Resposta de
removido em 27/05/2007 - 10:30h:
* removido usa Nenhuma
* removido tem conceito: nenhum voto.
Concordo com o confusosk8.
Depende muito da distribuição. Por exemplo, se o Luis_tux estiver usando Ubuntu, umas das opções seria usar o Automatix. Se ele estiver usando kurumin 7, outra opção seria utilizar os ícones mágicos ou mesmo baixar, através do terminal, pacotes RPM dos programas da seguinte forma (também poderia ser usado, se fosse Ubuntu):
# rpm -ivh nome_do_arquivo.rpm
Após isso, 'chamar' pelo terminal.
Mas, vamos ver qual distribuição o Luis está usando.
Resposta de
removido em 27/05/2007 - 10:50h:
* removido usa Nenhuma
* removido tem conceito: nenhum voto.
Luis _tux
O gerenciamento de pacotes no Mandriva 2007 é feito através do urpmi, ele que gerencia os pacotes RPM. Para instalar novos pacotes, você deve ir ao Centro de Controle Mandriva e acessar a aba "Gerenciamneto de Sofware". A partir daí, voce clica em "Visualizar atualizações disponíveis". Depois voce pode clicar na opção "Visualiza softtware que podem ser baixados", nesta tela voce pode ver diversos programas conhecidos, como: Amarok (player de música) e outros. Você também pode ir visulaizando por Categorias, existem várias, entre elas: Rede, Shells, Sistema, Terminas etc. Esta tela tambem pode ser usada para desinstalar programas (nesse caso, os que já possuem uma bolinha verde ao lado). Outra coisa importante é que no DVD de instalação do Mandriva 2007 há vários programas que também podem ser instalados.
Espero ter ajudado!
Resposta de
Ele7R!X em 27/05/2007 - 12:02h:
* Ele7R!X usa Slackware
* Ele7R!X tem conceito: 6.5




Olha só, o que eu vou te ensinar aqui, serve para qualquer distribuição linux, desde que você baixe o que vai ser instalado em arquivos com extensão .tar.gz ou .tar.bz2.
Esses são arquivos que vêm com o código fonte e devem ser descompactados, compilados e instalados pelos comandos que eu vou listar abaixo:
- Abra um terminal e entre na pasta onde está o arquivo .tar.gz:
$ cd /pasta_do_pacote_tar_gz
- Entre como usuário root:
$ su - (este comando faz você entrar como superusuário, mediante uma senha)
- Descompacte o arquivo tar.gz ou tar.bz2:
# tar -zvxf arquivo.tar.gz (se for .tar.gz)
ou
# tar -jvxf arquivo.tar.bz2 (se for .tar.bz2)
- Entre na pasta onde os arquivos do pacote foram descompactados:
# cd /pasta_dos_arquivos
- Inicie a configuração dos arquivos para o seu sistema:
# ./configure (ponto-barra ---->serve para executar arquivos no terminal, não esqueça do ponto)
- Compile os arquivos descompactados:
# make
- Instale os arquivos compactados:
# make install
E assim, se você já tiver todos os pré-requisitos (compiladores, bibliotecas, etc) necessários para a instalação do seu programa, tudo deve correr numa boa e seu programa já está instalado. Caso venha em partes, faça isso quantas vezes for necessário.
OBS: Isso serve para instalar os arquivos de código fonte em qualquer distribuição linux, porém, dependendo da sua distribuição, você pode simplesmente instalar os pacotes por alguma ferramenta específica que a sua distribuição com certeza tem, simplesmente baixando os pacotes pré-compilados. Ex: apt-get (debian), installpkg (slackware)...
OBS2: Para instalar algum pacote, mesmo que em código fonte, é necessário cumprir com alguns pré-requisitos. Por exemplo, se os arquivos não forem pacotes já compilados, você precisa de um compilador. A maioria das distribuições já vem com os compiladores certinho, então é raro ter que se preocupar com isso. Além disso, pode ser necessário que você tenha alguma outra biblioteca, ou programa específico para poder funcionar direitinho. Isso se chama "resolver dependências", e é algo que a distribuição "Debian" faz sozinha pra você (existem outras tb, rsrsrs)
Espero ter ajudado!