Tomahawk - The social media player

Publicado por Gilvan Ritter em 16/11/2011

[ Hits: 6.801 ]

 


Tomahawk - The social media player



Olá pessoal, minha primeira contribuição aqui no VOL :)

Estava lendo meu Google Reader, quando vi um post no under-linux.org/ sobre o lançamento de uma nova versão do Tomahawk Media Player, resolvi testar e como achei excelente espero compartilhar aqui.

O player tem uma interface muito bem feita, bastante intuitiva, é leve (cerca de 9Mb) e performático (fez scan de mais de 5 mil músicas em menos de 5 minutos), é Open Source e multiplataforma (Linux, Mac e Windows); está na versão 0.3 atualmente, vai evoluir bastante ainda, mas não encontrei nenhum bug até o momento, uso aqui no Linux Mint 11 x64.
Linux: 
Tomahawk - The social 
media player!

Me arriscaria a dizer que poderia muito bem ser o player padrão de alguma distro, pois não faltam funcionalidades a ele. Como está no próprio site dos desenvolvedores é um player "Multi-source. Socially-connected..." isso, pois além de ter integração com Last.FM e várias outras redes sociais musicais é possível disponibilizar conteúdo para o player.

Os desenvolvedores disponibilizam no site uma biblioteca JavaScript que poderíamos, por exemplo, usar pra criar um site que "converse" com o player, assim ele pode se conectar facilmente a várias fontes pra buscar informações e músicas (Mais informações, aqui: http://tomahawk-player.org/developers)

Aqui eu tenho ele integrado com o Last.FM, está fazendo scrobble perfeitamente e está buscando as informações dos artistas e recomendações com base nos dados do Last.FM também.
Linux: 
Tomahawk - The social 
media player!

Instalação:

Em distros baseadas em Debian basta adicionar o seguinte repositório no seu gerenciador de softwares favorito:

ppa:tomahawk/ppa

Ao dar um ok, você será orientado a atualizar a lista de pacotes, aceite, aguarde atualizar e depois basta buscar pelo pacote tomahawk e marcar pra instalação.

Ou instale pelo terminal :)

sudo add-apt-repository ppa:tomahawk/ppa && apt-get update
$ sudo apt-get install tomahawk


Caso sua distro não seja baseada em Debian no site são disponibilizados pacotes prontos para as distros Fedora, Arch, openSUSE, Gentoo e Chakra além do fonte completo pra quem quer se aventurar.

O download pode ser feito aqui:
É isso ae!

Fontes:

Outras dicas deste autor

Como ajustar a gama da tela - Conf. do Xorg + login script

Leitura recomendada

Criação de pacotes .deb

Teclado sem LED Indicador? Use um via software

Corretor ortográfico do Firefox em português brasileiro

Xfburn: gravador de CD leve e gráfico

Atualizando o Firefox 3.0 para 3.0.1 sem precisar reinstalar

  

Comentários
[1] Comentário enviado por dilasmartins em 16/11/2011 - 17:45h

Legal vou testar no Ubuntu 11.10... No meu o banshee estava travando muito e atualmente uso o Rhythmbox, este último acho legal, mas vejo que falta alguma coisa.

[2] Comentário enviado por dilasmartins em 16/11/2011 - 18:29h

Só um detalhe é que na digitação da linha "$ sudo add-apt-repository ppa:tomahawk/ppa & apt-get update" ficou apenas um & antes do apt-get update ao invés de &&
Flww Abraço...

[3] Comentário enviado por gilvanritter em 16/11/2011 - 19:23h

Eae slackdila, realmente, faltou um &, obrigado por avisar... pergunta de novato: tenho como editar a dica? ou algum moderador corrige? Porque agora eu não tenho mais a opção de editar disponível...

[4] Comentário enviado por removido em 17/11/2011 - 01:52h

Estranho.

Eu fiz esta correção, entre outras, antes de aprovar a dica e agora retorna com os mesmos erros do artigo original.

Reparei que está exatamente como enviou. Não entendi essa.

Pode deixar, Gilvan.
Vou fazer a correção.

[5] Comentário enviado por removido em 17/11/2011 - 01:56h

Corrigido.

[6] Comentário enviado por gilvanritter em 17/11/2011 - 02:47h

Opa, show, já está ok. Muito obrigado Izaias.

[7] Comentário enviado por dilasmartins em 18/11/2011 - 18:44h

Olá Gilvan tudo blza? Cara gostei muito do player, só travei em uma coisa, não achei como configurar os atalhos de teclado, eu uso um notebook, e no rhythmbox uso as teclas Fn do note para passar e voltar a música e também aumentar e diminuir o volume. Sabe se tem como configurar isso? ou se ele tem teclas especificas? Flww

[8] Comentário enviado por gilvanritter em 19/11/2011 - 00:18h

Slackdila, pois é, eu uso notebook também, já havia me dado conta da falta desses atalhos, até agora não tenho ideia de como configurar isso a não ser modificando os fontes e recompilando, o que está longe de ser uma realidade pra mim heheh (o player é feito em C++ e Qt).. Acho que por enquanto não tem como configurar, mas o player é beta ainda (versão 0.3.1) e tem bastante potencial, creio que nas próximas atualizações sejam implementadas essas funcionalidades.

[9] Comentário enviado por gilvanritter em 19/11/2011 - 00:55h

Fui dar uma olhada na Wiki deles (http://wiki.tomahawk-player.org), e também no forum, lá tem um espaço pra report de bugs e também pra pedidos de novas funcionalidades, já tem um pedido pra teclas de atalho lá (http://forum.tomahawk-player.org/viewtopic.php?f=6&t=8) e também achei um louco que modificou uns arquivos e criou uma extensão pro sound menu do Gnome Shell (http://forum.tomahawk-player.org/viewtopic.php?f=4&t=492) no caso deste último acho que teria apenas que recompilar, bom vou pesquisar mais e qualquer resultado positivo eu aviso.

[10] Comentário enviado por dilasmartins em 19/11/2011 - 14:56h

Boa cara... vamos esperar novas versões, muito 10 o player gostei...

[11] Comentário enviado por cabelo2004 em 28/11/2011 - 19:14h

Fala galera to com um problema para usar o Tomahawk. quando vou montar uma lista automática, as músicas não tocam. A maioria delas fica cinza claro, como se estivessem indisponíveis. Algumas ficam normais, eu dou play, aparece o ícone do som do lado delas, mas elas não tocam. Já configurei minha conta Last.fm, já instalei aquelas extensões dele todas, mas nada adianta. Também tentei desabilitar o firewall e nada. Uso o Ubuntu 11.10. O que pode ser? Alguém pode me ajudar. Quero muito usar esse player!



Contribuir com comentário