Reproduzindo Playlists do YouTube pelo VLC

Publicado por Luís Fernando C. Cavalheiro em 26/12/2018

[ Hits: 2.461 ]

Blog: https://github.com/lcavalheiro/

 


Reproduzindo Playlists do YouTube pelo VLC



Porcas e arruelas do Viva o Linux, aqui começa mais uma Dica do Dino®, trazendo para todos vocês informações rapidinhas para transformar sua vida no GNU/Linux em algo um pouquinho mais próximo do Slack Original.

Hoje, vamos ver uma que é boa para o VLC, aquele reprodutor multimídia que tem uma quantidade absurda de recursos. Um deles é a capacidade de reproduzir vídeos da internet diretamente pela URL, o que inclui vídeos do YouTube. No caso do YouTube, nem todos os vídeos poderão ser reproduzidos sem ser pelo navegador, mas o VLC consegue reproduzir a maioria deles.

Acontece que, nativamente, o VLC não dá suporte para reprodução de playlists do YouTube. Com base nisso, foi desenvolvido um addon pro VLC capaz de recuperar, ordenar e reproduzir a playlist no programa. Para instalar o addon, execute o comando:

wget http://addons.videolan.org/CONTENT/content-files/149909-playlist_youtube.lua -O ~/.local/share/vlc/lua/playlist/playlist_youtube.luac

...para instalar o addon para seu usuário apenas, ou:

# wget http://addons.videolan.org/CONTENT/content-files/149909-playlist_youtube.lua -O /usr/lib64/vlc/lua/playlist/playlist_youtube.luac

...para instalar o addon para todos os usuários em distribuições 64 bits compatíveis com o FHS, ou:

# wget http://addons.videolan.org/CONTENT/content-files/149909-playlist_youtube.lua -O /usr/lib/vlc/lua/playlist/playlist_youtube.luac

...para instalar o addon para todos os usuários em distribuições 32 bits, ou distribuições 64 bits não compatíveis com o FHS (normalmente as Debian-like não são).

Para assistir a uma playlist, basta abrir o VLC e então ir em Mídia, Abrir Fluxo de Rede (atalho de teclado Ctrl+n), colar o URL da playlist no campo Protocolo de rede e clicar em Reproduzir (atalho de teclado Alt+p). Aguarde o VLC carregar as informações sobre a playlist e pronto!

Informações importantes

1. Se o seu VLC não reproduz fluxos de rede, provavelmente ele foi compilado sem esse recurso. Infelizmente, apenas a recompilação adiciona recursos ao VLC (ele não lê os módulos dinamicamente, tipo o Parole). Solução: compile o VLC na unha. Para habilitar o fluxo de rede, as dependências são:
  • ffmpeg;
  • schroedinger;
  • rmtpdum;
  • avahi.

2. Às vezes, quando você carrega uma playlist, o VLC exibe vídeo em apenas um quarto da tela. Para corrigir isso, abra a lista de reprodução (atalho de teclado Ctrl+l) que o problema se corrige sozinho.

3. O YouTube deliberadamente bloqueia alguns vídeos de serem reproduzidos por meios que não sejam o navegador de internet. Quando você tenta acessá-los pelo VLC, o programa retornará código 403. Vídeos de canais pagos, ou com propagandas, costumam cair nessa categoria. Nesse caso, abra o navegador e assista o vídeo.

Outras dicas deste autor

VMVolMan - Dockapp para gerenciar mídias removíveis no Window Maker

Cliente Steam Beta em sua distribuição - Instalando e rodando (mesmo sem ter conta beta)

Alterando as ID tags de seus arquivos de áudio em massa pelo terminal

Internet Banking no Pale Moon: uma alternativa ao warsaw

Testando microfone pelo terminal sob o ALSA

Leitura recomendada

Gnotify (Gmail em seu aMSN) para Ubuntu

Atualizando Cairo-Dock no Sabayon - Compilação direta

Como adicionar mecanismos de pesquisa no Chromium

Instalando Pragha Music Player no Slackware

Vim - substituição de caracteres especiais do Windows

  

Comentários

Nenhum comentário foi encontrado.



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts