Usando Drivers de Impressoras para MacOS no Ubuntu

Publicado por Patrick Costa da Silva em 08/12/2017

[ Hits: 1.296 ]

 


Usando Drivers de Impressoras para MacOS no Ubuntu



Se por acaso você está começando a entrar em desespero por não ter encontrado o "arquivo.ppd" para a sua impressora na página Printer List | OpenPrinting ou na da própria fabricante, talvez ainda haja esperança.

Algumas fabricantes oferecem drivers para Mac OS, esses por sua vez, podem ser simplesmente instaladores de "arquivos.ppd". Caso você esteja achando estranho, saiba que atualmente a Apple é a mantenedora e desenvolvedora do CUPS e que será provável encontrarmos "arquivos.ppd" para o Mac OS.

O que deveríamos achar estranho são as fabricantes não disponibilizarem de forma fácil os "arquivos.ppd". No caso que iremos abordar, será para a impressora Ricoh SP C252SF, para a qual conseguimos encontrar os "arquivos.ppd" dentro do "arquivo.dmg" e obtivemos sucesso no teste de impressão colorida.

Na página Download | Ricoh Asia Pacific, você pode pesquisar pelas impressoras, mais especificamente neste endereço SP C250SF/C252SF Downloads | Ricoh Global que podemos baixar os drivers para a Ricoh SP C252SF / SP C250SF. Observe que a partir do Mac OS X 10.8, que está sendo disponibilizado um instalador de "ppd". Baixe o instalador.

"Arquivos.dmg" são instaladores para Mac OS, os quais podem ser descompactados usando o 7z. O pacote que oferece essa ferramenta é o "p7zip-full" e pode ser instalado com o apt:

sudo apt install p7zip-full

Após instalado, use o comando 7z para descompactar o "arquivo.dmg" baixado.

Link para o manual do 7z: Ubuntu Manpage: 7z - A file archiver with highest compression ratio

7z x Per_MF4_RIC_Mac_PS_101.dmg

Obs.: a partir de agora, os caminhos podem ser diferentes, dependendo do "arquivo.dmg" baixado. O caminho que exploramos a seguir foi para a impressora anteriormente mencionada, mas para outras pode ser totalmente diferente. Vale a pena gastar tempo procurando os arquivos ppd, a recompensa no final é boa.

Após descompactar o arquivo "Per_MF4_RIC_Mac_PS_101.dmg", note que foi criada a pasta "PPD Installer" e dentro dela há um "arquivo.pkg" que precisa ser descompactado também:

cd PPD\ Installer/
7z x RICOH\ SP\ C250SF_SP\ C252SF.pkg

Após descompactar o "arquivo.pkg", verás que foi extraído o arquivo "Payload~", arquivo este que também precisa ser descompactado:

7z x Payload~

Após descompactar (sim, parece o filme "A Origem") o arquivo "Payload~", deve encontrar-se a pasta "Library". Após entrar em todas as subpastas, finalmente encontraremos os "arquivos.ppd":

cd Library/Printers/PPDs/Contents/Resources/
ls
RICOH SP C250SF.ppd  RICOH SP C252SF.ppd

Uma vez em posse dos "arquivos.ppd", você pode indica-los no momento da instalação da impressora, como qualquer outro arquivo.ppd.
Linux: Usando drivers de impressoras para Mac OS no Ubuntu.
Para que o "arquivo.ppd" esteja sempre disponível na lista de marcas e modelos compatíveis, devemos criar no diretório /usr/share/cups/model/ um diretório correspondente à marca, que neste caso é Ricoh e colocar os "arquivos.ppd" no mesmo. Observe o exemplo abaixo:

# mkdir Ricoh
# cd Ricoh
# cp /home/fulano/Downloads/PPD\ Installer/Library/Printers/PPDs/Contents/Resources/*.ppd .
Linux: Usando drivers de impressoras para Mac OS no Ubuntu.

Conclusão

Bom, é isso!

Apenas para efeitos de demonstração, iremos mostrar onde está os "arquivos.ppd" para o modelo SP C340DN (esse modelo já possui os "arquivos.ppd" instalados no Ubuntu, por padrão). No link SP C340DN Downloads | Ricoh Global, podemos baixar o instalador de ppd para o Mac OS X 10.7 e superior.

7z x Ricoh_PS_Printers_Vol4_EXP_LIO_2.1.0.0.dmg
cd Ricoh_PS_Printers_Vol4_EXP_LIO_2.1.0.0/
Ricoh_PS_Printers_Vol4_EXP_LIO_2.1.0.0$ 7z x Ricoh_PS_Printers_Vol4_EXP_LIO_Driver.pkg
Ricoh_PS_Printers_Vol4_EXP_LIO_2.1.0.0$ cd ppds.pkg/
Ricoh_PS_Printers_Vol4_EXP_LIO_2.1.0.0/ppds.pkg$ 7z x Payload
Ricoh_PS_Printers_Vol4_EXP_LIO_2.1.0.0/ppds.pkg$ 7z x Payload~


Após descompactar o arquivo "Payload~", será extraído para a pasta corrente diversos arquivos nomeados com os modelos de impressoras. Embora não possuam a "extensão.ppd" no final do nome, são os "arquivos.ppd". Basta renomeá-los e usá-los (carece de testes).

Outras dicas deste autor
Nenhuma dica encontrada.
Leitura recomendada

Iniciando o X sem modificar o runlevel para 4 no Slackware

Criando LiveCD do Debian

GKrellM - GTK Meters

Hackergotchi no GIMP em 2 minutos

Como trocar o nome de sua máquina - hostname

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts