Tirinhas e histórias em quadrinhos pelo Linux

Publicado por Ario S. Assunção em 30/04/2010

[ Hits: 15.524 ]

 


Tirinhas e histórias em quadrinhos pelo Linux



Filmes, músicas, jogos, textos, fotos... o que mais poderíamos fazer num computador com Linux? Para os aficionados em quadrinhos e/ou tirinhas, aqui vão algumas informações para começar.

HQ scan (quadrinhos digitalizados) - são páginas escaneadas de um gibi (ou revista em quadrinhos) em formato jpg, png etc. Estas imagens são nomeadas sequencialmente e compactadas em um único arquivo, normalmente nos formatos tar/gz, zip ou rar.

A identificação dos arquivos dos "HQ Scans" geralmente são: cbr, cbz e cbt, que na verdade são os mesmos arquivos rar, zip e tar, porém renomeados (comic book rar, comic book zip ou comic book tar). Assim podemos fazer associação destes arquivos ao "visualizador de HQ Scans" preferido. Em muitas distros Linux, quando clicados, já estão associados e são abertos diretamente pelo comix por exemplo, ao invés de usar algum descompactador como o ark, navegar e visualizar com algum visualizador/editor de imagens.

Sequential Image Viewer (sequenciador de imagens) - É um visualizador otimizado para ver/ler HQ Scans. O mais conhecido para Linux é o comix, (mas temos também o qcomicbook, que é muito bom também). Pessoalmente prefiro o comix pois trata melhor as ações usando o mouse.

As características especiais para estes tipos de visualizador são: logicamente visualizar as imagens em sequência (pagina1.jpg, pagina2.jpg...) como se estivesse folheando a revista; fazer ajuste da imagem na tela (conforme altura ou largura do monitor, mostrar de duas em duas páginas); avançar/voltar uma página, modo mangá (do final para o começo) etc... Inclusive abrir o próximo volume (outro "HQ Scan" dentro do mesmo diretório) sem sair do aplicativo.

Um sequenciador de imagens pode ser usado para o seu "arquivo pessoal de fotos" como se fosse uma revista de fotografias.

Embora menos usado, talvez mais no mundo Linux, prefiro o formato cbt (além de ser bem livre, como as imagens jpg ou png já tem algoritmos de compactação, acho que não temos nenhum ganho em compactar arquivos compactos - e parece ficar mais rápido a abertura dos HQ Scans, pelo menos na minha máquina antiga, fazia diferença).

Acredito que gibis/revistas criados diretamente para tela do computador podem quebrar mais cedo ou mais tarde o paradigma do formato das revistas. As páginas poderão ser montadas no perfil "paisagem" (aquele da impressão da folha deitada ou imagem ocupando duas páginas de gibis) para ajustar melhor, ou seja, encaixar a página na tela do computador, sem a necessidade de rolar a página.

E para quem gosta de tirinhas "on-line" na internet, de melhor temos o buoh. Instale conforme sua distribuição. Depois rode o buoh. No buoh, procure no menu "Comic->Add" e escolha quais tirinhas deseja carregar para ver -- logicamente tem que estar conectado na internet, o buoh encarrega de listar todos os títulos de tirinhas. Ainda não encontrei ainda nenhuma tirinha em português (quem souber deixe um comentário aqui), mas existem várias em espanhol. Tem "Ronaldinho Gaúcho", mas em inglês.

O sequenciador de imagens equivalente para o Windows é o cdisplay, mas foi citado aqui apenas como exemplo de informação do que é um "sequenciador de imagens", pois muitas pessoas conhecem este tipo de aplicativo no Windows e gostariam de saber qual aplicativo semelhante existe do Linux. De qualquer forma ele funciona bem no Wine.

Acredito que usuários de qualquer distribuição Linux não terão dificuldade de instalar através gerenciador de pacotes preferido. Conectado na internet, abra o gerenciador de pacotes da sua distribuição e procure por "Comix" (usa biblioteca do Gnome) ou "Qcomicbook" (do KDE) e mande instalar. No meu caso, uso Ubuntu e instalei com o synaptic.

Outras dicas deste autor

Padrao Aberto de Documentos - uma grande chance de liberdade - E viva o Linux!

Como exibir números com um largura fixa de caracteres, complentando com zeros a esquerda

basename - Inserindo ponto separador de milhar em expressão numérica

Ubuntu 10.04 / Gnome 2.30 - Barra de localização "editável" do Nautilus

Exibir arquivo de grupos /etc/group de forma personalizada conforme o usuário

Leitura recomendada

Limpando a memória cache no Linux

Wallpapers OpenSuSE

Removendo kernels antigos do Fedora

Montar .ISO .NRG e converter .NRG para .ISO no Ubuntu 10.04

Entrevista com Fábio Berbert de Paula (ao vivo)

  

Comentários
[1] Comentário enviado por rony_souza em 30/04/2010 - 17:22h

Já desenho ate mas fzer quadrinhos tem q ter mta paciencia
e imaginaçao fertil xD~.

[2] Comentário enviado por landex em 10/06/2010 - 08:36h

Bem interessante!

[3] Comentário enviado por pequeno3d em 12/06/2010 - 19:39h

Mantenho um blog de tiras criadas com software livre.

Se alguém se interessar.
http://tirinhas.conteudolivre.org

[4] Comentário enviado por boxseo em 19/02/2011 - 04:25h

Um sequenciador de imagens pode ser usado para o seu "arquivo pessoal de fotos" como se fosse uma revista de fotografias http://www.saleomg.com/cocktail-dresses-c25.html
.

[5] Comentário enviado por chapafogu1nho em 16/06/2011 - 21:34h

Interessante. Melhor que feed.

Eu também mantenho um blog de tiras: https://hqnuux.tumblr.com



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts