Antes de mais nada, quero deixar claro aqui que não existe milagre em computação, mas existem customizações que podem melhorar em muito o desempenho do seu PC, isso porque os kernels compilados como "genéricos" são pensados em atender o melhor possível os mais vastos cenários possíveis, ou seja, funciona bem tanto para servidores, firewalls ou uso doméstico.
É por isso que diferente de outros S.O. comerciais, o
Linux é código aberto, e customizações específicas para cenário A ou B são possíveis, e é aí que entra o
Liquorix, uma customização feita pensando em atender desktops de uso geral, focado em games e multimídia. Se você se encaixa neste perfil, este kernel é para você!
Para instalar em distribuições
Debian (Ubuntu, Mint etc) o próprio site do
Liquorix explica:
Pré-requisitos Debian:
curl 'https://liquorix.net/add-liquorix-repo.sh' | sudo bash
Pré-requisitos Ubuntu:
sudo add-apt-repository ppa:damentz/liquorix && sudo apt-get update
Instalação:
sudo apt-get install linux-image-liquorix-amd64 linux-headers-liquorix-amd64
Agora se sua distro é o Manjaro/Arch é um pouco mais problemático, mas nada que não possa ser resolvido. Primeiro instale o pacote "cpio":
sudo pacman -S cpio
Agora adicione a chave de segurança relativa a este kernel:
gpg --keyserver pgp.mit.edu --recv-keys 38DBBDC86092693E
O seu sistema está teoricamente pronto para compilar o kernel Liquorix, basta clonar o código fonte:
git clone https://aur.archlinux.org/linux-lqx.git
Entrar na pasta gerada:
cd linux-lqx
E começar o processo de compilação do kernel com o comando "
makepkg". Ele irá baixar todo código fonte do kernel original, o patch para o Liquorix, aplicar o patch e começar a compilar, tudo automaticamente. Caso falte algum pacote (para mim foi somente o cpio) instale pelo pacman, e de resto é só esperar. Sim vai demorar muito, seja paciente.
No final do processo ele irá gerar 3 pacotes de instalação, simplesmente dê 2x cliques em cada um deles para instalar o kernel, e no final reiniciar o sistema. Se tudo estiver certo, você pode conferir o kernel instalado através do comando "uname -r", o resultado deve ser algo parecido com isso:
5.9.11-lqx3-1-lqx
Dependendo é claro da versão atual compilada.
Deixe aí nos comentários se você sentiu diferença com este kernel. É bem provável que se seu PC não for top de linha, o ganho de desempenho seja mais visível. Se você está com preguiça de esperar algumas horas pela compilação e quer apenas testar, vou disponibilizar aqui os pré compilados por mim, lembrando que eles podem não estar mais atualizados:
https://mega.nz/folder/FIJBHCja#o_R1HugaEVicmig14UCOEA
[15] Comentário enviado por dantavares em 28/12/2020 - 11:21h
Isso não é um problema do Liquorix, mas do kernel em sí, o Liquorix é apenas um patch otimizado para desktop multi media como eu mesmo cito na dica. E realmente esses kernels muito recentes podem ter bugs ou problemas de incompatibilidade. Recomendo usar com cautela, e em caso de problema, inicie pela kernel antiga e desinstale a kernel problemática, se possível tente outra versão mais antiga, eu to usando a versão "5.9.11-lqx3-1-lqx" e funciona perfeitamente, mas realmente uma versão um pouco acima desta pra mim também deu instabilidade no sistema.
Entendo, mas foi o kernel Liquorix que apresentou o bug. Lembrando que o mesmo atualiza via URL no 'sources.list'.
Mas como uso o TimeShift, não tive problemas em recuperar para o Liquorix anterior.
E acredito que a comunidade do mesmo já esteja cuidando do problema.