Sopcast no Ubuntu 10.04 em 2 minutos

Publicado por Robert Lucas em 19/05/2010

[ Hits: 16.033 ]

Blog: http://informando.wordpress.com

 


Sopcast no Ubuntu 10.04 em 2 minutos



Você vai aprender aqui a instalar o Sopcast em apenas 2 minutos. O Sopcast é uma programa de stream de vídeo muito utilizado em todo o mundo por pessoas que querem assistir programas e canais de TV totalmente de graça. Aqui vamos fazer a instalação usando apenas pacotes .deb. o que deixará o processo muito simples e rápido.

Isso aí, pra você que gosta de assistir os canais de TV pelo PC ou mesmo que não tem a disposição uma TV por assinatura para usufruir dos benefícios e acessibilidade de centenas de canais à sua mão, o Sopcast é uma ótima pedida. Eu o utilizo a anos, principalmente pra assistir as lutas do UFC, isso me economizou um bom dinheiro. Algumas partidas de futebol também já acompanhei por ele e assim vai enquanto houver Sopcast.

Por um bom tempo eu tive grandes dificuldades em conseguir instalá-lo em versões anteriores do Ubuntu, não por culpa do sistema, mas sim pela dificuldade em conseguir instalar o próprio Sopcast, pois no próprio site do desenvolvedor os links para Linux não funcionavam muito bem, principalmente o link da biblioteca libstdc++5. Mas em um passeio pela net descobri um repositório onde é possível baixar o arquivo do Sopcast em .deb, ou seja, só festa, e é isto que vou mostrar a vocês aqui. Em 2 minutos você já estará com o Sopcast rodando em seu PC (óbvio se você tiver uma conexão razoável, conexão discada não dá né).

O processo é simples, sendo necessário apenas adicionar um repositório ao nosso sistema e depois mandar instalar os pacotes necessários.

Vamos começar instalando o pacote libstdc++5.

Clique no link a seguir e baixe o pacote .deb e instale-o (este pacote é fundamental para o funcionamento do Sopcast, sem ele não conseguiremos instalá-lo).
Com este pacote instalado podemos dar seguimento ao processo.
Agora vamos adicionar o repositório onde está o arquivo do Sopcast e suas bibliotecas.

Abra o terminal (onde será feito todo o processo) e digite a seguinte sequência:

1. Adicionando o repositório:

sudo add-apt-repository ppa:jason-scheunemann/ppa

2. Atualizando lista de pacotes disponíveis:

sudo apt-get update

3. Instalando o Sopcast:

sudo apt-get install sopcast-player

Agora é só curtir os diversos canais disponíveis para todos nós. Aconselho a você dar uma procurada no Google por novos canais, sempre tem algum canal disponível em algum endereço diferente e com qualidade melhor da que algum outra que já conheçamos. Procurar nunca é demais.

Uma dica legal para aqueles que estão a procura de novos canais. Os links dos canais são iniciados da seguinte forma. sop://...

Como nos endereços a seguir,

sop://broker.sopcast.com:3912/85856
sop://broker.sopcast.com:3912/24267

Estes são exemplos de endereços referentes a 2 canais que passam sempre as lutas do UFC, e são os que mais uso.

Uma observação legal a ser feita para quem não conhece ainda o Sopcast é que nem todos os canais disponíveis ficam online 24 horas por dia, a grande maioria dos que eu conheço vão ao ar no horário certo de alguma programação específica (é o caso dos canais que transmitem o UFC e alguns outros programas específicos), então é bom salientar essas questões. Mas há inúmeros canais disponíveis, com temas e focos diversos, vale a pena conferir. ;)

Então é isto pessoal, fica ai a dica para aqueles que utilizam o Ubuntu ou suas variantes e também distribuições que utilizam-se da base Debian ou que utilizam os pacotes .deb.

Abraços, até a próxima.
Comentários são bem vindos. ;)

Outras dicas deste autor

Transformando Ubuntu em UbuntuStudio 7.04

Instalando impressora HP P1005 Laser no Ubuntu 9.04

Fontes .TTF no Linux

Repositórios OpenSuSE 10.2

Leitura recomendada

Triplo boot: GNU/Linux, Mac OS X e Windows

Recuperando senha de root no CentOS 5 ou outras distros que utilizam o GRUB

Ubuntu 12.04 em netbook: Primeiras impressões

Microsoft Office 2007 funcionando perfeitamente com Wine

Replicar banco de login do Myauth 3

  

Comentários
[1] Comentário enviado por leandrox em 19/05/2010 - 18:04h

Boa dica, mas o plugin TV FOX do Firefox ainda é meu favorito.

[2] Comentário enviado por pc.charlison em 05/06/2010 - 10:47h

Olá Robert bom dia

Consegui instalar o SopCast perfeitamente com ajuda do seu post..
Mas aqui eu monitoro um stream corporativo http://www.amazonsat.com.br/script/aovivo.php?uf=am só que pra assistir os videos via browser eu preciso instalar o plugin octoshape. Isso no windows funciona perfeitamente, mas estou com dificuldade no ubuntu. ele ta disponível pra linux no site http://octoshape.com/index.php?page=get_octo/get_octo e baixei o arquivo mas veio na extensão octosetup-linux_i386.bin e dai não sei mais...

Então pensei na possibilidade de monitorar os videos com um software como o SopCast mas como faço pra procurar o canal do Amazon Sat com ele?

O que você sugere? É mais fácil tentar instalar o plugin ou tentar colocar o canal no player SopCast e como fazer isso?

Desde já agradeço.

Pedro.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts