WebProxy Linux distribuído

Publicado por Perfil removido em 19/12/2008

[ Hits: 6.646 ]

 


WebProxy Linux distribuído



Com a necessidade de cuidar de 4 redes diferentes que usavam o mesmo webproxy, percebi que poderia eliminar este gargalo dando saídas para internet independentes para cada rede, e cada uma com seu próprio webproxy, com a finalidade de filtrar o conteúdo.

Quando fiz isto, percebi que havia necessidade de acessar os 4 servidores e atualizar suas configurações, caso algo fosse modificado na política da empresa. Neste caso, tirando a configuração de rede (IP), as ACLs eram as mesmas. Assim, pensei em algo para centralizar as configurações e tornar mais dinâmica a configuração. Nasceu meu projeto SquidCluster.

Esta é uma ferramenta que contém duas partes: o servidor que fica localizado no servidor de webproxy e o cliente que fica no servidor onde estará o banco de dados. Por meio de uma trigger, quando ocorre uma atualização no banco, o cliente é chamado e se conecta no servidor, informando que a configuração foi alterada. Este por sua vez se conecta ao banco e gera nova configuração. Então solicita um reload ao Squid.

Ainda há muito a ser melhorado, mas já está totalmente funcional. Ele pode ser baixado em meu website, FreedomInterface.org.

Outras dicas deste autor

Impressões PDF perdidas no Vector Linux e derivados do Slackware

Como compilar o kernel passo a passo [Vídeo]

Adicionando um segundo drive de CD-ROM no Kurumin

Aprendendo o básico no LibreOffice Calc

Amarok 1.4.10 no Mint Debian

Leitura recomendada

Lançamento de livro em português sobre Sockets Linux

Programando Socket em C++ sem segredo

TCP/IP para sistemas embarcados

ICMP_ECHO (ping) em C/C++

Brute force DNS em C

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário