Red Hat 10 ou Fedora Project?

Publicado por Celso Goya em 28/10/2003

[ Hits: 12.168 ]

 


Red Hat 10 ou Fedora Project?



Tem um monte de gente esperando a próxima versão do Red Hat (severn), porém não se assustem se ao fazer o download aparecer algo como Fedora Project. Pra tranqüilizar o pessoal do chapéu vermelho, Fedora = Red Hat, ou quase igual.

O que é o Fedora Project?


Durante os últimos anos a Red Hat tem sido uma das principais distribuições Linux no mercado, entretanto resolveram se dedicar mais especificamente ao mercado corporativo. Esta decisão foi tomada após o lançamento do Red 9, foi desmentida muitas vezes, mas a realidade é esta. A Red Hat está agora com seus interesses voltados apenas ao mercado corporativo.

Seria uma grande crueldade da Red Hat abandonar a comunidade que tem lhe dado tanto valor, então como forma de colocar panos quentes na situação resolveram montar o Fedora Project, que corresponde à continuação do Red Hat 9. Toda a equipe de desenvolvedores da Red Hat continua trabalhando no Fedora Project, porém existe uma coisa importantíssima. A Red Hat abriu os códigos do Anaconda Installer e de suas ferramentas de configuração. Esse é o presente da Red Hat à comunidade.

Uma aposta e tanto


Esta atitude da Red Hat revela duas grandes apostas da empresa. A primeira no mercado corporativo, ou seja, eles prevêem uma grande ascensão do Linux no mercado corporativo e uma segunda aposta é na comunidade, ou seja, acreditam que a comunidade será capaz de manter o Fedora Project e também contribuir com inovação para que o desenvolvimento do Fedora possa ser aproveitado nas versões Server e Workstation.

E nós usuários, devemos nos preocupar com isso?


Em um primeiro instante eu fiquei grilado com esta idéia, mas depois de pensar um pouco e acompanhar a evolução dos beta-testers do Fedora já estou mais tranqüilo e confiante no Fedora Project.

Quais são os objetivos do Fedora Project?


A lista completa está em: http://fedora.redhat.com/about/...

Vou destacar um em especial. O número 2: Build the operating system exclusively from open source software, este é fundamental, pois isso garante que nunca o Fedora Project utilizará software proprietários que possam colocar em risco seu uso.

Outro que vale ser destacado está na lista de Non-Objectives é o primeiro item, Slow rate of change. Recentemente a Suse divulgou que pretende lançar novas versões com uma periodicidade de aproximadamente um ano, por um lado isso garante que as versões serão melhor testadas, mas por outro isso interrompe a seqüencia rápida e continua de inovação do Open Source.

Sobre o Fedora Core 1.0 (Red Hat severn)


O pessoal do Fedora Project está preparando uma série de modificações que devem ser os recursos que vão compor a lista de diferenciais do Fedora Core 1.0. Vamos listar alguns:
  • GNOME 2.4
  • Kernel 2.6
  • Bluecurve (Nova versão)
  • Novas ferramentas de configuração


Onde eu posso encontrar mais informações:
Site oficial: http://fedora.redhat.com
Lista de pacotes: http://fedora.redhat.com/projects/...

[]s
Celso Goya
Moinho.net

Outras dicas deste autor

su/sudo em modo visual

Personalizando o "look" do seu Linux

10 dicas para jogar Battle for Wesnoth

Livros de Python, Java e C++ de graça para download

YUM :: Mais recursos e mais servidores

Leitura recomendada

Compilando tema Adapta (Ubuntu/Mint)

Lista de comandos Linux

Instalar programas da Adobe pelo Yum no Acer Aspire One

Pkgstats, contribua com o Arch!

Instalando a última versão do KDE no Kubuntu

  

Comentários
[1] Comentário enviado por rsouza em 28/10/2003 - 13:06h

Poxa para ser uma ótima idéia, espero esse projeto de certo e o Red Hat, continue bom com é

[2] Comentário enviado por ic3hawk em 30/10/2003 - 10:05h

Eu cheguei a instalar o severn na minha máquina, mas ainda está cheio de bugs. Acabei voltando para o red hat 9.

[3] Comentário enviado por jabs em 30/10/2003 - 19:56h

gostei da ideia de torna-lo totalmente open source...mas creio ke muitos irao confundir com outra distribuicao......

[4] Comentário enviado por Oki em 31/10/2003 - 22:11h

Também temo que este problema ocorrá, mas acho que o Fedora(RedHat) vai continuar seguindo o mesmo padrão de sempre, ou seja, deverá continuar voltado ao Desktop assim como seu processo evolutivo. Uma coisa interessante é que o usuário Linux costuma ser bem informado, ler bastante, então acho que é uma questão de tempo até as pessoas entenderem o processo.

O Severn promete ser uma revolução no Linux, já que deverá ser a primeira distro lançada com o kernel 2.6, que até onde me consta, deverá trazer muitas vantagens principalmente prá quem tem um PIII ou superior, já que virá com incrementos substanciais para reconhecimento e manipulação de hardware de última geração.

[]'s
Celso Goya
moinho.net



Contribuir com comentário




Patrocínio

Site hospedado pelo provedor RedeHost.
Linux banner
Linux banner
Linux banner

Destaques

Artigos

Dicas

Tópicos

Top 10 do mês

Scripts