Ubuntu ou outra distribuição GNU/Linux é a melhor para inclusão digital

Publicado por Thiago Baldim em 23/03/2010

[ Hits: 5.749 ]

Blog: http://ubuntu4free.wordpress.com

 


Ubuntu ou outra distribuição GNU/Linux é a melhor para inclusão digital



Gostaria de começar falando com uma situação que muitos de nós já devem ter se deparado no dia a dia das nossas casas. Como muitos de vocês, meus pais e alguns parentes nunca usaram um computador na vida e agora com todos usando eles querem usar emails, Orkut, facebook, twitter etc. Mas, com essa vontade e curiosidade de conhecer novas coisas, começam os problemas.

Nem tente explicar para eles o que é um software, a definição para eles é botãozinho. E tentar explicar os riscos de como se deve usar a internet de forma segura é o suficiente para você perder um ou mais dias falando nisso. Sem contar que caso você tenha uma rede dentro da sua casa, que é meu caso, ter alguém totalmente inexperiente usando um computador pode ser um grande risco caso seja Windows. Não estou criticando o sistema operacional da Microsoft, mas ele é a porta para muitos problemas com usuários inexperientes.

Um grande problema é se os novos usuários resolvem entrar em algum site inapropriado ou inseguro na maior inocência e recebem algum arquivo que acaba atacando seu computador e talvez sua rede, podendo infectar outras máquinas na casa. Isso é um problema, e a solução encontrada foi ensinar informática com o Ubuntu GNU/Linux.

Uma solução simples, apenas configurar corretamente o sistema para eles terem acesso às coisas que mais usam. Internet, editor de texto, calculadora e alguma coisa a mais. Colocar ícones grandes na área de trabalho e pronto, agora é só usar.

Para pessoas que nunca usaram um computador na vida, eles não vão reclamar de que não é Word, mas é OpenOffice.org. Isso ajuda muito na segurança da sua rede. Aí seus novos usuários podem usar o computador sem problemas para eles, pois não tem o risco de destruir o próprio computador com vírus e também não colocam sua rede pessoal em risco.

Hoje eles acessam internet sem problemas, mas lógico que ainda tem aquelas perguntas como: "Aonde eu vou para colocar as fotos das nossas férias aqui no Orkut?". Mas isso não causa problemas para você, pior se fosse: "O que eu fiz para aparecer essa tela azul aqui?".

Outras dicas deste autor

Diretório /run nas distribuições Linux

Eucalyptus + Ubuntu = Cloud Computing

Leitura recomendada

BrasilLinux DosVox - Linux para deficientes visuais

Instalando o wifi (Realtek 8187b) no Kubuntu 8.04

Woody, Sarge e Sid - um breve introdução às versões do Debian

Instalando o Kile no Ubuntu 5.10

Qual a vantagem de se utilizar o Linux?

  

Comentários
[1] Comentário enviado por corvolino em 23/03/2010 - 11:52h

Não gostei do título da dica,no demais ta legal :)



Contribuir com comentário