Tomahawk - The social media player

Publicado por Gilvan Ritter em 16/11/2011

[ Hits: 6.406 ]

 


Tomahawk - The social media player



Olá pessoal, minha primeira contribuição aqui no VOL :)

Estava lendo meu Google Reader, quando vi um post no under-linux.org/ sobre o lançamento de uma nova versão do Tomahawk Media Player, resolvi testar e como achei excelente espero compartilhar aqui.

O player tem uma interface muito bem feita, bastante intuitiva, é leve (cerca de 9Mb) e performático (fez scan de mais de 5 mil músicas em menos de 5 minutos), é Open Source e multiplataforma (Linux, Mac e Windows); está na versão 0.3 atualmente, vai evoluir bastante ainda, mas não encontrei nenhum bug até o momento, uso aqui no Linux Mint 11 x64.
Linux: 
Tomahawk - The social 
media player!

Me arriscaria a dizer que poderia muito bem ser o player padrão de alguma distro, pois não faltam funcionalidades a ele. Como está no próprio site dos desenvolvedores é um player "Multi-source. Socially-connected..." isso, pois além de ter integração com Last.FM e várias outras redes sociais musicais é possível disponibilizar conteúdo para o player.

Os desenvolvedores disponibilizam no site uma biblioteca JavaScript que poderíamos, por exemplo, usar pra criar um site que "converse" com o player, assim ele pode se conectar facilmente a várias fontes pra buscar informações e músicas (Mais informações, aqui: http://tomahawk-player.org/developers)

Aqui eu tenho ele integrado com o Last.FM, está fazendo scrobble perfeitamente e está buscando as informações dos artistas e recomendações com base nos dados do Last.FM também.
Linux: 
Tomahawk - The social 
media player!

Instalação:

Em distros baseadas em Debian basta adicionar o seguinte repositório no seu gerenciador de softwares favorito:

ppa:tomahawk/ppa

Ao dar um ok, você será orientado a atualizar a lista de pacotes, aceite, aguarde atualizar e depois basta buscar pelo pacote tomahawk e marcar pra instalação.

Ou instale pelo terminal :)

sudo add-apt-repository ppa:tomahawk/ppa && apt-get update
$ sudo apt-get install tomahawk


Caso sua distro não seja baseada em Debian no site são disponibilizados pacotes prontos para as distros Fedora, Arch, openSUSE, Gentoo e Chakra além do fonte completo pra quem quer se aventurar.

O download pode ser feito aqui:
É isso ae!

Fontes:

Outras dicas deste autor

Como ajustar a gama da tela - Conf. do Xorg + login script

Leitura recomendada

Skype 4 no Ubuntu 12.04 - Problema com instalação [RESOLVIDO]

Iniciando automaticamente guests do VmWare Server com vmrun em host Windows Server 2008 64 bits

Instalando codecs para assistir filmes e ouvir músicas

Instalar VIM no FreeBSD

Habilitando o peteleco no aMSN

  

Comentários
[1] Comentário enviado por dilasmartins em 16/11/2011 - 17:45h

Legal vou testar no Ubuntu 11.10... No meu o banshee estava travando muito e atualmente uso o Rhythmbox, este último acho legal, mas vejo que falta alguma coisa.

[2] Comentário enviado por dilasmartins em 16/11/2011 - 18:29h

Só um detalhe é que na digitação da linha "$ sudo add-apt-repository ppa:tomahawk/ppa & apt-get update" ficou apenas um & antes do apt-get update ao invés de &&
Flww Abraço...

[3] Comentário enviado por gilvanritter em 16/11/2011 - 19:23h

Eae slackdila, realmente, faltou um &, obrigado por avisar... pergunta de novato: tenho como editar a dica? ou algum moderador corrige? Porque agora eu não tenho mais a opção de editar disponível...

[4] Comentário enviado por izaias em 17/11/2011 - 01:52h

Estranho.

Eu fiz esta correção, entre outras, antes de aprovar a dica e agora retorna com os mesmos erros do artigo original.

Reparei que está exatamente como enviou. Não entendi essa.

Pode deixar, Gilvan.
Vou fazer a correção.

[5] Comentário enviado por izaias em 17/11/2011 - 01:56h

Corrigido.

[6] Comentário enviado por gilvanritter em 17/11/2011 - 02:47h

Opa, show, já está ok. Muito obrigado Izaias.

[7] Comentário enviado por dilasmartins em 18/11/2011 - 18:44h

Olá Gilvan tudo blza? Cara gostei muito do player, só travei em uma coisa, não achei como configurar os atalhos de teclado, eu uso um notebook, e no rhythmbox uso as teclas Fn do note para passar e voltar a música e também aumentar e diminuir o volume. Sabe se tem como configurar isso? ou se ele tem teclas especificas? Flww

[8] Comentário enviado por gilvanritter em 19/11/2011 - 00:18h

Slackdila, pois é, eu uso notebook também, já havia me dado conta da falta desses atalhos, até agora não tenho ideia de como configurar isso a não ser modificando os fontes e recompilando, o que está longe de ser uma realidade pra mim heheh (o player é feito em C++ e Qt).. Acho que por enquanto não tem como configurar, mas o player é beta ainda (versão 0.3.1) e tem bastante potencial, creio que nas próximas atualizações sejam implementadas essas funcionalidades.

[9] Comentário enviado por gilvanritter em 19/11/2011 - 00:55h

Fui dar uma olhada na Wiki deles (http://wiki.tomahawk-player.org), e também no forum, lá tem um espaço pra report de bugs e também pra pedidos de novas funcionalidades, já tem um pedido pra teclas de atalho lá (http://forum.tomahawk-player.org/viewtopic.php?f=6&t=8) e também achei um louco que modificou uns arquivos e criou uma extensão pro sound menu do Gnome Shell (http://forum.tomahawk-player.org/viewtopic.php?f=4&t=492) no caso deste último acho que teria apenas que recompilar, bom vou pesquisar mais e qualquer resultado positivo eu aviso.

[10] Comentário enviado por dilasmartins em 19/11/2011 - 14:56h

Boa cara... vamos esperar novas versões, muito 10 o player gostei...

[11] Comentário enviado por cabelo2004 em 28/11/2011 - 19:14h

Fala galera to com um problema para usar o Tomahawk. quando vou montar uma lista automática, as músicas não tocam. A maioria delas fica cinza claro, como se estivessem indisponíveis. Algumas ficam normais, eu dou play, aparece o ícone do som do lado delas, mas elas não tocam. Já configurei minha conta Last.fm, já instalei aquelas extensões dele todas, mas nada adianta. Também tentei desabilitar o firewall e nada. Uso o Ubuntu 11.10. O que pode ser? Alguém pode me ajudar. Quero muito usar esse player!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts