O sidux recomenda jamais usar os aplicativos como Synaptic, Adept, Aptitude, kpackage, etc para fazer atualizações ou upgrades da distro. Deve ser usado apenas o apt.
Citação do Manual do sidux encontrado em:
www.sidux.com.br
citação:
----------------------------
Razões para NÃO usar nada além do apt-get para um dist-upgrade
Gerenciadores de pacotes como adept, aptitude, synaptic e kpackage nem sempre dão conta da quantidade enorme de mudanças que acontecem no Sid ( mudanças nas dependências, nos nomes, nos scripts de manutenção...). Não é culpa dos desenvolvedores daquelas aplicações. Essas ferramentas são fabulosas, excelentes para o ramo 'estável' do Debian, só que não estão aptas para lidar com as necessidades muito especiais do Debian Sid.
Use qualquer um deles para procurar pacotes, mas fique com o apt-get na hora de realmente instalar/remover/atualizar o sistema.
Gerenciadores tais como adept, aptitude, synaptic e kpackage são, no mínimo, não-deterministas (para uma seleção de pacotes complexa). Misture isso com um alvo sempre móvel, como é o caso do sid, e (pior ainda) com repositórios não oficiais de qualidade questionável (não usamos nem recomendamos, mas eles são uma realidade nos desktops) e você estará clamando por desastre. Outro ponto é que todos esses gerenciadores com interfaces gráficas necessitam rodar em init 5 e/ou no X e um 'dist-upgrade' (ou mesmo 'upgrade') no init 5 e/ou X, acabará por danificar seu sistema a ponto de não mais poder ser reparado, mais cedo ou mais tarde.
Já o apt-get faz estritamente o que é pedido a ele. Se houver algum problema, fica fácil localizar o erro para depuração/correção; se o apt-get quiser remover metade de seu sistema (devido a transições nas bibliotecas), é só chamar o administrador (quer dizer, você mesmo) para dar, no mínimo, uma olhada séria (e consultar os Avisos na página do sidux, não se esqueça).
É por isso que o Debian usa exclusivamente o apt-get, não uma das outras ferramentas de gerenciamento de pacotes.
---------------------------
Fim da citação
As atualizações devem ser feitas também de fora do X, sob pena de que ocorram quebras de pacotes.
citação do Manual do sidux:
-----------------------------
NUNCA NUNCA faça atualizações dos pacotes (upgrades) nem atualizações do sistema (dist-upgrades) dentro do X.
Sempre cheque os Alertas na página principal do sidux. Esses avisos, atualizados diariamente, estão lá por um motivo: a própria natureza do ramo 'instável' do Debian.
Saia do KDE:
pressione Ctrl+Alt+F1 [para ir para o terminal de modo texto ]
logue-se como usuário root e digite init 3
apt-get update
apt-get dist-upgrade
apt-get clean
init 5 && exit
NUNCA FAÇA ATUALIZAÇÕES (DIST-UPGRADE E/OU UPGRADE) com Adept, Synaptic ou Aptitude.
Se você não for para o init 3,as coisas vão ficar difíceis!!!
Você foi avisado!!!!!!!!!!!
-------------------------------------
Fim da citação
Os alertas acima não poderiam ser mais claros. Os riscos são grandes, portanto o melhor será sempre observar aquilo que está escrito no Manual.
sds