação. Obs[1]: Por enquanto não fatora números negativos. Obs[2]: É possível ainda um teste que reduz o número de repetições do while da sub-rotina.
Por: Perfil removido
Exportar endereços do Evolution para vCard
O Evolution armazena os seus endereços em um arquivo de banco de dados Berkeley DB. Este script demonstra como é possível ler este tipo de arquivo com o Ruby para exportar os endereços para vCard. Permite exportar os endereços para vCard, que pode ser importado por uma grande variedade de programas. Procedimento alternativo para quando o Evolution não estiver disponível. Requer a biblioteca "libdb-ruby1.8" (Ubuntu) ou similar, que pode ser obtida em: http://moulon.inra.fr/ruby/bdb.html
Por: Felipe Rafailov
Fortran - Integrais
Então, está aí minha contribuição pra vocês. As instruções estão no arquivo. No código-fonte, aqui em baixo, colocarei somente o programa, mas no arquivo disponibilizado encontra-se todas as informações que achei que poderiam ser úteis, junto com a descrição completa do mesmo.
Por: Rastaplaca
Cinnamon seria a aposta acertada frente às outras interfaces gráficas mais populares?
KDE Plasma - porque pode ser a melhor opção de interface gráfica
Gentoo: detectando impressoras de rede e como fixar uma impressora por IP
Como o GNOME conseguiu o feito de ser preterido por outras interfaces gráficas
Acessando o terminal do seu PC pelo celular fora de casa
Por que sua empresa precisa de uma PKI (e como automatizar EMISSÕES de certificados via Web API)
Midia de instalação LM-21.3 não inicializa (0)
Vou destruir sua infância:) (8)
Interface gráfica com problema (2)









