Um pouco sobre Peppermint

Publicado por Xerxes em 28/04/2015

[ Hits: 8.749 ]

 


Um pouco sobre Peppermint



Essa dica é apenas para eu falar um pouco sobre minha experiência usando a distribuição Peppermint 5, que não é tão famosa. Peppermint 5 tem como base Ubuntu Trusty.

Após usar Elementary OS Freya, por um tempo, senti falta de um sistema mais veloz e leve, mesmo que não fosse tão bonito. Tentei Xubuntu 14.04, mas não me agradou por muito tempo. Por algum motivo o Google Chrome estava lerdo como uma tartaruga manca, fora algumas mensagens aleatórias de bug report. Além disso eu senti vontade de algo ainda mais enxuto. Pensei: Lubuntu! Mas ao invés disso lembrei de uma distribuição menos conhecida que tem como base o Ubuntu e é muito leve: Peppermint.
Instalei e não me arrependi. Peppermint usa ambiente diferente: LXDE misturado com Xfce. Assim, o usuário tem a leveza do LXDE, mas também as vantagens de gerenciamento de janelas Xfce, como o "tilling". Coisa que não existe no LXDE padrão (com Openbox). A base do sistema é a versão LTS do Ubuntu, o que assegura maior estabilidade. Eu prefiro. Outro ponto interessante do Peppermint é que ele possui, por padrão, aplicativos no menu para serviços em nuvem. É possível, por exemplo, acessar o Google Docs ou Google Drive, Dropbox, e outros pelo menu de aplicativos.

Trata-se de uma distribuição com foco em Netbooks, mas ao contrário de outras como JoliOS, Peppermint fica no meio. Não é 100% nuvem. Apenas oferece aplicativos web, mas também funciona normalmente offline.

Peppermint tem um software chamado ICE que serve para o usuário criar mais aplicações web (com base em Chromium ou Google Chrome). Não tem Central de Programas do Ubuntu (e eu nunca senti falta disso), mas usa o gerenciador de pacotes do Linux Mint e também é possível usar (claro) o Synaptic.

Meu notebook é Intel Core i3-370M, 4GB, vídeo compartilhado de 256MB. Não é bom para jogos, não tem um bom desempenho com ambientes pesados (principalmente se eu coloco um monitor 19" nele). Mas usando Peppermint 5, abre o LibreOffice Writer em menos de um segundo.

Eis o meu desktop atualmente:
Então, para quem gosta das facilidade do Ubuntu e quer uma distribuição leve e veloz, mesmo que não seja um primor em aparência, sugiro Peppermint.

Abraço.

Outras dicas deste autor

Eliminando bordas feias ao usar Compiz no Xfce

Instalar Steam no Fedora 20

Dual boot CentOS e Windows 7

Enlightenment no Fedora 21

SeaMonkey no Slackware em português

Leitura recomendada

Solução "definitiva" - Placas SIS Mirage 3 Graphics (771/671) e Wireless RTL8187B

Bpython, uma interface ncurses para Python

Iniciando em Linux: Distribuições X Conhecimento

Instalação da placa Broadcom BCM4312 no Debian Squeeze

Não tem como errar: Instalando e configurando o Apache

  

Comentários
[1] Comentário enviado por sk47 em 01/05/2015 - 11:39h

Seu comentário serviu como uma luva pra mim
Estou praticamente no mesmo ponto que voce passou, utilizo xubuntu, e estou um pouco cansado dele e procurando alguma coisa mais rápida porém com visual intermediário pelo menos, estou testando a algum tempo o elementary os, achei incrível a interface, mas senti um pouco falta de desempenho, e agora estou testando várias outras distribuições, na minha lista tinha colocado o lxle e não o peppermint, agora com esse post com certeza vou testa-la por um tempo.
Obrigado

[2] Comentário enviado por GustavoMoroni em 07/09/2015 - 11:19h

Olá pessoal.

instalei o peppermint e ao tentar usar o chromium ele simplesmente não abre.tentei instalar o google chrome e ele nem aparece o ícine do navegador.
alguém pode me dar uma dica?

grato.

[3] Comentário enviado por GustavoMoroni em 07/09/2015 - 11:24h

Só complementando meu post esse meu pc é um athlon xp3000+ socket A com 1.25gb de ram ddr400...um pc bem lentinho.instalei o firefox pra usar a internet mais o mesmo é praticamente sem condições de uso pra meu caso pois é extremamente lento.

[4] Comentário enviado por GustavoMoroni em 07/09/2015 - 12:22h

Já estou baixando aqui o lubuntu x86 pra instalar...já tenho ele em um core2duo e roda redondo.vou fazer a troca.

grato.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts