Removendo opção inválida "KDE" da lista de sessões da tela de login do GDM

Publicado por Perfil removido em 07/08/2010

[ Hits: 8.147 ]

 


Removendo opção inválida "KDE" da lista de sessões da tela de login do GDM



Isso ocorre bastante. Na tela de login do sistema - lembrando que meu exemplo é usando o Ubuntu Linux que vem, claro, com o gerenciador de sessão GDM por padrão - nós temos as opções "GNOME", que é a padrão, "Falha de segurança GNOME" (ou seja, ambiente GNOME em modo de segurança, ignorando com as alterações de configuração feitas pelo usuário, usando as configurações padrão "limpas" do sistema para o ambiente gráfico) e "xterm" (que é outro modo de segurança, que abre apenas um terminal no desktop pra operarmos o sistema em modo texto). Mas "de uma hora pra outra" pode aparecer a opção "KDE" nesta lista, mesmo que você não tenha instalado o ambiente gráfico KDE.

Esse probleminha ocorre por um fato simples: no Linux, como sabemos, temos várias opções de ambientes gráficos, podemos escolher iniciar a sessão com um ou outro, mas além disso, mesmo que você só use o GNOME, que é o ambiente padrão das distribuições como Ubuntu e Debian, podemos utilizar aplicativos feitos para outros ambientes gráficos sem problemas, principalmente que usam a biblioteca QT (muito populares, feitos pro KDE).

A biblioteca utilizada pelas aplicações gráficas no GNOME é a GTK, basta instalar o programa e pronto, todas os pacotes necessários já estavam previamente instalados, mas para instalar programas feitos pro KDE precisamos das bibliotecas gráficas deste ambiente, só que hoje todo este processo é automático, principalmente quando instalamos um programa pela "Central de Programas do Ubuntu", podemos lá escolher os programas "normais" e se por acaso optarmos por usar um programa lá listado que foi escrito para o KDE basta clicar nele pra instalar e o processo automático da "Central" baixa o programa e os pacotes necessários e instala tudo sem que você tenha trabalho nenhum - eu por exemplo uso muito o Quanta, que é um editor HTML feito pro KDE, mas que não tem um similar tão bom quanto, na minha opinião, no GNOME.

Levando em consideração isso, conforme as dependências necessárias pro programa rodar, muitos pacotes do KDE serão instalados no sistema, e, sem entrar no mérito detalhadamente técnico, e pra encurtar a conversa, o sistema acaba "achando" que o ambiente KDE está instalado e uma destas instalações de pacotes e dependências acaba criando a opção na lista de sessões no login - se você for tão curioso quanto eu vai selecionar KDE na lista, vai logar e vai acabar se deparando uma tela preta e o ponteiro do mouse após o login (se tiver sorte vai dar Alt+F2 e uma caixa de diálogo "Executar" vai aparecer pra você digitar um comando e te ajudar em algo), mas geralmente vai ficar sem saída, pois, é claro, o KDE não está "instalado corretamente", aí é só reiniciando o computador e depois escolher o ambiente certo. Mas, enfim, para que a curiosidade não acabe "matando o gato", é só excluir a opção KDE da lista... Como???

Vamos lá... Vou mostrar como fazer via terminal, mas você pode fazer via modo gráfico abrindo o navegador de arquivos Nautilus com permissão de root (mas o mais seguro é fazer em modo texto mesmo pra evitar que você com um clique sem querer apague o que não deve sem chance de recuperar). Em resumo, é só apagar o arquivo de atalho para o KDE que se encontra em "/usr/share/xsessions", cada arquivo ".desktop" que fica nesta pasta é um item na lista lá da tela de login. Veja meu exemplo:

cd /usr/share/xsessions

Depois de entrar na pasta a gente dá um "dir" pra conferir com segurança quais são os arquivos e ver o nome correto do que devemos apagar:

dir
gnome.desktop
kde.desktop
xterm.desktop
gnome-failsafe.desktop
une-efl-guest-restricted.desktop
guest-restricted.desktop
une-guest-restricted.desktop

Estando certo, apague o arquivo "kde.desktop":

sudo rm kde.desktop

E pronto, no próximo login a opção do KDE não aparecerá mais na lista.

Além do motivo mais comum que eu citei acima, que é a instalação de programas KDE no GNOME, esta entrada inválida também pode ficar aparecendo insistentemente na lista se você havia instalado o ambiente KDE paralelo ao GNOME e depois desistiu e desinstalou o KDE (essa entrada fica como um lixo deixado pra trás no processo de desinstalação) - veja o post relacionado: Pedro Araújo - Blog

Original no meu blog: Pedro Araújo - Blog

Outras dicas deste autor

Ubuntu-Tweak: Configurando seu Ubuntu 7.10

Gnash - flash player open source

Sabayon 10 KDE - Resolvendo problema de acentuação

Como instalar e remover o Comodo antivírus no Ubuntu

"Resetando" o mapa de teclado ABNT2 no X

Leitura recomendada

Bloqueando pasta no Linux

Matrix no terminal Linux

Sobrevivendo ao Terminal do Xenserver 7

Instalação do servidor WebLogic no Linux

Root foi deletado

  

Comentários
[1] Comentário enviado por ramiresnas em 11/08/2013 - 09:09h

Pedro bom dia!

sou novato no linux e utilizo a distribuição Ubuntu 12.04 LTS, tentei instalar o kde e não deu muito certo, depois tentei reverter o processo
mas, mesmo fazendo tudo que os foruns mandam fazer, inclusive o que você citou, nao deu certo, a tela de login é como se fosse o KDE, mas quando logo é como se fosse o Unity. Você pode me ajudar?



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts