Usando o Gnome3

Publicado por Izabel em 12/05/2011

[ Hits: 11.945 ]

 


Usando o Gnome3



Importante: Essa dica só vale para o Gnome 3 que vem no Fedora ou openSUSE (LiveCD). Se você instalar o Gnome 3 no Ubuntu vai se arrepender amargamente...

1) Tecla Win (Ou clicar em Atividades)

O Gnome 3 deu uma boa utilidade a tecla que tem a janelinha (símbolo da Microsoft), que chamarei aqui de tecla Win. Ao teclar na Win (ou clicar em Atividades no canto superior) você terá a sua disposição:
  • Alternar entre janelas abertas;
  • Abrir um novo programa que esteja na barra de programas favoritos;
  • Pesquisar por um programa e abri-lo;
  • Fechar outros programas;
  • Mudar de área de trabalho;
  • Pesquisar uma expressão no Google ou Wikipédia;
  • Ir para o menu de aplicativos;

Isto é, com a tecla Win você tem tudo a sua mão, então é só se adaptar a usar essa tecla.

2) Touchpad

Se você usa Tauchpad, tenha pena do primeiro botão de seu notebook, habilite o clique do mouse com a touchpad.

Tecle Win ---->> Aplicativos ---->> Localize o programa "Configuração de Sistema" ---->> Touchpad ---->> Clique na aba Touchpad e marque: "Habilitar cliques do Mouse com a Touchpad".

3) Janelas (Alternar/Minimizar/Maximizar/Fechar)

Todas janelas abertas na área de trabalho ativa estão a sua disposição ao teclar na Win, mas você ainda pode usar o Alt+Tab. Você pode fechar uma das janelas em exposição clicando no X que fica no canto superior delas, ou da forma tradicional, selecionando a janela e fechando no X.

Para Minimizar uma janela, clique com o botão direito do mouse no canto superior dela e selecione minimizar. Isso faz com que a janela desapareça da área de trabalho rsrsrsrs Para vê-la novamente tecle em Win :)

O duplo clique no canto superior de uma janela Maximiza ou deixa a janela no tamanho Normal.

Essa é a parte mais difícil de se adaptar, usar a tecla win e selecionar a ação desejada é mais rápido que clicar em Atividades e fazer a mesma ação. Fica a dica!

4) Após tecla em Win (ou clicar em Atividades) eu posso:

  • Selecionar um aplicativo em favoritos,
  • pesquisar por um aplicativo na caixa de busca,
  • ir para o menu de aplicativos,
  • pesquisar no Google, usando a caixa de busca,
  • para pesquisar na Wikipédia é só selecioná-la no canto inferior do Desktop,
  • mudar de área de trabalho.

No que se refere a área de trabalho, inicialmente tem duas áreas ativas, a que você está e uma abaixo dela. Se você abrir uma aplicação na área de baixo, outra área abaixo fica visível, e assim por diante. Eu tentei descobrir quantas áreas temos disponível no openSUSE, e desisti na décima uashuashsauh!

5) Aplicativos

Todos programas estão acessível em: Atividades (ou tecla Win) ---->> Aplicativos Note que tem uma barra ao lado, com a mesma organização do velho menu do Gnome.

Para adicionar um programa na barra de programas favoritos é muito fácil, clique com o botão direito do mouse sobre ele e selecione "Adicionar aos Favoritos". Para retirar um aplicativo da barra é da mesma forma... O bom, é que essa "dock" está bem fácil de usar e estável, eu ainda não me deparei com bugs nela. Só não instale o programe de editar menu do Gnome 2, pois você vai bagunçar tudo no Gnome 3.

6) Pontos negativos

a) Ao menos no OpenSuse, a opção de desligar não está acessível, mas você pode encontrá-la... Com o ponteiro do mouse sobre suspender, pressione a tecla Alt, aí o desligar aparece enquanto você mantiver Alt pressionado. Então é só clicar em desligar. É uma solução, mas espero que isso mude!

b) Existem poucas opções de configuração. Acredito que as velhas funções do Gnome estão sendo adaptadas e implementas no Gnome 3 aos poucos. Mas ao menos para mim, o Gnome3 já está usável (devo confessar que eu usei o E17 bugado por anos e muito feliz rsrsrsrs).

c) Eu percebi que a maioria dos programas não abrem em mais de uma janela, isto é, se já tem um terminal aberto, não adianta tentar abrir outro clicando no ícone. Você tem que ir no terminal aberto, e selecionar: Arquivo ---->> Abrir terminal (ou outra aba.) O mesmo ocorre com o Gedit...

7) Pontos positivos

a) Lindo! Inovador, algo a ser exibido para os amigos do Windows! rsrsrsrsrs!

b) Tão intuitivo quanto um celular novo, rsrsrs! Quando compramos um celular novo, a gente perde um tempinho até se adaptar e configurá-lo, depois a gente meche nele de olhos fechado. Eu acredito que esse novo conceito do Gnome 3 não vai ser nenhum empecilho a novos usuários, como li em muitos comentários... Basta dizer que o Linux ficou com cará de Smartphone, pronto! Pois é a mais pura verdade e não vai assustar a nenhum usuário novo. Aliás, quer apostar quanto que o próximo Windows vai imitar o Gnome3 como fez com o KDE 4?

c) Tem menos bug que o KDE 4 teve quando foi lançado, ao menos a versão do openSUSE que estou usando está muito boa. Quem quiser testar o liveCD do openSUSE com o Gnome3, baixe no link:
Eu fui mais ousada, eu instalei essa versão e estou gostando...
Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Guia gratuito do Ubuntu (inglês)

Configurando rota para endereço multicast

Instalando o ATi Stream SDK no GNU/Linux

Criando plugin para Nagios

Icecast2 - Criando servidor de mídia básico

  

Comentários
[1] Comentário enviado por professionalit em 12/05/2011 - 07:27h

Bom, após instalar o Gnome 3 e usa-lo por uma semana resolvi dar uma chance para o KDE 4.6 e te confesso o KDE está muito a frente do Gnome nos quesitos beleza, funcionalidade, customização e praticidade.

O pessoal do KDE com certeza aprendeu com os erros daquelas primeiras versões instáveis e realmente está caprichando muito nestas últimas versões.

Quanto ao Gnome vamos esperar e aguardar, pois assim como o KDE no lançamento da sua versão 4.X, esta versão ainda está muito crua, mas acredito que quando estivermos no Gnome 3.6 as coisas já estarão muito diferentes e muito mais "user-friendly", mas hoje KDE 4.6 wins !

Só para esclarecer o que eu estou dizendo, instale o KDE 4.6 e o Gnome 3 em seu PC e peça para a sua mãe/tia/avó/irmã/esposa/namorada trabalhar por uma semana em um e uma semana no outro depois perguntem qual deles a pessoa gostou mais.

[2] Comentário enviado por zemane1970 em 12/05/2011 - 07:43h

O Gnome 3 no Fedora está muito melhor que no openSUSE. E no Ubuntu 11.04 (instalado através de repositório ppa) fica melhor que o Unity (que acho muito confuso). Claro que há muito o que melhorar, já que foi recém-lançado.

[3] Comentário enviado por izaias em 12/05/2011 - 10:22h

Vislumbrar o potencial do Gnome-3 é para quem gosta de novas experiências, é para quem quer desbravar novas propostas. É claro que tem muita gente que não tem tempo pra isso, mas nem todos têm essa capacidade , não é Izabel!

O que você demonstrou com sua Dica foi um compêndio do G-3 de forma clara e fácil. E é tudo isso mesmo, e olha que no Fedora-15 Beta, o G-3 tem um comportamento muito bom para uma versão de teste. Acredito que esse D.E. ainda vai ser motivo de orgulho para seus desenvolvedores, e quem sabe até um motivo de retorno para o Ubuntu usá-lo, oficialmente. Vamos ver.

Gostei da Dica!

[4] Comentário enviado por dbahiaz em 12/05/2011 - 11:43h

Uma coisa que achei super estranho no G3 é o Lançador de aplicativo (dock), ele só aparece se ativar o Atividade, não entendi isso, sinceramente é muita perda de tempo, além de todo acesso ficar restrito à essa "Atividade", não tem nada visível onde é só apontar e clicar, sempre tem que ter uma segunda ação, não gostei desse conceito, de resto é esperar um pouco mais. A principio acho o Unity mais acessível.

Bem legal essa sua dica, já que mostra as coisas "obscura" do Atividade.

PS: obscura é pq fica escura a tela no Atividade rssss

[5] Comentário enviado por iz@bel em 12/05/2011 - 13:03h

Essa dica eu enviei a muito tempo atrás, no auge da minha empolgação com o Gnome3...
Está bem desatualizada...
Uma breve olhada nos screenshots do Gnome3 aqui no VOL vocês verão muitas funções novas e métodos de configuração que eu não citei...
Mas acredito que deve ter muitos artigos sobre o Gnome3 pra ser publicado...

Uma coisa que eu queria que surgi-se é um Linux G3buntu = Gnome 3 + Ubuntu, seria D+, porque não é só instalar o gnome3 pela ppa, mas configurá-lo também...

@professionalit - que preconceito com as mulheres amigo... Bem, eu pedi para o meu irmão testar o Gnome3 e ele achou confuso mais muito "irado!". Se serve...


[6] Comentário enviado por removido em 12/05/2011 - 17:00h

Izabel, muito boa a sua dica!

Uma coisa que está me fazendo deixar o Ubuntu foi justamente o abandono do Gnome. Ando procurando ler o máximo que posso sobre o gnome3, mas estou balançando ainda entre o kde4.6 e o gnome3. Tenho visto falarem bem da versão atual do kde, como o professionalit mencionou acima, no entanto estou mais acostumado ao Gnome.
Vou pegar uma versão mais robusta do Linux e instalar os dois e no caso do Gnome irei aproveitar as suas dicas daqui. De forma que sou-lhe grato.

[7] Comentário enviado por dbahiaz em 12/05/2011 - 19:31h

CelsoRod, de onde vc tirou que o Ubuntu está abandonando o Gnome? Essa confusão sobre o Unity que vc e outros usarios estão fazendo, ta virando uma falsa verdade. Pelo contrario amigo, acho melhor da uma lida aqui:
http://www.hardware.com.br/artigos/entendendo-unity/

[8] Comentário enviado por izaias em 13/05/2011 - 00:28h

Olha só, encontrei sem querer meio querendo, uma maneira de manter a opção 'Desligar' no Menu do Gnome-3.
O Artigo mostra como configurar no openSUSE, mas é só mudar o comando conforme a distro.
Ainda não testei, não tenho mais o Fedora-15 instalado e neste momento estou usando o XUbuntu.

Referência: http://twixar.com/GmdhtVknUK

[9] Comentário enviado por removido em 13/05/2011 - 01:18h

dbahiaz, você tem razão! Verdade! Me expressei mal ali.

É que estou habituado com as funcionalidades do gnome-panel e com um conjunto de applets que uso que me incomodou muito esta mudança. Tanto que após instalar o 11.04, algum tempo depois retornei para o 10.10. Compreende?

Realmente me expressei mal!

Mas... ei? Gostei deste artigo que você postou o link aí. Não tinha visto ainda! E é sim bastante esclarecedor! Gostei! Inclusive até favoritei para depois mandar para alguns amigos. Valeu! :)

[10] Comentário enviado por pinduvoz em 13/05/2011 - 01:53h

Gnome 3 ainda não é uma maravilha, mas deve ficar muito bom em pouco tempo.

Aconteceu com o KDE 4, que é muito mais inovador (ele rompeu quase que integralmente com o KDE 3). Vai acontecer também com o Gnome 3.

Tenham paciência, meninos e "menina" (Izabel).

[11] Comentário enviado por iz@bel em 13/05/2011 - 11:22h

@dbahiaz - gostei do artigo que você indicou. Pelo que entendi o Ubuntu vai permanecer com o Gnome2+Unity ao invés de Gnome3, é isso? Eu acho que foi uma péssima escolha, porque o Unity tem dois calcanhares de aquiles ("Exigir um bom hardware compatível" e "ser muito pesado").

@Izaias, essa sua dica me tentou a re-instalar o OpenSUSE pra testar rsrsrsrsr

@pinduvoz - sou uma fã incondicional do Gnome e tenho certeza que aos poucos ele vai se ajustar e voltar a nos oferecer a sua costumeira estabilidade.


[12] Comentário enviado por dbahiaz em 13/05/2011 - 19:45h

@Celso - Eu também gostava de usar o gnome-panel e seu poder de personalização, eu entendi seu ponto de vista!
@Izabel - Pois é, esse preço ele vai ter que pagar, mais por outro lado devem colocar o Unity 2D, como segunda opção no lugar do Gnome Clássico, seria uma saída.
@Pinduvoz - Vc tem toda a razão, por isso não critico o G3 nem o Unity , já que acabaram de sair do forno, vamos deixar esfriar né? (por enquanto) rsss

[13] Comentário enviado por removido em 14/05/2011 - 18:57h

Vale lembrar que este é um artigo voltado para o gnome-shell, o gnome 3 também tem suporte para o gnome-panel.

Sobre o botão de desligar, o gnome-shell já tem uma extensão para mudar isto "gnome-shell-extension-places-menu".

[14] Comentário enviado por albfneto em 16/05/2011 - 12:06h

Legal sua dica Izabel sôbre o novo GNOME, ainda pouco conhecido.

[15] Comentário enviado por albfneto em 13/08/2011 - 17:58h

legal, Izabel, fazer dicas sôbre o novo GNOME3.
eu estou testando e até agora não gostei, pode ser bom nos portáteis, como tablets, mas nos desktops, ele é contraproducente, além de não ter a beleza de outros ambientes gráficos.
não concordo com você quanto a beleza, não...
também não acho intuitivo, pelo contrário, é bastante confuso..
a custodio, o suporte a gnome panel,simplesmente não funciona, e as extensions, também...
quando funcionam, travam o GNOME3 em minutos....

[16] Comentário enviado por lucascabeda em 21/09/2011 - 22:20h

Você pode abrir mais de uma janela de um aplicativo sim. Basta clicar com o botão direito no dock que ele te dá a opção ;)

[17] Comentário enviado por iz@bel em 22/09/2011 - 13:38h

Obrigado pela dica lucascabeda,

Acho que meu texto já está bastante desatualizado também (é o progresso rsrsrs)
Vi a versão 12.1 do Opensuse e o gnome3 está com mais funções, apesar de manter alguns problemas...
abraço...

[18] Comentário enviado por andersonf23 em 19/05/2012 - 16:15h

Legal!

[19] Comentário enviado por andersonf23 em 22/05/2012 - 15:31h

O Gnome 3 é muito bom!!



Contribuir com comentário