SwiftEasel - Novo navegador otimizado em função da distro e arquitetura de hardware

Publicado por Alberto Federman Neto. em 08/06/2008

[ Hits: 7.259 ]

Blog: https://ciencialivre.blog/

 


SwiftEasel - Novo navegador otimizado em função da distro e arquitetura de hardware



Nesta dica apresento o SwiftEasel. Todos conhecem o navegador Firefox, bem como suas novas versões experimentais, como o Minefield. Muitos conhecem um clone do Firefox, o Iceweasel. Como seu antecessor (o Netscape), o Firefox é um navegador de código aberto (embora o design gráfico e o nome sejam protegidos), com algoritmo Gecko-Mozilla.

O SwiftEasel seria mais um navegador baseado no código Mozilla, se não fosse pelo seu diferencial principal. No SwiftEasel, seus "builds" são binários otimizados (e estão disponíveis para download) para determinadas plataformas e arquiteturas de processador específicas! Assim você poderá ter um navegador projetado para seu Linux e seu processador de 32 ou de 64 bits.

Agora temos navegador para 32 ou 64 bits, navegador para Intel ou para AMD, navegador para Athlon ou para Pentium, navegador para Debian ou para Ubuntu etc. Assim, se você usar por exemplo Ubuntu, pode ter navegador para Ubuntu, processador AMD 64 ou para Ubuntu, processador Intel, 32.

Os binários e os fontes dos diversos navegadores SwiftEasel podem ser baixados para sua plataforma Linux e sua arquitetura específica de processador a partir da URL:
Baixe a versão mais adequada para seu Linux e seu micro e instale de acordo com o método clássico que sua distro utiliza. Por exemplo, em Ubuntu, basta dar um duplo clique no arquivo .DEB.

Mais detalhes sobre o build mais adequado ao seu micro e distribuição:
Tenha, a partir de agora, um navegador especial para seu micro e sua distro!

Para comparação, nas figuras abaixo, o Konqueror mostra a árvore de diretórios do:

1) Firefox clássico, em português do Brasil (versão 2.0.0.14);
2) Firefox Experimental de teste (Minefield 3.1a1 pre, en_US);
3) SwiftEasel 3.0-RC1, "unstable", AMD Athlon, 64 bits, para Ubuntu.

Também mostra a tela inicial do Swifteasel.









Observe que o tamanho do pacote é maior no Minefield (37 arquivos) e no Swifteasel (38 arquivos). No Firefox clássico (29 arquivos), a biblioteca libxpcom_compat.so indica compatibilidade para várias plataformas. No Minefield 3.1 é usada a biblioteca libxpcom.so, modificada no SwiftEasel, para libxpcom_core.so, mostrando a compatibilização para plataforma e distro determinada.

Lembro a todos que quiserem testar ou fazer alterações, que os códigos Mozilla e SwiftEasel são livres, mas os nomes e designs gráficos são protegidos. Em caso de modificações, não altere os nomes e cite as fontes.

O autor agradece à Fundação Mozilla (do qual é colaborador) pela licença oficial autorizada para testes dos navegadores Minefield, tradução, uso de pacotes de linguagem e diversos complementos.

Estou fazendo testes iniciais com builds SwiftEasel especiais, modificados para uso em distribuições Linux em geral, AMD, Athlon, 32 e 64 bits e pacote RPM para Mandriva, 32 bits, processador AMD.

Outras dicas deste autor

Onde achar pacotes e distribuições antigas

Comando "ls" completo, para mostrar várias características de seus arquivos e diretórios

Aproveitando melhor o Terminal

Configurando aceleração 3D e Compiz-Fusion no Mandriva 2009.0

Aplicativo de horário e clima no GNOME e no MATE: Ribeirão Preto/SP está com o nome errado!

Leitura recomendada

Ubuntu - Instalando LXDE, XFCE, KDE e WM

Usando Kate na interface gráfica Gnome

Songbird não inicia - Could not initialize GStreamer

Renomeie vários arquivos com o Thunar

Instalando KDE 3.3 usando slackpkg

  

Comentários
[1] Comentário enviado por robsonpc em 20/06/2008 - 19:05h

?comentario= Boa dica! Até alguns dias utilizava o Swiftfox. Mas como o códilo ainda nao é GLP total, resolvi testar o SwiftEasel. Performance identica mas com conciencia que nada de "ruim" esta rodando por baixo dos panos..

Abracos!!



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts