xSane :: Acabe já com a insanidade do seu scanner

Publicado por Celso Goya em 02/12/2004

[ Hits: 27.013 ]

 


xSane :: Acabe já com a insanidade do seu scanner



Tenho um scanner Genius Colorpage HR7X e até pouco tempo atrás estava instalado no Windows. Vale lembrar que me deu um trabalho desgraçado pra instalar esta tranqueira no Win2k, já que o driver que vem junto com o scanner não funcionava, a única versão que funcionava era uma que tinha no site. Ontem instalei o mesmo scanner no Fedora Core 3 e aí aconteceu a surpresa. Eu estava achando que isso ia dar trabalho!

Eu já tinha visto em um monte de lugares o pessoal falando do xSane, entretanto eu nunca o utilizei. Pra evitar instalar novos pacotes no meu Debian, fiz a instalação no FC3. Como eu sabia que era chato pra caramba instalar este scanner no Win2k, já fui preparado pra gastar algumas horas até acertar o driver e etc.

Na primeira tentativa fui pelo GIMP e tentei rodar o scanner e nada. Então sem querer eu estava com um terminal com o root aberto. Digitei xsane e pronto! Foi como dizer abracadabra, o xSane reconheceu o meu scanner na saída USB e já abriu a janela de preview. Daí pra frente foi fácil, é só mandar tirar um preview e depois scan. Ainda não tive tempo pra testar melhor o xSane, mas ele tem opções de cópia, scan em modo batch e também de fax.

Pra resolver esse probleminha de usar o scanner apenas como root eu adicionei a seguinte linha ao fstab:

none    /proc/bus/usb     usbfs   defaults,devmode=0666  0  0

Um dos recursos interessantes do xSane é que você pode configurar via linha de comando um scan, ou seja, é possível criar uma espécie de servidor de scan.

xsane main screen

Para instalar o xSane no Debian:

# apt-get install xsane

Para instalar no Fedora:

# yum install xsane

[]'s
Celso Goya
Outras dicas deste autor

Java Web Services Developer Pack

Gwget2 :: Interface GTK para wget

Mortal Kombat para Linux

netselect-apt :: Encontre o servidor apt mais perto de você!

CSS :: Bordas arredondadas

Leitura recomendada

Configurando o touchpad - Gsynaptics no Debian Lenny

Configurando webcam Omnivision 2640 (Dell Inspiron 1525 Integrated Webcam) no Slackware 12.2

Driver spca5xx (webcam) pré-compilado para Slackware

Drivers NVIDIA no Linux Mint MATE

Ubuntu 10.04: Claro 3G + pendrive

  

Comentários
[1] Comentário enviado por celsopimentel em 10/01/2007 - 17:14h

Amigos preciso de uma ajuda. Utilizo o ubuntu 6.06, tenho um scanner HP conectado, quando vou no xsane scanner ele não localiza o scanner e sim a minha web cam. O que eu faço para configurar o scanner corretamente? agradeço muito pela dica.

[2] Comentário enviado por martinsgod em 15/06/2010 - 11:38h

Na verdade, nem é preciso o preview. Basta colocar no modo "Visualização" e mandar escanear. Escaneará e abrirá a imagem no visualizador padrão, aí é só mandar salvar. Se preferir, pode colocar direto em modo "Salvar", especificar o nome do arquivo e ele escaneará e salvará direto, sem mostrar nada.
O preview é útil apenas se não for tela inteira e quizer delimitar (visualmente, com o mouse) a área a ser escaneada.
CELSO: no meu, ele reconhece ambos, webcam e escaner. Ao abrir ele pede pra escolher qual vou usar. Tem certeza que vc não está pulando isso?



Contribuir com comentário