VirtualBox - Como aumentar o tamanho do HD virtual

Publicado por Daniel Henrique Nogueira Dantas em 11/05/2011

[ Hits: 49.134 ]

 


VirtualBox - Como aumentar o tamanho do HD virtual



Hoje é mais do que realidade o uso conjunto de diversos sistemas operacionais para executar tarefas cotidianas. E para este uso usamos dois principais recurso: o primeiro é o dual-boot, método onde o usuário deve reiniciar o micro para alternar de um sistema para o outro, e segundo, que vem tomando cada vez mais força principalmente com a robustez das máquinas atuais, é a utilização de máquinas virtuais.

As máquinas virtuas são, atualmente, de fácil instalação tanto nos sistemas GNU/Linux quanto nos sistemas da MS. Um dos programas mais utilizados para este fim é o VirtualBox, com alguns cliques o usuário está com uma "segunda máquina" novinha para usá-la ao seu bel-prazer. Mas o que fazer quando o espaço do HD virtual, definido inicialmente na "construção" da máquina virtual, não for suficiente. Será que deve-se criar uma nova máquina com um hd maior e instalar todos os programas novamente para mais espaço para os novos programas? Este foi um dos problemas que encontrei ao instalar uma máquina virtual para executar programas da M$ dentro do VirtualBox 4, que roda no meu Natty Narwhal (Ubuntu 11.04).

A instalação do VirtualBox, o programa para criar e rodar máquinas virtuais, foi feita sem problemas através da 'Central de Programas do Ubuntu', e o passo a passo para a criação de uma máquina pode ser encontrado facilmente na internet, por isso, direcionar-me-ei agora para a questão contumaz que motivou esta dica: Como aumentar o tamanho do HD virtual depois que a máquina já foi criada e o sistema já está instalado com inúmeros programas?

1. Localizando o disco virtual.

No VirtualBox, o disco virtual é um arquivo com extensão '.vdi', e para encontrá-lo usei o comando locate, pois a localização deste arquivo pode variar de versão para versão, de sistema para sistema e, além disso, o usuário pode apontar para um arquivo '.vdi' existente em qualquer diretório que tenha acesso.

1.1 Usando o locate.

Primeiro atualize a base de pesquisa dese comando fazendo:

sudo updatedb

Uma vez atualizado, basta digitar o comando locate seguido do nome, o parte do nome, daquilo que se deseja encontrar.

locate .vid

Recomenda-se a manutenção do '.' antes do vdi, pois como foi mencionado, o locate apresentará resultados para arquivos com o nome ou parte do nome coincidente com a sentença usada após o comando.

1.2. Caso prático.

Para exemplificar listarei os comandos e os resultados obtidos no meu caso, e muito provavelmente, nomes e caminhos de diretórios e arquivos serão diferentes dos encontrados por muitos usuários, mas espero poder instruir a execução desta tarefa corretamente.

sudo updatedb
$ locate .vdi


o resultado do locate foi:

/home/daniel/VirtualBox Vms/Windows/Windows.vdi


Ou seja, o hd da minha máquina virtual é um arquivo com nome Windows e com extensão '.vdi' (Windows.vdi) e está no diretório '/home/daniel/VirtualBox Vms/Windows/'.

2. Operação expansão.

Agora que o arquivo foi encontrado, e usando o autocompletar (colocar a inicial do nome de um arquivo ou de um comando e pressionar TAB para que o GNU/Linux complete automaticamente), executamos:

VBoxManage modifyhd /home/daniel/VirtualBox\ VMs/Windows/Windows.vdi --resize 4096

Onde o tamanho é em MB, isto é, para ter o um HD de 40 GB o tamanho escrito deve ser 4096, que é 1024 X 40.

3. Concluindo a extensão

O procedimento aumenta o 'hd' virtual, não a partição onde o sistema está instalado, isto é, o sistema virtual vê esse novo espaço como partição não formatada, precisando então de um programa para redimensionar a partição.

Uma alternativas é usar uma iso com programas como o partition magic ou mesmo uma iso com um GNU/Linux e executar o gparted ou algum gerenciador de partição.

No meu caso eu instalei dentro da máquina virtual o partition wizard e redimensionei a partição 'c'.

Referências

Como aumentar/diminuir um disco vdi em VirtualBox 4+
http://ubuntified.wordpress.com/2011/03/06/como-aumentardiminuir-um-disco-vdi-em- virtualbox-4/
16/04/2011

Para que serve o updatedb? [RESOLVIDO]
http://www.slackbr.org/forum/viewtopic.php?f=3&t=1754
16/04/2011

Outras dicas deste autor

Preparando Ubuntu 13.04 para "ir ao banco" - Acessando Banco do Brasil

Saída Fictícia - Possível falha no Ubuntu 14.04

Zotero no OpenOffice.org 3.2 do openSUSE 11.3

Leitura recomendada

Plugin Music para aMSN com XMMS e Amarok

Instalando navegador Google Chrome no Fedora 25

Instalar Acrobat Reader Ubuntu

Corrigindo problema do Acrobat Reader 7.0.9 no Ubuntu

Instalando Skype e Spotify no Fedora 28

  

Comentários
[1] Comentário enviado por Robson_85 em 02/06/2011 - 11:25h

Fiz como vc demostrou aqui mais no meu caso deu a seguinte mensagem de erro;
Progress state: VBOX_E_NOT_SUPPORTED
VBoxManage: error: Resize hard disk operation for this format is not implemented yet!

Sabe me informa o que pode ter acontecido? Pelo que entendi o VBox não suporta esse comando.

[2] Comentário enviado por daniel.dantas em 24/07/2011 - 20:11h

Bem, Robson... primeiramente gostaria de me desculpar pela demora, mas é que estou no período final do meu curso e estou sem muito tempo para ficar na net.

Caso você ainda não tenha conseguido resolver o problema. essa mensagem pode ter aparecido porque o tipo de partição do HD virtual foi NTFS e o VB ainda não está preparado.

Eu recomendaria instalar o OS virtual em fat32, apesar do NTFS oferecer mais recursos de gerencialmento de usurários na máquina virtal. Mas caso esta opção não seja uma alternativa viável sugiro que crie um outro HD virtual e coloque como SLAVE do OS virtual.

[3] Comentário enviado por spolti em 21/10/2011 - 17:48h

Vlw de mais cara.

Tava precisando disso já fazia um tempo .:D

[4] Comentário enviado por wyllianneo em 05/03/2012 - 10:57h

Daniel, belo post.
O comando locate ajudou muito no meu caso onde o arquivo .vdi não estava no diretório padrão criado (que é uma pasta oculta na /home/usuário).
A questão de aumentar o 'hd' vai me ser útil.
Abraço.

[5] Comentário enviado por wyllianneo em 05/03/2012 - 11:02h

Uma dúvida que me surgiu agora:
Utilizando o Virtualbox para criar mais de uma máquina virtual, cada uma necessita que seja criado um 'hd'?
Obrigado.

[6] Comentário enviado por daniel.dantas em 12/03/2012 - 09:00h

Acredito que é possível ter um hd virtual para mais de uma máquina, devido a forma como o VB "enxerga" o arquivo. Contudo o Sistema Virtual instalado pode interpretar como alocação imprópria (vírus ou erro físico) e ter problemas.

Já há algum tempo, instalei o XP e o Kurumin (uma distro antiga do linux) em um mesmo HD virtual, dual boot e tudo :) não tive problemas, contudo não usei por muito tempo, foi só para testar mesmo. (instalei o windows, aumentei o hd, instalei o kurumin, ele reconheceu o "espaço vazio" e instalei ele na partição do hd virtual). E além disso só podia usar um sistema de cada vez.

Espero que você tenha uma máquina para fazer este tipo de teste. Mas acredito que em hds separados seja melhor porque permite o uso simultâneo, simulação de redes, além de independência dos arquivos das MVs, se um der pro. só precisa instalar uma máquina virtual e não duas.

[7] Comentário enviado por mcnd2 em 10/03/2013 - 01:24h

Ajudou na boa!

Valeu...

ZZZZZZzzzzzz...

[8] Comentário enviado por uelionobre em 24/08/2016 - 16:14h

Olá, boa tarde.
Agradeço a Daniel Henrique Nogueira Dantas pela dica.

Este comando não irá redimensionar para 40GB.
$ VBoxManage modifyhd /home/daniel/VirtualBox\ VMs/Windows/Windows.vdi --resize 4096




[9] Comentário enviado por fmiotto em 14/09/2016 - 13:05h

Utilizando $ VBoxManage modifyhd /home/daniel/VirtualBox\ VMs/Windows/Windows.vdi --resize 4096 obtia o mesmo erro (VBoxManage: error: Resize hard disk operation for this format is not implemented yet!). Utilizo armazenamento dinâmico e tinha alocado 20GB.

Aumentando o parâmetro do resize pra 40096 funcionou. Porque ao fazer --resize 4096 tu vai estar tentando alterar para 4GB e não 40GB, por isso o erro.

[10] Comentário enviado por romelino em 30/10/2016 - 22:01h

Perfeito! Obrigado pela contribuição!

[11] Comentário enviado por thxago em 23/07/2017 - 15:17h

Consigo aumentar o vdi, mas o windows server não reconhece o novo espaço, já tentei o gparted e ele também não mostra o novo espaço não alocado. Alguém poderia ajudar?



Contribuir com comentário